A ORIGEM DO SOBRENOME SCHMITZ
É um sobrenome de origem germânica. Surgiu na Idade Média, mais precisamente na região norte da antiga Prússia. Uma das referências mais antigas é a de Heinrich Schmitz que tem como registro o ano de 1588.
O SIGNIFICADO DO SOBRENOME
Schmitz é uma variante de dialeto alemão, provindo de Schmied, que significa ferreiro. O “s” do genitivo no alemão pode ter sido incorporado ao final do sobrenome Schmidt, resultando na forma variante de Schmitz. No alemão o “z” soa como “tz” ou “ts”.
Símbolo da Casa Schmitz – Mastershausen - Alemanha (sinal que era colocado à porta da família) |
O BRASÃO
O lema do brasão do clã era “Virtude Notável”. A primeira parte do escudo é de ouro que representa nobreza, riqueza, vida longa, clemência e justiça. A segunda parte é em azul que exprime vigilância, fortaleza, constância, amor à pátria, fama e vitória. A âncora simboliza a esperança e a seguridade, sendo o emblema da constância, firmeza e vitória.
AS ORIGENS
As mais longínquas origens da Família Schmitz estão ligadas à cidade de Mastershausen. Segundo informações contidas no livro desta cidade, o genearca-imigrante Johann Peter Schmitz, que emigrou com a sua família para o Brasil, residia na localidade de Sosberg, Renânia-Palatinado, na Alemanha. O casamento de Johann Peter e o batismo de seus filhos foram realizados na igreja da cidade de Mastershausen, onde nasceram. No site de Sosberg, encontramos uma listagem do ano de 1830, com o número das casas dos moradores. A casa de nº 14 e a de nº 29 pertenceram a Mathias Schmitz e Johann Schmitz respectivamente. Este último, possivelmente, seja o avô do imigrante Johann Peter.
No passado, a Alemanha era um mosaico de inúmeros estados-membros do Santo Império Romano-Germânico. A região, hoje denominada de Renânia-Palatinado, assim como Saarland, foi ocupada pela França na ocupação napoleônica a partir de 1794, sendo dividida na data de 04/11/1797 em quatro departamentos: Roer, Sarre, Rhin-et-Moselle e Mont-Tonerre, sendo estes organizados em 23/01/1798. Oficialmente, estes departamentos foram integrados ao território francês em 09/03/1801. Mastershausen e Sosberg situavam-se em Rhin-et-Moselle, cuja capital era Coblence ou Koblenz (no alemão). Em 1809, a sua população era de aproximadamente 250.000 habitantes. A partir de 20/11/1815, pelo Congresso de Viena, o Reino da Prússia absorveu os territórios ocupados pela França. O dialeto falado na região atesta a influência que recebeu deste país. Atualmente, a Renânia-Palatinado é um Estado da República Federal da Alemanha, cuja Capital é Mainz (ou Mogúncia).
A CIDADE DE SOSBERG
Sosberg é uma localidade residencial e rural da Renânia-Palatinado, distrito de Cochem-Zell, sendo uma municipalidade de Zell. Possui uma superfície de apenas 3,91 km², com 174 habitantes no senso de 31/12/2011. Situa-se numa encosta ao norte do Hunsrück, entre o Mosela, o Nahe e o Reno. A primeira menção do nome da localidade foi feita no ano de 1330. A igreja católica foi inaugurada em 1769. As casas da cidade ainda conservam a arquitetura enxaimel.
Panorama de Sosberg – Renânia-Palatinado – Alemanha – Fonte: Wikipedia |
A CIDADE DE MASTERSHAUSEN
Mastershausen é uma cidade da Renânia-Palatinado, distrito de Rhein-Hunsrück-Kreis, sendo uma municipalidade de Kastellaun. Possui uma superfície de 11,83 km², com 1.144 habitantes em 31/12/2006. Encontra-se próxima ao aeroporto de Frankfurt e aproximadamente a 5 km de Kastellaun. A cidade tem sua economia baseada na atividade agrícola e as profissões giram em torno dela, como as de pedreiro, carpinteiro, ferreiro, sapateiro, etc.
Panorama de Mastershausen – Renânia-Patinado – Alemanha – Fonte: Site de Mastershausen |
A Igreja Católica de Mastershausen - Foto: Wikipedia |
A VIAGEM PARA O BRASIL
No livro sobre a cidade de Mastershausen, citado anteriormente, consta uma listagem de cidadãos de Mastershausen, que emigraram para o Brasil, evidenciando que a família de Johann Peter Schmitz residia na localidade de Sosberg. A listagem é um extrato do registro paroquial do Padre Johann Peter Becker. Johann Peter Schmitz, a esposa Elisabetha Dapper, os filhos Catharina, Nicolau, casado com Anna Maria Schmitz (filha de Jacob Schmitz e Agnes Haeser), Johann Peter (filho), Gertrud e Anna Maria, casada com Matthias Meinerz (filho de Mathias Meinerz e Maria Susanna Hansen), emigraram para o Brasil na data de 23/04/1854.
No livro sobre a história de Mastershausen consta a emigração da família de Johann Peter Schmitz para o Brasil como tendo sido em 23/04/1854 |
Outra prova da emigração da Família Schmitz em 1854 é o obituário de Gertrudes Schmitz, casada com Johann Peter Bender em Dois Irmãos RS, onde é declarado que ela veio ao Brasil com a família no ano de 1854.
No obituário de Gertrudes Schmitz consta que veio ao Brasil com a família no ano de 1854 |
Por outro lado, a filha Elisabetha Schmitz emigrou em 10/08/1846, isto é, anteriormente à sua família. Isto é fato, pois ela se casou com Peter Hartmann, em data não conhecida, possivelmente no Rio Grande do Sul, tendo o primeiro filho do casal nascido em 29/01/1848 em São Pedro do Maratá RS.
Elisabetha Schmitz, que consta no item 10 da listagem, emigrou para o Brasil em 10/08/1846 |
Assim sendo, não está correto o que consta no livro chamado Imigrantes Alemães 1824-1853, de Gilson Justino da Rosa, que procura interpretar o Códice C-333 do Arquivo Histórico do RS, quanto à identificação dos imigrantes, afirmando que esta família embarcou no brigue Triunfo e aportou na cidade de Porto Alegre em 29/12/1846. Não se sabe em qual navio a família de Johann Peter Schmitz veio ao Brasil, mas muito provavelmente tenha saído do porto de Antuérpia, na Bélgica, pois não constam nas saídas dos portos de Hamburgo e Bremen. As listagens de embarques de Antuérpia foram quase totalmente incineradas, por isso torna-se impossível saber em qual navio os Schmitz vieram ao Brasil.
A família Schmitz residiu inicialmente na Picada Morro dos Bugres ou Bucherberg (Morro dos Imigrantes de Buch, que é a cidade de onde partiu a maioria dos imigrantes lá residentes), atualmente uma localidade de Santa Maria do Herval no Rio Grande do Sul. No passado, esta localidade pertencia à antiga Linha Dois Irmãos. A sede do Município de Santa Maria do Herval teve o início de sua colonização em 1844, quando então se chamava Picada Herval ou Teewald. Foi o primeiro distrito de São Leopoldo e o segundo de Dois Irmãos, emancipando-se em 12 de maio de 1988. Alguns grupos de imigrantes, partindo da Linha Dois Irmãos, seguiram rumo ao norte em busca das Montanhas Azuis (Blaue-Berge des Nordens) que os fascinavam. Desta forma, chegaram à Picada Herval (Teewald) e, mais ao norte, contornando os morros, à Jammerthal e Joaneta (Picada Café), subindo as encostas em direção ao Pinhal Alto (Tannenwald). Parte destes imigrantes optou por se estabelecer no Morro dos Bugres, próximo à Picada Herval. Os moradores desta localidade dedicavam-se ao cultivo da terra, embora as condições de solo não fossem muito favoráveis para a agricultura. Com o passar do tempo, muitos deles se transferiram para terras mais baixas e com solo mais propício para o cultivo, principalmente onde hoje se encontra a sede do Município.
No ano de 1849, 40 imigrantes sócio-fundadores da Comunidade Católica de Morro dos Bugres, com os seus próprios recursos, reuniram-se em prol da construção da capela, da escola e do cemitério. Estes eram os representantes das 40 famílias que residiam em três localidades que pertenciam à Linha Dois Irmãos: Morro dos Bugres, Jammerthal e Wallachei. Assim, os elementos básicos, responsáveis pela consolidação da comunidade se tornaram uma realidade. No ano de 2009, quando foram comemorados os 160 Anos de Fundação da Comunidade Católica de Morro dos Bugres, foi lançado o Memorial com o nome dos 40 sócio-fundadores, além do lançamento do livro “Do Velho Mundo para Bucherberg ou Bugerberg, um Novo Mundo”. No Memorial estavam inscritos para a posteridade, dentre outros nomes, os de Peter Hartmann que foi casado com Elisabeth Schmitz, Peter Zimmer, sogro de Johann Peter Schmitz Filho, Peter Bender, sogro de Gertrudes Schmitz e Jakob Ritter, tio por via de casamento, de Peter Hartmann citado acima.
Memorial dos 40 Associados Fundadores da Capela de São Francisco Xavier – Morro dos Bugres RS – Foto: Lisete Göller - 2009 |
Segue a relação de ancestrais e descendentes da família Schmitz, desde o ancestral mais antigo, até os imigrantes Johann Peter Schmitz, esposa e filhos:
GENEALOGIA DA FAMÍLIA DE JOHANN PETER SCHMITZ
Primeira Geração
1. Gerhard Schmitz (octavô) nasceu em Alemanha. Ele faleceu antes 1743 em Alemanha.
Gerhard casou-se com Maria ?. Maria nasceu em Alemanha. Ela faleceu em 25 janeiro 1746 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
Eles tiveram os seguintes filhos
+ 2 F i. Eva Catharina Schmitz nasceu em 1724 e faleceu em 3 maio 1781.
+ 3 M ii. Joseph Schmitz (heptavô) nasceu em 1727 e faleceu em 29 junho 1797.
4 M iii. Johann Schmitz nasceu em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu em Alemanha.
Johann casou-se com Maria Catharina Goebell, filha de Nicolaus Goebell e ? ?, em 7 maio 1743 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Maria nasceu em Mesenich bei Cochem, Renânia-Palatinado, Alemanha.
+ 5 F iv. Maria Clara Schmitz nasceu em Mastershausen e faleceu em 31 outubro 1775.
Segunda Geração
2. Eva Catharina Schmitz (Gerhard) nasceu em 1724 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu em 3 maio 1781 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
Eva casou-se com Jacob Oster, filho de Emmerich Oster e ? ?, em 13 maio 1755 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Jacob nasceu em 20 dezembro 1724 em Peterswald, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu em 23 novembro 1779 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
Eles tiveram os seguintes filhos
6 F i. Maria Clara Oster nasceu em 22 fevereiro 1756 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
7 M ii. Peter Oster nasceu em 27 abril 1758 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu em 14 novembro 1782 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
8 F iii. Susanna Oster nasceu em 16 outubro 1763 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
3. Joseph Schmitz (Gerhard) (heptavô) nasceu em 1727 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu em 29 junho 1797 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
Joseph casou-se com Maria Catharina Klewerich, filha de Sebastian Klewerich e Anna Margaretha Zirwas, em 17 novembro 1750 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Maria nasceu em 12 agosto 1716 em Mannebach, Beltheim, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu em 22 janeiro 1776 em Mannebach, Beltheim, Renânia-Palatinado, Alemanha.
Eles tiveram os seguintes filhos
+ 9 M i. Johann Peter Schmitz (hexavô) nasceu em 3 setembro 1751.
+ 10 F ii. Gertrud Schmitz nasceu em 21 agosto 1754.
5. Maria Clara Schmitz (Gerhard) nasceu em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu em 31 outubro 1775 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
Maria casou-se com Johann Andres, filho de Andreas Andres e ? ?, em 26 novembro 1748 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Johann nasceu em Alflen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu em 18 março 1775 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
Eles tiveram os seguintes filhos
11 M i. Johann Andres nasceu em 26 fevereiro 1775 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu em 8 março 1775 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
12 F ii. Margaretha Andres nasceu em 16 maio 1756 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
13 F iii. Maria Catharina Andres nasceu em 14 maio 1758 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
Terceira Geração
9. Johann Peter Schmitz (Joseph, Gerhard) (hexavô) nasceu em 3 setembro 1751 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu em Alemanha.
Johann casou-se com Magdalena Pies, filha de Johann Pies e Elisabeth Hirt, em 28 janeiro 1777 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Magdalena nasceu em Beltheim, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu em Alemanha.
Eles tiveram os seguintes filhos
14 M i. Johann Peter Schmitz nasceu em 24 outubro 1777 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu em 2 julho 1781 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
+ 15 M ii. Johann Jacob Schmitz (pentavô) nasceu em 19 setembro 1780.
16 M iii. Johann Schmitz nasceu em 16 setembro 1783 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
17 F iv. Maria Catharina Schmitz nasceu em 22 setembro 1786 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
10. Gertrud Schmitz (Joseph, Gerhard) nasceu em 21 agosto 1754 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
Gertrud casou-se com Heinrich Rambo em 4 fevereiro 1784 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Heinrich nasceu em 1752 em Löffelscheid, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu em 20 setembro 1797 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
Eles tiveram os seguintes filhos
18 F i. Margaretha Rambo nasceu em 20 dezembro 1784 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu em 24 fevereiro 1785 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
19 F ii. Anna Rambo nasceu em 29 julho 1786 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu em 27 fevereiro 1792 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
20 F iii. Margaretha Rambo nasceu em 28 agosto 1787 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
21 F iv. Susanna Rambo nasceu em 8 março 1789 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
22 M v. Johann Rambo nasceu em 27 junho 1790 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu em 16 maio 1798 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
23 M vi. Johann Georg Rambo nasceu em 2 abril 1792 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
Johann casou-se com Catharina Meinartz, filha de Mathias Meinartz e Anna Gertrud Acht, em 23 novembro 1813 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
24 M vii. Johann Peter Rambo nasceu em 11 setembro 1794 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
Quarta Geração
15. Johann Jacob Schmitz (Johann Peter, Joseph, Gerhard) (pentavô) nasceu em 19 setembro 1780 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu 2 março 1814 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha.
Johann casou-se com Catharina Schmitz, filha de Heinrich Schmitz e Susanna Graeff, em 15 setembro 1801 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Catharina nasceu em 21 fevereiro 1784 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu em Alemanha.
Eles tiveram os seguintes filhos
+ 25 M i. Johann Peter Schmitz (tetravô) nasceu em 12 agosto 1802 e faleceu antes 18 maio 1858.
26 M ii. Johann Jacob Schmitz nasceu em 28 março 1805 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu em Alemanha.
Johann casou-se com Elisabetha Schmitz, filha de Johann Peter Schmitz e Margaretha Rambo, em 6 maio 1828 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Elisabetha nasceu em Alemanha. Ela faleceu em Alemanha.
27 M iii. Heinrich Peter Schmitz nasceu em 1 janeiro 1809 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu em Alemanha.
NOTA: Johann Jacob casou-se em segundas núpcias com Maria Hansen (*24/08/1781 Panzweiler, Cochem-Zell, Renânia-Palatinado, Alemanha/+24/12/1841 Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha) em 16/02/1810 em Blankenrath, Cochem-Zell, Renânia-Palatinado, Alemanha, tendo a filha Anna Maria Schmitz (*21/03/1811 Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha/+21/07/1877 Walachai, Morro Reuter Rio Grande do Sul, Brasil), que se casou com Nicolaus Dapper (*02/07/1804 Mörsdorf, Cochem-Zell, Renânia-Palatinado, Alemanha/+18/02/1888 Dois Irmãos, Rio Grande do Sul, Brasil), imigrantes chegados a Porto Alegre, na barca Triunfo em 29/12/1846.
Quinta Geração
25. Johann Peter Schmitz (Johann Jacob, Johann Peter, Joseph, Gerhard) (tetravô) nasceu em 12 agosto 1802 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu antes 18 maio 1858 em Morro dos Bugres, S. Maria Herval, Rio Grande do Sul, Brasil.
Johann casou-se com Elisabetha Dapper, filha de Johann Peter Dapper e Gertrudes Piers, em 1 junho 1824 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Elisabetha nasceu em 14 setembro 1800 em Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu em 6 maio 1867 em Morro dos Bugres, S. Maria Herval, Rio Grande do Sul, Brasil e foi enterrada em Morro dos Bugres, S. Maria Herval, Rio Grande do Sul, Brasil.
Eles tiveram os seguintes filhos
28 F i. Elisabetha Schmitz nasceu em 1 janeiro 1825 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu em 28 setembro 1896 em Tupandi, Rio Grande do Sul, Brasil.
Elisabetha casou-se com Peter Hartmann, filho de Mathias Hartmann e Maria Christina Hammes, em 1846/1847 em Rio Grande do Sul, Brasil. Peter nasceu em 27 novembro 1824 em Koblenz, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu em 8 julho 1906 em Bom Princípio, Rio Grande do Sul, Brasil.
29 F ii. Catharina Schmitz nasceu em 17 outubro 1826 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu em Rio Grande do Sul, Brasil.
Catharina casou-se com Karl Friedrich Kartsch, filho de Mathias Kartsch e Catharina Cherz, em 17 maio 1855 em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. Karl nasceu em Danzig, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu em Rio Grande do Sul, Brasil.
30 F iii. Anna Maria Schmitz I nasceu em 12 outubro 1828 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu antes 1832 em Sosberg, Renânia-Palatinado, Alemanha.
31 M iv. Nicolau Schmitz (trisavô) nasceu em 18 novembro 1829 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu em 2 junho 1911 em Santos Reis, Montenegro, Rio Grande do Sul, Brasil.
Nicolau casou-se com Anna Maria Schmitz, filha de Jacob Schmitz e Agnes Haeser, por volta de 1854 na Alemanha. Anna nasceu em 19 abril 1832 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu em 13 janeiro 1893 em Harmonia, Rio Grande do Sul, Brasil.
32 F v. Anna Maria Schmitz II nasceu em 12 julho 1832 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu em 31 julho 1916 em Linha Catarina, Montenegro, Rio Grande do Sul, Brasil.
Anna casou-se com Mathias Meinerz, filho de Mathias Meinerz e Maria Susanna Hansen, em 28 fevereiro 1854 em Blankenrath, Renânia-Palatinado, Alemanha. Mathias nasceu em 2 novembro 1830 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu em 6 setembro 1901 em Linha Catarina, Montenegro, Rio Grande do Sul, Brasil.
33 F vi. Elisabetha Margaretha Schmitz nasceu em 31 agosto 1834 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu em Alemanha.
34 M vii. Johann Peter Schmitz Filho nasceu em 8 outubro 1836 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu em 7 setembro 1931 em Arroio Alegre, Sério, Rio Grande do Sul, Brasil.
Johann casou-se com Maria Anna Zimmer, filha de Pedro Zimmer e Elisabeth Born, em 31 agosto 1858 em Dois Irmãos, Rio Grande do Sul, Brasil. Maria nasceu em 1840 em Mörsdorf, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu em 29 novembro 1917 em Arroio Alegre, Sério, Rio Grande do Sul, Brasil.
35 F viii. Gertrudes Schmitz nasceu em 10 fevereiro 1840 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu em 15 maio 1915 em Bom Princípio, Rio Grande do Sul, Brasil.
Gertrudes casou-se com Johann Peter Bender, filho de Johann Peter Bender e Maria Katharina Kasper, em 18 maio 1858 em Dois Irmãos, Rio Grande do Sul, Brasil. Johann nasceu em 24 junho 1836 em Bell, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu em 9 dezembro 1904 em Gauereck, São José do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.
Boa Tarde, Lisete
ResponderExcluirEstou na busca da comprovação da imigração por parte da minha família, visto que desejo muito ter a cidadania alemã, estou acompanhando suas postagens para tentar achar e comprovar minha arvore. Obrigada pela dedicação e pelas postagens! Att Jessica (51)982714823
Olá, Jessica. Não deves perder tempo aqui. As minhas famílias Schmitz não reúnem condições para cidadania. Existem dezenas de famílias com este sobrenome. Deves procurar os teus imigrantes, por meio de certidões de cartório e igreja, para ter certeza da tua origem. Boa sorte!
ExcluirBoa noite!
ResponderExcluirSou Fernanda Schmitz Dalcin, em pesquisas sobre meus ascendentes encontrei os dados de seu blog, meu bisavô é do jammerthal, seu nome é willibaldo Schmitz, possivelmente filho ou neto do Nicolau Schmitz.Tens informações dos nomes dos filhos dele?
Olá, os teus dados estão incompletos, para se chegar a alguma conclusão. Existem vários Wilibaldo e vários Nicolau. Tens que dizer os nomes dos avós e nomes dos bisavós pelo menos (as mulheres com sobrenome de solteira).
ExcluirBoa noite!
ResponderExcluirSou Benony Schmitz Filho, neto de imigrantes (João Schmitz, neto de Mathias Schmitz - imigrante) que vieram para Jaguaruna, SC, e desejo muito conhecer a árvore genealógica da família de meus ancestrais.
At.
Boa Tarde!
ResponderExcluirMeu bisavós vieram com meu vô da alemanha em 1895,
meus bisavós FREDERICO SCHMITZ E MARIA SCHMITZ MEU AVÔ FREDERICO SCHMITZ FILHO (ELMA DIMER SCHMITZ RESIDIA NO BRASIL) ESTOU BUSCANDO INFORMAÇÕES NOS CARTORIOS MAS ESTA BEM DIFICIL RASTREAR A ORIGEM DELES. SE TIVERES ALGUMA INFORMAÇÃO QUE POSSA AJUDA. leandrojiujitsubma@gmail.com
Olá Lisete Göller.
ResponderExcluirFiquei maravilhado ao encontrar este site, ainda não olhei com cuidado e tempo mas não me contive em externar minha minha alegria e agradecimento, também gosto de genealogia, meu nome é Laerte José Karnal Johann, vou citando meus queridos à partir de meu pai: Adão Elly Johann, filho de Carlos Albino Johann, filho de Pedro Claver Johann, filho de ADAM JOHANN, filho de Jacob Johann.
Se não somos primos, pelo menos nossos ancestrais são amigos.
Grato
Olá, Laerte, obrigada pelas amáveis palavras. Mas não entendi o que o sobrenome Johann tem a ver com a publicação dos Schmitz. Existem apenas nomes Johann, mas não sobrenomes. Abraço.
ExcluirOlá sou wesley schmitz gostaria muito saber da minha árvore geneologica
ExcluirMeu sobrenome é schmitiz queria saber dos meus ancestral
ResponderExcluirOlá minha esposa tem o sobrenome schmitz e tem algum o nome da vó dela como ela faz descobrir outros documento dos antepassados .
ResponderExcluirNos cartórios e paróquias.
ExcluirMeu nome é Werner Schmitz Gonçalves. Sei que meu Schmitz é de Juiz de Fora/MG. Sei tbm que minha família chegou na região, pelos anos 1840. Construção da ferrovia Barbacena/JF?
ResponderExcluirSou descendente de Henrique Schmitz que se estabeleceu em Juiz de Fora
ExcluirOlá, Lisete!
ResponderExcluirSou também descendente de Johann Peter. A tempos busco informações sobre meus antepassados e agora consegui reunir todas as informações e certidões que me trouxeram a este imigrante.
É um prazer acompanhar teu trabalho, muita história envolvida. Gostaria de falar mais sobre genealogia contigo, sou apaixonado desde minha infância.
No momento tenho uma dúvida, qual a fonte do brasão da família? O que comprova que pertence a essa linhagem?
O brasão é meramente ilustrativo. Já disse em várias oportunidades que um brasão pertence a uma família em particular e não a todos que têm o mesmo sobrenome. O brasão que está nesta publicação é o que mais circula na Internet. Comprei o arquivo da brasãoweb, não sei se ainda existe o site. Abraço.
ExcluirOlá Lisete. Estou a procura da minha nha árvore genealógica. Minha bisá materna se chamava Lídia Schmitz Dresch, morou e foi sepultada em São Sebastião do Caí/RS na localidade de Vigia. Poderia me ajudar ? Não sei nada sobre os ancestrais e quem veio da Europa. Gratidão 🙏
ResponderExcluirMandei e-mail. A família Schmitz da postagem não é a tua. Abraço.
ExcluirPode entrar em contato pelo meu email crisboeira@hotmail.com
ResponderExcluirMeu bisavô se chamava Martins Schimidt veio para o Brasil em 1900
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirSou descendente de Johann Peter schmitz quero fazer processo de cidadania sabe me informar se ele está no registro de imigração
Queres dizer matrícula consular? Nenhum deles fez esta matrícula. E Johann Peter morreu bem antes de existir a Alemanha, que foi a partir de 1871. Não é possível cidadania por esta família Schmitz.
ExcluirBoa tarde Lisete, me chamo Eloise e estou procurando registros de imigração do meu antepassado Georg Ritter e de sua esposa Anna Elisabetha Staudt. Sei que eles são de Mastershausen e que chegaram no Brasil, entre 1854 e 1859. Não encontrei nenhum registro e fiquei curiosa se este livro que você cita sobre Mastershausen, no qual conta a emigração da familia Schmitz, não poderia ter também o registro de emigração destes meus antepassados que comentei. Você tem acesso a este livro? Poderia me ajudar com isso? Fico no aguardo. Muito obrigada.
ResponderExcluirTive acesso ao livro, mas pertence a uma pessoa que mora na Alemanha. Não é um livro vendido em livrarias, mas foi feito para os moradores, parentes e amigos. A parte que nos interessa está numa página onde há a imagem livro do Pároco Johann Peter Becker, naturalmente já falecido. O que há é isto: Georg Ritter e Anna Elisabeth Staudt, filhos Johann Anton e Anna Elisabeth. A data de saída de Masterhausen para migrar para o Brasil é 23/04/1854. Nada mais. O período onde está este ano, tu não encontras nos livros para saber a entrada no Brasil ou no RS. Deves tentar pesquisar a listagem de Hamburgo na Internet, que engloba este ano. Temos um período ‘em branco’, entre 1854 e 1856, em matéria de pesquisa. O que tenho em arquivo, por via indireta, nem sei como eu tenho, é o seguinte: Johann Anton Ritter *02/04/1851 Mastershausen/+05/09/1928 Maratá RS, casou-se com Maria Feiten *20/08/1854 São Leopoldo RS/+17/03/1923 Maratá RS, em 19/08/1871, em Jammerthal, Picada Café. Anna Elisabeth Ritter *25/10/1853 Masterhausen/+26/11/1931 Victor Graeff, casou-se com João Dapper *23/03/1853 Morro Reuter RS/+02/02/1931 Victor Graeff RS. Achei as lápides do filho Johann, e da mãe Anna Elisabeth (Staudt) Ritter em Maratá. Georg não consta. Me envia o teu e-mail. Abraço.
ExcluirA data de casamento da irmã Anna Elisabeth com João Dapper é a mesma do irmão, 19/08/1871, em Jammerthal, Picada Café. Casaram-se na mesma data.
ExcluirOlá, muito obrigada . Anna Elisabeth Ritter, casada com João Dapper, é minha tetravó, e a data de imigração dela e de seus pais era a única que estava faltando para eu completar a lista de datas de imigração (saída e/ou entrada) de meus antepassados imigrantes. Os dados e fontes que consegui estou colocando no familysearch também.
ExcluirProcurei em todos os livros de imigração encontrados no familysearch, inclusive na listagem do porto de Hamburgo e não encontrei nada sobre Georg Ritter. No porto de Antuérpia só encontrei o ano de 1855.
Se puderes me encaminhar a imagem do livro com a data de saída deles e a foto das lápides, ficaria muito agradecida.
Meu email é: lisepd@gmail.com
Obrigada.