Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Família Schmitz (Johann Peter) - Lotes Coloniais


Fonte: Mapas de Colônias Alemãs e Italianas no Rio Grande do Sul – Otávio Boni Licht e Colaboradores, Instituto de Informática da UFRGS.

Obs.: clicar nos mapas para melhor visualização.


JOHANN PETER SCHMITZ


A família Schmitz residia na antiga Linha Dois Irmãos, na localidade de Morro dos Bugres, que hoje faz parte do Município de Santa Maria do Herval, na área do Lote nº 66 B, na Ala Leste (Códice C 363, Livro nº 2, fl. 4, Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e Bucherberg ou Bugerberg um Novo Mundo!!!, fl. 22).

Obs.: o Lote nº 66 A pertencia ao colono João Wingert.



Localização do Lote nº 66 B de Johann Peter Schmitz. No alto, no círculo em vermelho, a localização da Capela de São Francisco Xavier da localidade de Morro dos Bugres (representação aproximada). À direita do mapa, vemos o centro de Santa Maria do Herval RS



Vista por satélite da Capela de São Francisco Xavier, ao lado do Salão Paroquial (à esquerda) e, na frente deste, o Cemitério Católico de Morro dos Bugres (à direita)



ELISABETHA SCHMITZ


Elisabetha Schmitz, casada com Peter Hartmann, residia com a família inicialmente na Colônia nº 59, Oeste, da antiga Linha Dois Irmãos, conforme recenseamento realizado entre os anos de 1847 a 1849.



Localização do Lote nº 59, Oeste, de Peter Hartmann e Elisabetha Schmitz na localidade de Morro dos Bugres. À esquerda, esta a localização do Cemitério Católico de Morro Reuter



NICOLAU SCHMITZ


Nicolau, casado com Anna Maria Schmitz, possuía até 04 de maio de 1867, 80 mil braças quadradas do Lote nº 84, Oeste, da Linha Dois Irmãos que correspondia à metade deste lote. A outra metade pertencia a José Ritter. Nesta data, Nicolau vendeu as referidas terras a Mathias José Hansen, por 700 mil réis (Códice 389 – Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul). Nicolau possuía também o Lote nº 113, Leste, da Linha Dois Irmãos, alguns km depois do Arroio Tapera (corresponde provavelmente às terras da atual cidade de Nova Petrópolis, na localidade de Pinhal Alto), vendendo, em 23 de janeiro de 1868, metade das terras, ou seja, 80.000 braças quadradas, a Guilherme Blauth, pela quantia de 300 mil réis. A outra metade, com 80.000 braças quadradas, foi vendida, na mesma data, a Pedro José Wickert, pela quantia de 250 mil réis (Códice 389 – Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul). Este último faleceu na Picada Windhof. Por esta razão acredita-se que o lote em que vivia situava-se provavelmente nesta antiga localidade.



Localização da metade do Lote nº 84, Oeste (em vermelho), de Nicolau Schmitz, na antiga Linha Dois Irmãos, atualmente situado na área de Jammerthal no Município de Picada Café RS (representação aproximada)



Vista por satélite: detalhe da área do Lote nº 84, Oeste, de Nicolau Schmitz 



Área do Lote nº 113, Leste, de Nicolau Schmitz, provavelmente dentro da área do atual Município de Nova Petrópolis (Pinhal Alto)



Vista por satélite: detalhe da atual área urbana existente na antiga área do Lote nº 113, Leste 



ANNA MARIA SCHMITZ


Anna Maria Schmitz era casada com Mathias Meinerz. Este comprou de José Ritter metade do Lote nº 84, Oeste, da Linha Dois Irmãos, com 80.000 braças quadradas em 17 de março de 1856, por 300 mil réis. A outra metade deste lote pertencia na época ao cunhado Nicolau Schmitz. Comprou, mais tarde, ¼ do Lote nº 85 Oeste da mesma Linha, que estava incluso no Lote nº 84, com 39.905 braças quadradas em 05 de agosto de 1858 do cunhado Johann Peter Bender, pela quantia de 375 mil réis (Códice C383 e Códice 389 – Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul).

Obs.1: as áreas relativas aos Lotes nºs 85 e 84, Oeste, da antiga Linha Dois Irmãos faz parte atualmente da localidade de Jammerthal, que pertence ao Município de Picada Café. Os lotes da ala oeste que vieram a integrar o atual Município de Picada Café são os de nº 76 ao nº 85.

Obs.2: os lotes faziam divisa ao norte com o Lote nº 85 B, que pertencia na época a Adam Braun. Este lote era considerado como ¾ do Lote nº 85.



Em amarelo, a localização da metade do Lote nº 84, Oeste, (centro) e do Lote nº 85  A, Oeste (à esquerda, que era 1/4 da área total do lote, cujo complemento situava-se no Lote nº 85 B acima destes), que pertenceram a Mathias Meinerz e a Anna Maria Schmitz. A área atual corresponde à localidade de Jammerthal no Município de Picada Café RS



GERTRUDES SCHMITZ


Gertrudes Schmitz, casada com Johann Peter Bender, foram proprietários do Lote nº 72, Oeste, da antiga Linha Dois Irmãos, possuindo também o Lote nº 85, Oeste, da mesma Linha. Depois, venderam ¼ das terras deste lote a Mathias Meinerz, cunhado de Gertrudes, em 05 de agosto de 1858.



Localização do Lote nº 72, Oeste, pertencente a Johann Peter Bender e Gertrudes Schmitz. À esquerda, a localização do Cemitério Católico de Morro Reuter







Nenhum comentário:

Postar um comentário