Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Família Göller - Lotes Coloniais


Fontes:

1-Mapas de Colônias Alemãs e Italianas no Rio Grande do Sul – Otávio Boni Licht e Colaboradores, Instituto de Informática da UFRGS.
2-Informações de Blasio Alberto Bervian de Picada Feijão, Ivoti RS.
3-Google Maps

Obs.: clicar nos mapas para obter uma melhor visualização.



JOHANN GÖLLER


O genearca imigrante Johann Göller foi proprietário da Colônia de nº 2 (parte B), Ala Oeste, da antiga Picada Café, que corresponde à localidade Picada Feijão ou Bohnenthal, que hoje faz parte do atual Município de Ivoti RS. A escritura definitiva da ½ colônia foi lavrada em 20/09/1869. Nela consta a medida de 76.194 braças quadradas, limitando-se ao norte com o a colônia de nº 2 C da Ala Oeste, a oeste com terras da então Linha Nova, ao sul com a colônia de nº 2 A e a leste com a colônia de nº 2 da Ala Leste (Códice C 363, Arquivo Histórico do RS).


Obs.: a informação sobre a exata localização do lote de Johann Göller foi dada por Blasio Alberto Bervian, residente em Picada Feijão, visto que o lote apresentado no site dos Mapas das Colônias apresentava incorreções. 


Localização do lote de Johann Göller na Picada Feijão, localidade de Ivoti RS por imagem de satélite (representação aproximada)


Sob outro ângulo, a parte oeste do lote (fundos), que se delimita com a Estrada para Ivoti, seguindo paralelamente à Rua Avante (direita); no círculo vermelho encontra-se assinalada uma casa (que estaria na área do Lote nº 2 C de Ernst Schmaedecke, sogro de Mathias Schmitz, este irmão de Margaretha Schmitz Göller) que aparece na foto abaixo


Percorrendo a Rua Avante: ao fundo, à direita, está a casa assinalada no mapa acima; o terreno que se vê à esquerda é o Lote nº 2 B de Johann Göller (Foto: Março/2011)


Observamos áreas de cultivo e de mata nativa atualmente existentes no antigo Lote nº 2 B de Johann Göller


O terreno acompanha lateralmente a Rua Avante, seguindo na direção leste até a frente do lote na Rua São João 


A frente do lote localiza-se na Rua São João, que vai conduzir até o Cemitério Católico onde Johann Göller foi sepultado


Vista da Rua São João; bem ao fundo, à direita, vê-se a Capela de São João Baptista (Foto: Jan/2006)


A área da Capela de São João Baptista e do Cemitério Católico encontra-se assinalada no círculo em vermelho


O Cemitério Católico junto à Capela de São João Baptista: neste local foram sepultados, além do genearca Johann Göller, os filhos: Maria Göller Marmitt, Margaretha Göller Jung, Johannes Göller, Elisabeth Göller, Mathias Göller e Luisa Göller (Foto: Março/2011)



ELISABETHA GÖLLER E JOHANN ANSCHAU



No inventário de Elisabeth, consta que o casal residia na Colônia de nº 51, Ala Leste, ao norte com terras de Nicolau Marx e ao sul com terras de Nicolau Schabarum (seu cunhado) e filhos. Johann Anschau comprou em 15/11/1852 metade do Lote nº 51, na Ala Leste da antiga Linha ou Picada Café, com 80.739 braças quadradas, de Jorge Schu e sua mulher Catharina Kehl por 50.000 Réis (Códice C389 Arquivo Histórico do RS). A outra metade pertencia a Nicolau Schabarum. As terras que correspondem a este lote ficam dentro dos atuais limites do Município de Picada Café.




A meia Colônia Nº 51 (verde), de Johann Anschau, próxima à localidade de Joaneta na Picada Café RS




ANNA CLARA (ANNA ELISABETHA) GÖLLER E MICHAEL BOTH II



Nos primeiros tempos, o casal residia na Colônia de nº 16 na antiga Picada Feliz, por volta de 1848, conforme constou no Recenseamento dos Moradores da Colônia de São Leopoldo e do Mundo Novo, Província de São Pedro do Rio Grande 1847-1849.



A Colônia Nº 16 (amarelo), na antiga Picada Feliz, situava-se à direita no funil formado pelos Lotes Nºs 12, 14 e 16, próximo à Estrada das Batatas (representação aproximada)



MARIA ANNA GÖLLER E NICOLAU SCHABARUM

A família possuía na Picada Café ou Linha Café, atual cidade de Picada Café RS as seguintes colônias:

Nº 49, na Ala Leste, com divisas ao norte com terras de Nicolau Dietrich e ao sul com as de Francisco Hermann, com 165.844 braças quadradas que foi comprada de Frederico Bohnenberger e sua mulher Ângela Petry em 14/03/1853, por 200.000 Réis;

Nº 51, na Ala Leste, com divisas ao norte com as terras de Johann Anschau e ao sul com as terras de Nicolau Dietrich. Esta meia colônia media 80.739 braças quadradas e foi adquirida de Jorge Schu e sua mulher Catharina Kehl em 15/11/1852 por 100.000 Réis. A outra metade pertencia a Johann Anschau que era casado com Elisabetha Göller, irmã de Maria Anna.


Nº 66 na Ala Leste. A área deste lote era de 152.000 braças quadradas e foi vendida a Jacob Wolf em 16/09/1858 por 500.000 Réis.



De baixo para cima, a localização (vermelho) dos Lotes Nºs 49, 51 (metade) e 66. A metade superior do Lote Nº 51 pertencia ao cunhado Johann Anschau







Nenhum comentário:

Postar um comentário