Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sábado, 19 de outubro de 2013

Família Mossmann - Lotes Coloniais


Fontes:
1-Mapas de Colônias Alemãs e Italianas no Rio Grande do Sul – Otávio Boni Licht e Colaboradores, Instituto de Informática da UFRGS.
2-Informações de Blasio Alberto Bervian de Picada Feijão, Ivoti RS.
3-Google Maps


JOHANN JACOB MOSSMANN E FAMÍLIA


Segundo o Códice 363, Livro II, página 22 verso e os Memoriais de Medição Livro 1, página 37 da antiga Picada Café, Jacob Mossmann recebeu o título de propriedade dos Lotes ou Prazos de nºs 11 b e 12, situados na Ala Oeste da antiga Picada Café (não corresponde ao atual município). Tais lotes totalizavam 65.337,10 braças quadradas. O registro foi feito na data de 03/03/1869. Estes terrenos, atualmente, fazem parte do Município de Presidente Lucena. Jacob Mossmann também foi proprietário de outro lote, situado na antiga Picada Bom Jardim, Ivoti RS, que foi vendido e, após, revendido pelos novos proprietários a Felippe Renner, genro de Jacob Mossmann (vide mapa referente a Felippe Renner e Maria Josephina Mossmann). Na casa deste genro, Jacob Mossmann viveu até os seus últimos dias.


Localização dos lotes contíguos de Jacob Mossmann, que incluem a área atual do Município de Presidente Lucena RS, por imagem de satélite


Ao centro da imagem, vê-se a Avenida Presidente Lucena e o encontro desta via com a Rua Ipiranga (transversal à esquerda)


Imagem em outro ângulo da parte oeste do lote: a Av. Presidente Lucena (abaixo) e o cruzamento da Rua Ipiranga (transversal à direita)



ROSINA MOSSMANN LAUERMANN E MATHIAS LAUERMANN


O casal Rosina Mossmann e Mathias Lauermann era proprietário de metade do Lote nº 5, na Ala Oeste (parte B, ao norte), na antiga Picada Café, correspondendo na atualidade à Picada Feijão, localidade de Ivoti RS, com 65.220 braças quadradas, juntamente com Nicolau Beck (parte A, ao sul), com igual medida. Mathias comprou o lote de Guilherme Tatsch no ano de 1846. Alegando não possuir mais os documentos da compra, requereram ao Comissário Especial a legalização de suas posses, sustentando que cultivaram e habitaram neste lote por mais de 20 anos. A posse foi concedida para cada um deles (Códice C-389, Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul).

Obs.: a informação sobre a correta localização do lote de Rosina Mossmann e Mathias Lauermann foi dada por Blasio Alberto Bervian, residente em Picada Feijão, visto que o lote apresentado no site dos Mapas das Colônias apresentava incorreções.



Localização do Lote nº 5 B, na Ala Oeste, de Rosina Mossmann e Mathias Lauermann na Picada Feijão, Ivoti RS, por imagem de satélite


CATHARINA MOSSMANN WELTER, VIÚVA DE JOSÉ (JOSEPH) WELTER


Após o falecimento do esposo José Welter no ano de 1856, na cidade de Rio Pardo, minha tataravó Catharina colocou à venda os bens da família, retornando a Ivoti, onde residiam parentes do casal. Inicialmente, comprou a primeira parte do Lote nº 14 na Picada 48, localidade de Ivoti RS, na data de 03/02/1857, de Pedro Schmitt e sua mulher Juliana Schmitt.


A localização do Lote nº 14 da viúva Catharina Mossmann Welter e filhos na Picada 48, Ivoti RS por imagem via satélite


Parte norte do lote, nas proximidades da Picada Feijão, incluindo parte das atuais ruas São João (vertical) e São Jacó (horizontal); à frente está a Rua Avante (esquerda), área onde se encontrava o lote do genearca Johann Göller na Picada Feijão


Sob outro ângulo a parte sul do lote: intersecção da Rua Tuiuti com a Rua da Cascata; logo em seguida a curva à direita para a Rua Quarenta e Oito Alta, onde o terreno avança em parte; vê-se na extrema esquerda a Rua Ponte do Imperador


A curva que vai dar na Rua Quarenta e Oito Alta


Depois, comprou o Lote nº 2 A, na Ala Oeste, na Picada Feijão (inicialmente da antiga Picada do Café), localidade de Ivoti, na data de 31/07/1860, de Frederico e Angela Bonhenberger, de Guilherme e Catharina Petry e de Jacob e Maria Petry. Este lote foi vendido posteriormente, para compra de parte de outra colônia mais produtiva na Picada 48, para Carlos Sänger em 05/11/1867. 


O Lote nº 2 A, da Ala Oeste, da Picada Feijão comprado por Catharina Mossmann Welter e filhos, lindeiro ao de Johann Göller, que possuía o Lote nº 2 B


Na data de 27/02/1862 comprou de Miguel Schuh e de sua esposa Felippina, mais uma parte do Lote nº 14 da Picada 48 e, mais tarde, em 05/11/1867, outra fração de Eduardo Grünevald e sua mulher Catharina, para seus filhos menores. Nas terras havia uma pequena casa de qualidade superior, tendo esta capacidade suficiente para nela morar com os filhos João, Luisa e Josephina, pois os demais já eram casados ou falecidos.



MARIA JOSEPHA MOSSMANN RENNER E FELIPPE RENNER


Felippe Renner era proprietário de parte do Lote nº 11, Ala Leste, da Picada Bom Jardim, com 83.500 braças quadradas, juntamente com Jacob Lerner que possuía a mesma área. A área total do terreno deste lote foi originalmente do sogro, o genearca Jacob Mossmann, que veio a falecer de velhice na casa de Felippe Renner na data de 14/12/1881.


Vista do mapa por satélite do lote que pertenceu à Maria Josepha Mossmann Renner e Felippe Renner; no estremo oeste do lote (esquerda) está incluída a Rua Eng. Régis Bittencourt e paralela a esta a Av. Presidente Lucena (verticais no mapa)



GERTRUDES MOSSMANN SÄNGER (SENGER) E CARLOS SÄNGER


Os lotes da família de Gertrudes Mossmann Sänger localizavam-se na antiga Picada Café, posteriormente esta área veio a corresponder à Picada Feijão, pertencente à Ivoti RS. Carlos Sänger era proprietário do Lote nº 1 B, Ala Oeste, na Picada Feijão, Ivoti RS, antes mesmo de 1854, sendo o primeiro proprietário que se tem notícia. Além deste, ele possuía o Lote 2 A, na Ala Oeste, comprado da cunhada Catharina Mossmann Welter e filhos, na data de 05/11/1867, por 2.400 réis, e metade do Lote nº 1, na Ala Leste, comprado de Miguel e Philippina Kalsing, conforme escritura datada de 04/01/1868, por 1 mil e 100 réis.


Vista do mapa por satélite do Lote nº 1 B, na Ala Oeste (amarelo) e, contíguo a este, o Lote nº 2 A, na mesma ala (azul) que pertenceram a Gertrudes Mossmann e Carlos Sänger na Picada Feijão, Ivoti RS 


Vista do Lote nº 1 B, na Ala Leste, que pertenceu a Carlos Sänger; o Lote nº 1 A pertencia a Pedro Hans, na Picada Feijão, Ivoti RS 



JOHANN MATHIAS MOSSMANN E CLARA DIEHL MOSSMANN


No recenseamento de 1849, feito por ordem do Diretor da Colônia de São Leopoldo, consta que Mathias e sua família viviam na região de Sendente e Guary, no Lote Nº 44, juntamente com outros colonos. Na época, a área era também denominada Sentença ou Sendenz, Guaria e Tavaria, correspondendo hoje à região de Lomba Grande, localidade de Novo Hamburgo RS.




Localização do Lote Nº 44 (vermelho) na antiga região de Sendente e Guary (Lomba Grande) 


Localização de Lomba Grande na atualidade






Nenhum comentário:

Postar um comentário