Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Café Esquina do Tempo


LIVROS & LIVRARIAS


MAULBRONN – BADEN-WÜRTTEMBERG – ALEMANHA


Visitando Maulbronn


A pequena cidade de Maulbronn situa-se ao norte da Floresta Negra. Habitada desde os tempos romanos, desenvolveu-se a partir da construção de um mosteiro, que foi fundado no ano de 1147, pelos monges cistercienses. Esta ordem é oriunda da região francesa da Borgonha.



O portão de acesso ao Mosteiro de Maulbronn


A nossa parada em Maulbronn incluiu uma visita ao magnífico mosteiro, que fica no centro da cidade. O mosteiro Cisterciense (Kloster Maulbronn) é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Kloster Maulbronn

O estilo de construção varia do românico ao gótico tardio. No século XVII, a abadia converteu-se em seminários protestantes, que a têm ocupado desde então. Hoje em dia, o mosteiro abriga restaurantes e escritórios administrativos.

O interior da Igreja, onde se observam as nervuras cruzadas, típicas da arquitetura gótica

No entorno do mosteiro há casas enxaimel muito bonitas, algumas com pequenos jardins ornados com estátuas e objetos do campo, exibindo janelas muito floridas.



A técnica enxaimel está presente nas casas da região de Baden-Württemberg


Uma grata surpresa, naquela oportunidade, foi encontrar perto do mosteiro a Livraria Krüger, onde havia inúmeros exemplares de obras do escritor Hermann Hesse, além de livros com suas biografias, inclusive comercializando calendários e agendas dedicados ao escritor.



Exemplares das obras de Hermann Hesse na vitrine da Livraria Krüger


De repente, bateu uma saudade dos anos 1970, quando lia alguns de seus livros, como os famosos Sidarta e O Lobo da Estepe. Posteriormente, pesquisei a sua biografia e descobri que ele havia estudado no Seminário de Maulbronn, mas que não seguira a carreira religiosa como pastor.



Encantada com a vitrine, resolvi entrar na livraria e comprar uma agenda para o próximo ano, com trechos de seus romances e poesias, ilustrados com pequenas aquarelas, embora os meus conhecimentos da língua alemã sejam muito primários. Hesse costumava escrever e pintar aquarelas em pequenos livros, com a finalidade de angariar fundos para as vítimas da II Guerra Mundial, um gesto desprendido e generoso, levando-se em consideração a sua costumeira postura individualista.



Hermann Hesse brincando com a sua gata



“Em lápides, monumentos e placas de homenagem, a mão humana escreveu com buril cauteloso nomes, louvores e cifras dos séculos e dos anos. Sua mensagem atinge filhos, netos e bisnetos e, por vezes, vai mais longe ainda. Lentamente a chuva vai lavando a pedra dura, lentamente as pegadas e legados de pássaros e caracóis e a poeira de muito longe vão deixando sua camada como nuvem baça sobre as superfícies, prendem-se nas ruínas fundas, atenuam suas formas nítidas, e vão transformando a obra humana em obra da natureza, até que musgos e algas as recubram e preparem a doce lenta morte daquela bela imortalidade.”



Hermann Hesse (1877-1962) in Felicidade (Glück), Rio de Janeiro, Editora Record, 1999.


Seguindo viagem, paramos para um café com Schneeballen (Bola de Neve), um doce típico de Rothenburg-ob-der-Tauber


Endereço da Livraria:

Buchhandlung Krüger GmbH
Klosterhof 3
75433 Maulbronn
Site: www.krueger-maulbronn.de


Texto postado no meu blog de viagens, relativo à Alemanha: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário