A ORIGEM E O SIGNIFICADO DO SOBRENOME GIORGIO
O sobrenome Giorgio deriva-se do nome latino Georgius, mais tarde do nome Georgio ou Giorgio. Em alguns casos, pode derivar-se do grego gheorgos, que significa agricultor. A sua difusão se deve ao culto aos numerosos santos católicos, incluindo San Giorgio ou São Jorge, que derrotou o dragão, símbolo do mal. O sobrenome é bastante difundido nas regiões do Lazio, Campania, Basilicata e Puglia. Outras linhagens menores estão presentes ao norte da Itália e, ao sul, na Calábria e na Sicília.
AS GRAFIAS DO SOBRENOME
São consideradas variações: Giorgi, Giorio, Giori, Giuri, Zorzi, Zorzo, Jorio, Iorio, Di Giorgi, Della Zorza, Givrovich, Giorgino, Givrin, Givrico, além de outras. No estudo realizado em Anzi, o sobrenome aparece algumas vezes na forma Giorgio e na variação Di Giorgio, dentro da mesma família.
O BRASÃO
Descrição: D'azzurro, al leone d'oro, lampassato di rosso rampante contro un albero di verde fustato di rosso posto a destra; il tutto sostenuto da una terrazza di verde, e accompagnato in capo a sinistra da una cometa d'oro.
Fonte: heraldrysinstitute.com
A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO SOBRENOME GIORGIO NA ITÁLIA
Segundo o site cognomix, existem na atualidade 1.462 famílias com este sobrenome, estando presente nas 20 regiões italianas.
AS ORIGENS
A Família Giorgio, à qual pertence o ancestral Domenico Giorgio, esposo de Carmina Di Melfi, no presente estudo está adstrita ao Comune de Anzi, Província de Potenza, na região da Basilicata. A pesquisa teve seu início no ano de 1809, quando começou o registro civil napoleônico. A partir deste ano, a primeira menção do nome de Domenico foi feita no registro de óbito da filha Arcangela Giorgio, aos 22 anos, na data de 05/05/1811, na cidade de Anzi. Não sendo possível pesquisar os registros eclesiásticos anteriores ao referido ano, tornou-se impraticável determinar o ano e o local do nascimento de Domenico Giorgio, assim como a data e local de seu casamento com Carmina Di Melfi, restando também presumível que os óbitos do casal tenham ocorrido em Anzi, anteriormente ao ano de 1836, quando faleceu o filho Giuseppe Carmine Domenico Giorgio, embora não tenham sido encontrados os registros. Os meus pentavós Domenico Giorgio e Carmina Di Melfi são os ancestrais maternos de Rocco Nicola Di Giuseppe, meu avô, que emigrou de Anzi para o Brasil no ano de 1900.
Vista da cidade de Anzi – Imagem: Internet |
Ao analisar os Giorgio de Anzi, a pesquisadora acredita que, teoricamente, os sete ramos achados possam descender do casal Francesco Antonio Giorgio e Vittoria Cimino, fazendo um cálculo estimativo baseado nas idades prováveis. Seriam, em tese, os filhos deste casal e os respectivos cônjuges, na ordem etária: Domenico Giorgio e Carmina Di Melfi, Teodosio Giorgio e Giulia Di Vietri (confirmado como filho), Matteo Angelantonio Giorgio e Rosa Cutro, Abele Giorgio e Rosa Cutro, Vincenzo Giorgio e Rosa Rubertone, Donato Domenico Giorgio e Giuditta Dragonetti e Francesco Antonio Giorgio e Domenica Raimondi.
Ver a continuação: Família Giorgio 2ª Parte – Ancestrais e Descendentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário