Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Memórias de Estudante I - O Livro de Recordações



O amado Livro de Recordações


Nos tempos de Colégio, entre os Anos 1960 e 1970, havia a “febre” dos Livros de Recordações, aqueles em que as amigas e colegas escreviam pensamentos, poemas e frases, adornados com desenhos ou colagens e que, invariavelmente, eram finalizados com dedicatórias e promessas de amizade eterna... 


Numa das noites de minha infância, quando apareceu no céu a Estrela D’Alva (Vênus), emoldurada pela janela do meu quarto do nosso apartamento da Rua Riachuelo, fiz-lhe um pedido para que ela me desse de presente um destes livros. E, se não fosse pedir muito, queria um com uma capa que tivesse a aparência de madrepérola... Mas o livro não veio naquela época, senão muito tempo depois. Acho que o ganhei somente no ano seguinte, no dia de meu aniversário. 


Com o tempo, de tanto andar de mão em mão, as folhas do Livro de Recordações acabaram se despencando, e a magia do pequeno livro desapareceu repentinamente dentro do nebuloso mundo da moda estudantil... Mas houve pelo menos um substituto: o caderno de questionários, em que a gente fazia um monte de perguntas para que as amigas respondessem tim-tim por tim-tim o que lhes era questionado. Era como desafiar os limites da imaginação...


Um versinho - devaneio típico daquele tempo -, que ficou na minha memória era este:

"Dentro da noite mais densa,
Navegarei sem rumores,
Seguindo por onde fores,
Como um sonho que se pensa..."






Imagens: Internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário