Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Família Schmitz (Philipp) - Lotes Coloniais


Fontes:
1-Mapas de Colônias Alemãs e Italianas no Rio Grande do Sul – Otávio Boni Licht e Colaboradores, Instituto de Informática da UFRGS.
2-Informações de Blasio Alberto Bervian de Picada Feijão, Ivoti RS.
3-Google Maps


Obs.: clicar nos mapas para obter uma melhor visualização.



A família Schmitz residiu entre os anos de 1840 a 1850, na localidade de Bohnental, chamada posteriormente de Picada Feijão, que pertencia à antiga Linha ou Picada Café. Muito tempo depois, ela passou a fazer parte do município de Ivoti. Os Schmitz residiam no Lote nº 2, da Ala Leste daquela Picada. 


Mathias Schmitz, na data de 21/07/1853, vendeu parte de suas terras na parte norte a Carlos Biehl, por 400 mil réis. Na data de 15/04/1861, comprou outra fração na parte sul deste lote de Anton Junges, casado com Catharina Junges e de Carlos Schmitz, seu irmão, pelo preço de 600 mil réis. Na data de 18/01/1868, comprou mais uma fração na parte sul de Pedro Dorscheid, casado com Margarida Dorscheid, por 400 mil réis. O total final de sua propriedade correspondia a 98.963 braças quadradas, na parte sul ou A do lote. Outra parte do mesmo lote pertenceu à irmã Ignês e ao seu cunhado José Schmitz (filho de Philipp Schmitz, o Grande), sendo que estes a venderam na data de 06/06/1864 a Carlos Biehl, pelo preço de 300 mil réis. Ao final, Carlos Biehl possuía 62.963 braças quadradas na parte norte ou B do lote (Códice 389, Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul). Mathias permaneceu em Picada Feijão, assim como Margaretha Schmitz, que se casara com Johann Göller. O restante da família Schmitz foi residir em Bom Princípio RS.


Mathias também foi proprietário do Lote nº 3, Ala Leste, parte sul ou A, com 62 mil braças quadradas, que foi vendido a Felippe Weber por escritura lavrada em 01/10/1860 (Códice C-389, Arquivo Histórico do RS).


O Lote nº 2 A de Mathias Schmitz, cuja frente estava localizada na atual Rua São João e o Lote nº 3 A, que foi vendido a Felippe Weber


O lote de Mathias era vizinho ao de Johann Göller, seu cunhado, casado com a irmã Margarida Schmitz. O Lote nº 2 B de Johann Göller ficava na Ala Oeste. O sogro Ernst Schmaedecke era proprietário dos Lotes nº 2 C e nº 3, também na Ala Oeste. A Rua Avante atualmente separa estas duas últimas áreas dos antigos lotes. 



Localização dos lotes do cunhado Johann Göller e do sogro Ernst Schmaedecke na Ala Oeste da Picada Feijão






Nenhum comentário:

Postar um comentário