Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

terça-feira, 10 de março de 2020

Família Di Melfi 1ª Parte - Origens e Ancestrais












A ORIGEM E O SIGNIFICADO DO SOBRENOME DI MELFI


O sobrenome Di Melfi é de origem toponímica, derivado do lugar de onde vieram os seus antepassados, isto é, indica que o progenitor (ou progenitores) era (m) nativo (s) de Melfi.  O sobrenome teve origem na Província de Potenza, sendo encontrado nos seus primórdios nas cidades de Melfi, Potenza (a capital) e Anzi. Com o passar do tempo, o sobrenome se espalhou por outras províncias. A família mais notável deste sobrenome era a família Doria Di Melfi, de Gênova, possivelmente oriunda de Potenza.


O BRASÃO




Descrição: Partito: il 1° d’azzurro alla fascia accompagnata, in capo da tre stelle, in punta da un gambero (o scorpione) posto in fascia, il tutto d’oro; nel 2° di rosso, alla fascia abbassata sostenente un agnello pasquale, col capo rivoltato, la croce a stile banderuolata d’azzurro ed accompagnata in punta da due stelle, ordinate in fascia, il tutto d’argento.

Fontes de pesquisa: ganino.com; cognomix.it; heraldrysinstitute.com


A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO SOBRENOME DI MELFI NA ITÁLIA


Segundo o site gens.info, o sobrenome está presente em 13 cidades, distribuídas pelas regiões da Basilicata, Puglia, Toscana, Friuli Venezia Giulia, Lombardia e Piemonte.





AS ORIGENS


A Família Di Melfi, à qual pertence a ancestral Carmina Di Melfi, esposa de Domenico Giorgio, no presente estudo está adstrita ao Comune de Anzi, Província de Potenza, na região da Basilicata. A pesquisa teve seu início no ano de 1809, quando começou o registro civil napoleônico. A partir deste ano, a primeira menção do nome de Carmina foi feita no registro de óbito da filha Arcangela Giorgio, aos 22 anos, na data de 05/05/1811, na cidade de Anzi. Não sendo possível pesquisar os registros eclesiásticos anteriores ao referido ano, ficou impraticável determinar o ano e o local do nascimento de Carmine, assim como a data e local de seu casamento com Domenico Giorgio, restando também presumível que os óbitos do casal tenham ocorrido em Anzi, anteriormente ao ano de 1836, quando faleceu o filho Giuseppe Carmine Domenico Giorgio, embora não tenham sido encontrados os registros. Os meus pentavós Domenico Giorgio e Carmina Di Melfi são os ancestrais maternos de Rocco Nicola Di Giuseppe, meu avô, que emigrou de Anzi para o Brasil no ano de 1900. 


Vista da cidade de Anzi – Foto: Internet


Ver a continuação: Família Di Melfi 2ª Parte – Ancestrais e Descendentes



Nenhum comentário:

Postar um comentário