Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quarta-feira, 25 de março de 2015

O Paladar do Tempo - Licor de Butiá


Os butiazeiros de meu Condomínio remeteram-me ao passado - Verão 2015 - Foto: Arquivo Pessoal


Os butiazeiros me trazem recordações da casa de minha avó Idalina, situada nas terras de Pareci Novo RS. Havia épocas em que o meu pai trazia certa quantidade de frutos, para fazer licor de butiá no nosso lar em Porto Alegre. Os butiás preparados ficavam muito tempo descansando num recipiente de vidro, até que pudesse ser finalmente consumido. O butiazeiro é uma palmeira, cujos frutos alaranjados são usados para fazer geleia, licor e outros produtos. São encontrados de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Existem inúmeras receitas na Internet. Escolhi uma que veio da cidade gaúcha de Giruá, referência no preparo do fruto como alimento e no artesanato com as fibras e sementes da palmeira. É um aperitivo com sabor de saudade...


LICOR DE BUTIÁ

Ingredientes:
4 xícaras de butiás descascados
3 xícaras de açúcar
1 xícara de água
¼ de garrafa de cachaça

Modo de fazer:
Adicionar a água, as frutas e o açúcar numa panela e cozinhar até engrossar a calda.
Deixar esfriar e acrescentar a cachaça.
Colocar num frasco de vidro ou garrafa hermeticamente fechado, devendo ser mantido assim por cerca de 2 meses, quando estará pronto para ser consumido.


Licor da Waszak Bebidas Especiais - Porto Alegre RS
Licor de Butiá da Harmonie Schnaps - Harmonia RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário