Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Família Rohr - Escritores


O AUTOR

















WENDLING, João Benno, Professor e Escritor, nasceu em 26/06/1923, na localidade de Walachai, uma comunidade de origem alemã, pertencente ao município de Morro Reuter RS. Foi seminarista, estudou em viveu em São Paulo, onde aprimorou a sua formação cultural. Voltando à terra natal, trabalhou como Professor por 41 anos. Era casado com Erna Schuh e teve seis filhos. Faleceu em 12/06/2009, aos 85 anos de idade em Walachai.

João Benno Wendling era filho de Nicolau Wendling Filho e Guilhermina Büttenbender, neto de Nicolau Wendling e Catharina Feiten, bisneto de Mathias Feiten Filho e Maria Margaretha Wickert e trineto de Mathias Feiten e Maria Anna Rohr, imigrantes chegados ao Brasil em 1829.


A OBRA


¨ “A História de Walachai” – Porto Alegre: Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas (CORAG), 2013. Durante 9 anos, o autor reuniu um valioso acervo de informações baseadas em depoimentos orais dos moradores da pequena localidade, incluindo as próprias memórias, enriquecidas com fotografias e imagens, que resultaram na organização deste importante livro sobre a história de Walachai e seus primeiros habitantes de origem alemã. A obra foi escrita à mão, num antigo caderno de capa dura e folhas pautadas, mas somente foi publicada após a repercussão do curta-metragem produzido em 2007 por Rejane Zilles intitulado O Livro de Walachai. No ano de 2009, o documentário foi lançado como longa-metragem no cinema, alcançando notoriedade nos festivais de cinema e na mídia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário