Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sábado, 1 de novembro de 2014

Memórias de Estudante III - Os Idiomas


O ALEMÃO


Estudar o alemão veio com uma conseqüência natural dos meus estudos sobre a genealogia de meus antepassados. A proposta inicial era compreender os textos que acessava pela internet, não tendo a menor pretensão de dominar este difícil idioma. Penso que me faltou a familiaridade desde a infância com o alemão, essencial para ultrapassar os momentos difíceis do aprendizado. E as dificuldades são muitas... Aliada àquela premissa, um incentivo a mais para aprender o alemão foi a amizade que iniciei com Fridolin Feil da cidade natal dos meus antepassados, embora me comunicasse com ele através de uma tradutora. No mês de março de 2007, ingressei no 1º semestre no Instituto Goethe. Tive certa dificuldade em me adaptar, mas o semestre foi concluído com boas notas. Um ano depois, concluí o 2º semestre, mas não com menos dificuldades.


Instituto Goethe - 2007


Achei que fosse desistir de vez, mas, no ano de 2009, optei por fazer um semestre à guisa de revisão na Escola Up de Idiomas e, no início de 2012, um semestre no NELE/UFRGS, com aulas no Campus da Agronomia. De lá para cá, deixei o aprendizado de lado. Mas os livros estão lá na estante em compasso de espera... Às vezes, reconheço palavras do alemão aqui e ali na internet, provando que nem tudo é realmente esquecido... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário