Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sábado, 1 de novembro de 2014

Memórias de Estudante III - Os Idiomas


O FRANCÊS


O gosto pela língua francesa é uma coisa bem antiga. No meu tempo, ensinavam o francês no Colégio Sévigné. Não sei se ainda continuam a ensinar este idioma. Na época em que fazia o curso de Geografia na PUC, no ano de 1978, matriculei-me na Aliança Francesa, cuja antiga sede era na Rua João Manoel, quase esquina com a Rua dos Andradas em Porto Alegre. Naquela época vigia o método “De Vive Voix”, que não me agradou nem um pouco, pois para mim era importante apreender ao mesmo tempo a pronúncia, o significado e a escrita, diversamente do que nele acontecia.

Anos mais tarde, voltei à Aliança Francesa, lá estudando entre os anos de 1994 a 1999. Faltavam apenas dois semestres para completar o curso básico de quatro anos, que coincidiram com uma época de turbulências na minha vida. O último semestre foi muito triste em termos de escola. Houve a venda da sede da Aliança para a escola de inglês Yazigi, a qual procedeu às reformas que se acharam necessárias, derrubando até mesmo paredes, paredes estas que foram as nossas salas de aula... As últimas aulas e o exame foram feitos no último andar, que ainda estava intacto. Neste mesmo andar, a Aliança continuou funcionando por mais algum tempo, mas as turmas de francês passaram a existir de uma maneira mais restrita, isto é, nem todos os níveis eram oferecidos a cada semestre. Aquele era o “nosso espaço” que estava deixando de existir. Vão ficar as saudades do Bar da Aliança, tão aconchegante e com acesso a um pequeno terraço, das aulas aos sábados, quando ali nos reuníamos para conversar e lanchar descontraidamente... 

Depois de um longo afastamento, voltei a estudar no Instituto Roche no ano de 2004, desta vez a partir do começo do curso. Foi neste período em que viajei pela primeira vez à França, seguindo um roteiro chamado Tour de France VI, que contou com a presença do Professor de Francês e Historiador Alexandre Aimé Ernest Roche. Aproveito este post para fazer uma homenagem póstuma ao eminente Mestre, embora não tenha sido sua aluna de francês diretamente. Ele faleceu, após uma longa jornada de vida riquíssima, na data de 21/12/2011.


Com o Prof. Alexandre Roche - Honfleur, Normandia, França, 2005

Nova parada. Os estudos de francês só retornaram a partir do ano de 2008, na nova sede da Aliança Francesa, de forma alternada com as aulas de alemão e de italiano, e até mesmo de inglês. Cheguei ao nível intermediário, entrando na nova nomenclatura de ensino europeia, que acabou ocasionando um descompasso, por motivos que deixo de referir, mas que me fizeram deixar para trás a Aliança Francesa, talvez para sempre... Quem sabe algum dia volte a estudar esta língua que me acompanhou desde os bancos de escola, e que é tão bonita e sonora... 


Uma das turmas da Aliança Francesa - Porto Alegre RS, 17/12/2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário