Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Família Abarno - Periódicos

Fonte: Fundação Biblioteca Nacional – Hemeroteca Digital


CONRADO ABARNO NO 17º GRUPO DE ARTILHARIA

A Federação 19/02/1915




Despacho do General Inspetor Interino da Região Militar atendendo ao pedido do 1º Sargento do 17º Grupo de Artilharia, Conrado Abarno, de tornar sem efeito a sua transferência para o 3º Regimento de Cavalaria.




Conrado Abarno




INCIDENTE COM FORNECEDOR DE VINHO DE NICOLA ABARNO

A Federação 10/04/1917





Nicola Abarno recebeu dois barris de vinho tinto nacional do comerciante de Uruguaiana, Antonio Mascia, em meados do ano de 1916, sendo que contra o segundo foi lavrado um auto de infração do regulamento dos impostos pelo guarda do posto fiscal de Alegrete, por não apresentarem as mercadorias os devidos selos. Ficou provado por documentos que os barris foram embarcados com os selos, sendo então julgado improcedente o auto de infração pela Coletoria das Rendas Federais de Alegrete. O Delegado Fiscal recorreu da decisão, mas lhe foi negado provimento.



CONRADO ABARNO NO 26º CORPO AUXILIAR DA BRIGADA MILITAR

A Federação 27/11/1924





Em despacho da Secretaria do Interior, foram nomeados para o 26º Corpo Auxiliar da Brigada Militar com sede em Santo Ângelo, dentre outros militares, o Capitão-Ajudante Conrado Abarno.



CONRADO ABARNO RECEBE ELOGIOS DO TENENTE-CORONEL DO 26º CORPO AUXILIAR DA BRIGADA MILITAR

A Federação 07/04/1925






O Tenente Coronel Joaquim Antônio Rodrigues, no comando do 26º Corpo Auxiliar da Brigada Militar, determinou a publicação de um manifesto no dia 29/03/1925, transcrevendo primeiramente o telegrama recebido do Dr. Borges de Medeiros, Presidente do Estado, com votos de restabelecimento de sua saúde, pois havia sido ferido em combate, e felicitações pela ação realizada no comando do Corpo Auxiliar. Num trecho do manifesto aos comandados diz o seguinte: “Congratulo-me convosco por tão brilhante feito de armas, que reafirmou mais uma vez a bravura e intrepidez dos nossos soldados, cumpro um dever de justiça elogiando os Srs. Major Raul Oliveira, Capitão-Ajudante Conrado Abarno...”. 



O JOVEM ELEITOR ANTONIO RIBEIRO ABARNO

A Federação 14/11/1929





Publicação de Edital do Serviço Eleitoral, conforme determinava a legislação da época, com a relação dos cidadãos eleitores incluídos na segunda quinzena de outubro, dentre os quais figurava o nome de Antonio Ribeiro Abarno, com 22 anos de idade, casado, comerciário, que apresentou documento de residência referente ao prédio nº 111, da Rua General Neto.



O CASAMENTO DA AFILHADA E CUNHADA DE CONRADO ABARNO

A Federação 17/03/1932






Na seção Vida Social, consta o casamento de Odette Trindade Soares, afilhada e cunhada de Conrado Abarno, com Antonio Caporal, do comercio local, na data de 15/03/1932.



TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO CAPITÃO CONRADO ABARNO

A Federação 28/03/1934





Poder Executivo. Palácio do Governo. Pelo Ato nº 109, de 28 de março de 1934, transfere-se a pedido para a Reserva o Capitão Conrado Abarno, do 28º Corpo Auxiliar da Brigada Militar. Assinam José Antônio Flores da Cunha e João Carlos Machado.



LICA ABARNO NA RESISTÊNCIA NACIONAL

A Federação 09/10/1934





Relação das senhoras e senhoritas da Ala Feminina da Resistência Nacional, que assinaram a proclamação à Mulher do Rio Grande, constando na lista de Santa Maria RS Nina Soares Trindade, Ursulina Soares Abarno (Lica), esposa de Conrado Abarno e Odette Soares Caporal.



CLASSIFICAÇÃO DO CABO NEWTON ABARNO RIBEIRO

A Manhã 16/01/1941 – Rio de Janeiro





Escola de Educação Física do Exército. Curso de Monitor de Educação Física. Cabos e Sargentos. 22º lugar Cabo Newton Abarno Ribeiro.




Newton Abarno




MATRÍCULA NA ESEFEX


Diário de Notícias 13/02/1941 – Rio de Janeiro








Diretoria de Cavalaria, Trem, Remonta e Veterinária. Matrícula na Escola de Educação Física do Exército dos Sargentos e Cabos já qualificados. Newton Abarno Ribeiro do 6º Regimento de Cavalaria e Infantaria.



CLASSIFICAÇÃO NO CURSO DE MONITOR DA ESEFEX

A Manhã 22/10/1941 – Rio de Janeiro






Escola de Educação Física do Exército. Boletim nº 248. Classificação Final. Resultado dos exames. Curso de Monitor de Educação Física. 19º lugar Cabo Newton Abarno Ribeiro. Nota 6,32. Conceito Bom.



CONCLUSÃO DE CURSO DE NEWTON ABARNO RIBEIRO

Diário de Notícias 23/10/1941 – Rio de Janeiro






Diretoria de Cavalaria, Trem, Remonta e Veterinária. Apresentação de Sargentos e Cabos. Apresentaram-se à Diretoria os Sargentos e Cabos desligados da Escola de Educação Física do Exército por conclusão de curso. Cabos. Newton Abarno Ribeiro do 6º Regimento de Cavalaria e Infantaria.



O TERCEIRO SARGENTO NEWTON ABARNO RIBEIRO

Diário de Notícias 21/05/1946 – Rio de Janeiro






Boletim da Diretoria das Armas. Classificação de Sargentos. Terceiros Sargentos. Newton Abarno Ourique Ribeiro. 



FÉRIAS EM BAGÉ

A Manhã 19/06/1946 – Rio de Janeiro





Ministério da Guerra. Departamento Geral da Administração. Para passarem períodos de férias nas cidades... de Bagé RS, o 3º Sargento Newton Abarno Ourique Ribeiro. 



APROVAÇÃO EM CONCURSO

Diário de Notícias 18/07/1946 – Rio de Janeiro





Diretoria da Diretoria do Pessoal do Exército. Curso de Formação e Aperfeiçoamento da Escola de Sargento das Armas. Aprovados no curso de admissão. Newton Abarno Ourique Ribeiro.



CONVOCAÇÃO PELA FAB DE TUPY SOARES ABARNO 

A Manhã, Gazeta de Notícias, Jornal do Brasil, Diário de Notícias Edições de 15/12/1946 no Rio de Janeiro.





Ministério da Aeronáutica. A Escola Técnica de Aviação de São Paulo graduou uma nova turma e foram convocados pelo serviço ativo da FAB no posto de terceiros sargentos da reserva. Manutenção e Reparação do Sistema Hidráulico. Tupi Soares Abarno.



APROVAÇÃO DE NEWTON ABARNO RIBEIRO EM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO

Diário de Notícias 24/01/1947





Diretoria da Diretoria do Pessoal do Exército. Curso de Formação e Aperfeiçoamento da Escola de Sargento das Armas. Conclusão de Curso de Aperfeiçoamento. Arma de Cavalaria. Terceiros Sargentos. Newton Abarno Ourique Ribeiro da Escola de Instrução Especializada. Média 5. Aptos para comandantes de pelotão.



CONCLUSÃO DE CURSO TÉCNICO DE TUPY SOARES ABARNO

Diário de Notícias 01/02/1947





Notícias da Aeronáutica. Escola Técnica de Aviação. Entrega de diplomas. Conclusão de curso da 54ª turma de técnicos especializados. Manutenção e reparação do sistema hidráulico. Tupy Soares Abarno.



MEDALHA MILITAR PARA NEWTON ABARNO RIBEIRO

Jornal do Brasil 25/07/1958






Boletim da Diretoria do Pessoal da Ativa. Disciplina. Medalha Militar. Medalha de bronze com passador de bronze por mais de 10 anos com as condições exigidas. 1º Sargento Newton Abarno Ourique Ribeiro 02/05/1949.

Obs.: Newton foi para a reserva como Primeiro-Tenente.








Nenhum comentário:

Postar um comentário