Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Família Scherer 1ª Parte - Ancestrais e Descendentes










A ORIGEM DO SOBRENOME


O sobrenome apresenta várias possibilidades de origens: a inglesa (Berwickshire, localizada nos limites entre Escócia e Inglaterra), a holandesa, a austríaca, a alemã e a francesa. Na origem alemã, o sobrenome teria aparecido na região do Baixo-Reno.



O SIGNIFICADO DO SOBRENOME


A única referência sobre o provável significado do sobrenome é a de que é originário da Alsácia-Lorena (França), designando aquele que tosquia ovelhas, ou até mesmo aquele que raspa a barba, como um barbeiro.




O BRASÃO







O brasão tem o escudo dividido em duas partes: uma parte em ouro com uma cruz negra e a outra em prata, onde está estampada uma roseira.



AS ORIGENS


A família de Anna Maria Scherer, minha hexavó, é proveniente da cidade de Buch, na Renânia-Palatinado. Anna Maria é avó paterna de Johannes Joseph Welter, que, com seu pai e irmãos, imigraram após o ano de 1833 no Rio Grande do Sul.


Obs.: algumas informações sobre a família foram fornecidas por Fridolin Feil na Alemanha, na pesquisa do sobrenome Welter na cidade de Buch.



A CIDADE DE BUCH






Buch é um município do Distrito de Kastellaun, no Rhein-Hunsrück-Kreis, na Renânia-Palatinado, Estado da Alemanha. Possui uma superfície de 13,45 km ², com 958 habitantes em 31/12/2006. A primeira menção documental da cidade remete ao ano de 1052.



STEPHANO SCHERER


Stephano Scherer, meu octavô (8º avô), nasceu por volta de 1697, provavelmente na cidade de Buch, distrito de Kastellaun, na Renânia-Palatinado na Alemanha. Ignora-se o nome de seus pais.



O CASAMENTO COM DOROTHEA (?)


Não foi encontrado o registro de casamento na Igreja de Buch de Stephano Scherer e de Dorothea, minha octavó (8ª avó), cujo sobrenome é ignorado. Deste matrimônio, tiveram pelo menos um filho.



O FILHO


I-Johannes Scherer (*29/06/1719 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha), meu heptavô (7º avô), casou-se com Anna Barbara Rockenbach (*1722 Biebern, Renânia-Palatinado, Alemanha/+04/03/1773 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha), minha heptavó (7ª avó), na data de 12/01/1740 na cidade de Buch.



O FALECIMENTO DE STEPHANO SCHERER


Não sabemos o local e a data de seu falecimento, mas presume-se que tenha sido na cidade de Buch, assim como a esposa Dorothea.



JOHANNES SCHERER


Johannes Scherer, meu heptavô (7º avô), nasceu em 29/06/1719 na cidade de Buch, distrito de Kastellaun, na Renânia-Palatinado na Alemanha. Foi batizado no mesmo dia na Igreja Católica. Seus pais chamavam-se Stephano Scherer e de Dorothea (?).



O CASAMENTO


Johannes Scherer casou-se com Anna Barbara Rockenbach (*1722 Biebern, Renânia-Palatinado, Alemanha/+04/03/1773 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha), minha heptavó (7ª avó), 
na data de 12/01/1740 na cidade de Buch. Deste matrimônio, tiveram seis filhos. 




OS FILHOS


I-Anna Maria Scherer (*30/01/1741 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+05/06/1805 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha), minha hexavó (6ª avó), casou-se com Johannes Leonhard Welter (*20/04/1745 Sohren, Renânia-Palatinado, Alemanha/+18/05/1805 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha), meu hexavô (6º avô), filho de Heinrich Welter e Maria Elisabeth (?), por volta de 1766 na cidade de Buch;


II-Johannes Scherer (*29/09/1742 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha);


III-Johannes Scherer (*02/03/1744 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha);


IV-Susanne Scherer (*26/03/1746 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha) casou-se com Peter Dielen em 27/02/1775 em Buch;


V-Johannes Adamus Scherer (*19/07/1749 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha) casou-se com Maria Josepha Habenstreit em 06/08/1776 em Buch;


VI-Maria Catharina Scherer (*06/08/1751 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+13/05/1752 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha).



O FALECIMENTO DE JOHANNES SCHERER


Não sabemos o local e a data de seu falecimento, mas presume-se que tenha sido na cidade de Buch. Anna Barbara Rockenbach faleceu em 04/03/1773 em Buch.




ANNA MARIA SCHERER


Anna Maria Scherer, minha hexavó (6ª avó), nasceu em 30/01/1741 na cidade de Buch, distrito de Kastellaun, na Renânia-Palatinado na Alemanha. Foi batizada em 02/02/1741 na Igreja Católica. Seus pais chamavam-se Johannes Scherer e de Anna Barbara Rockenbach.



 A rua principal de Buch


O CASAMENTO COM JOHANNES LEONHARD WELTER


Não foi encontrado o registro de casamento na Igreja de Buch de Anna Maria Scherer e Johannes Leonhard Welter (*20/04/1745 Sohren/+18/05/1805 Buch), meu hexavô (6º avô), mas provavelmente tenha ocorrido no início do ano de 1766 na cidade de Buch. Leonhard era filho de Heinrich Welter e de Maria Elisabeth Welter e era funileiro de profissão. Deste matrimônio, tiveram oito filhos.



OS FILHOS (VER FAMÍLIA WELTER)


I-Maria Margareth Welter (*07/03/1765 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha);


II-Susanna Welter (*15/12/1766 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha);


III-Anna Maria Welter (*04/11/1768 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha);


IV-Johannes Welter (*21/07/1771 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha), 


V-Johannes Welter (*19/09/1773 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha); 


VI-Johannes Welter (*30/12/1774 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+08/10/1828 Recife, Pernambuco, Brasil), meu pentavô (5º avô), casou-se com Margaretha Ries (*30/12/1769 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+29/01/1826 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha), minha pentavó (5ª avó), filha de Johannnes Peter Ries e de Anna Maria Goergen, na data de 16/08/1797, na Igreja Católica de Buch e, em 19/09/1797 no casamento civil na mesma cidade;


VII-Maria Elisabeth Welter (*23/01/1777 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha);


VIII-Johannes Adamus Welter (*14/01/1780 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha?/+Alemanha).
                                                                                              
                                                            

O FALECIMENTO DE ANNA MARIA SCHERER


Anna Maria Scherer faleceu na data de 05/06/1805 na cidade de Buch. Johannes Leonhard Welter faleceu em 18/05/1805 na mesma cidade.


Ver a continuação: Família Scherer 2ª Parte - Genealogia



67 comentários:

  1. legal, estou pesquisando um pouco da origem.
    me chamo Rafael Schenke Scherrer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá parente se assim posso dizer rsrs
      estou tbm a procura de meus antepassados minha bisavó mãe de meu avô era scherrer
      meu avô: Mizael Louzada filho de Trainolino Louzada e Rosalina Scherrer

      Excluir
    2. Maria vitória santos scherr11 de março de 2019 às 16:56

      Bom...me chamo Maria Vitória santos Scherr e na verdade de acordo com meu pai Dalton Gomes scherr Junior eu tenho parentesco . Meu avô se chamava Adolfo scherrer (infelizmente não sei o nome inteiro dele,talvez seja assim)

      Excluir
    3. Meu nome é Claudio Santiago Scherrer, sou do Rio de Janeiro,mas grande parte dos meus parentes Sherrer são do Espirito Santo.

      Excluir
    4. Meu nome é Luiza Daniela Scherer e nasci no Paraná , atualmente moro em Santa Carolina :)

      Excluir
  2. estou pesquizando minhas origens meu nome andria teresinha antunes scherer minha avó era elvira pauli scherer

    ResponderExcluir
  3. Os Scherer da postagem não são imigrantes, Andria. Embora as famílias tenham o mesmo sobrenome, não quer dizer que tenham parentesco entre si. Creio que tua avó paterna seja casada com um Scherer. É o teu avô, depois o pai, que te transmitiram o sobrenome. Os antepassados deles é que deves procurar.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Essa linhagem da família Scherer tem alguma relação com João Scherer, filho de Isabel e Felippe Scherer. Pais de:
    João Schettert Scherer, nascido em Nonoai, RS, 08/02/1909 e Lauro Schettert Scherer, agricultor, nascido em Nonoai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Pedro minha avo era filha de Lauro Scherer. Chamava se Veridiana Scherer

      Excluir
    2. Olá Pedro, estou procurando também a descendência de Isabel e Felipe Scherer.

      Meu avô era filho de João Olívio Scherer - filho deste casal, e casou com Dolfina Schettert, o nome do meu avô paterno: Izolete Schettert Scherer...

      Será que somos da mesma descendência??

      Excluir
    3. Sou filho de Isolete Schettert Scherer, estranho queres saber origem da família, mas não se identifica. Gostaria de ajudá-lo, se identifique

      Excluir
  5. Olá, os Scherer da postagem são ascendentes na Alemanha e não são imigrantes. Tens que pesquisar de onde vieram os teus Scherer. Não faço pesquisas de famílias com o mesmo sobrenome.

    ResponderExcluir
  6. O obituário de Philipp Scherer Sobrinho é 11 de agosto de 1860 Lageado. Filho de Jacob Scherer e Katharina Weibe. O documento em alemão ainda menciona Emilia Christina Scherer em São Caetano. Descende meu avô, Gustavo Scherer casou com Erika Iracema Blankenhein nascendo Berilo (faleceu quando bebê), Francisco Simeão (meu pai) e Marcelo José. Algum desses nomes cruza com Anna Maria Scherer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Érica, estes Scherer não são imigrantes no Brasil. São antepassados dos meus Welter. Os nomes que tenho são os que estão na postagem. Desta forma, eles não 'cruzam' com os teus. Deves começar a pesquisa a partir de ti, pais, avós, etc. e ir subindo. Deves procurar em registros da Igreja e em cartórios. O site do Familysearch é útil para os iniciantes. Podes procurar na Internet pessoas que pesquisem os imigrantes Scherer no Rio Grande do Sul. Boa sorte!

      Excluir
    2. Sou prima irmã de Francisco Simão, filho do tio Gustavo e tia Érica Iracema. Meus avós paternos são Phellipe scherer Sobrinho e Emilie Cristine Puerper Scherer de Lajeado-RS.

      Excluir
  7. Estou começando uma arvore genealógica da família Scherer.Tenho como inicio o Sr. João Scherer casado com Maria Madalena Germany vindos da Alemanha.Tiveram filhos,mas só sabemos o nome do meu bisavô que era Jacob Scherer casado com Albertina Machado.Se alguém tiver mais informações desde já agradeço. Gustavo Scherer Correa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gustavo.Devias ter mencionado o e-mail de contato para as pessoas te escreverem. Este blog não tem espaço para discussões que não sejam relativas às famílias de meus antepassados, pois o blog foi feito com esta finalidade.

      Excluir
    2. Olá.. Meu trisavô Mathias também veio da Alemanha com seus pais, porém não conheço o nome deles. Nenhum nome dos irmãos que vieram juntos, apenas que um morreu no navio mesmo.
      Filhos de Mathias: Maria Agatha, José, Afonso, Rosa e Miguel (meu bisavô)

      Excluir
  8. Procuro informações sobre minha bisavó, sei que ela veio da Alemanha e se chama CHRISTINA SCHERER casada com JOÃO LAVALL este vindo da França, pais de minha nona Emma Lavall....se alguem tiver informações meu email rosineiasavarro@gmail.com ou whats 47-99762-6206...desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É essencial dizer em que lugar do Brasil eles viveram, para as pessoas se orientarem. Boa sorte!

      Excluir
  9. meu nome e eduardo scherer filho de marco e adirce scherer filha de adolfina scherer e joao scherer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adolfina Scherer e João Scherer provavelmente são meus bisavós

      Excluir
  10. Eu sou da cidade de Rio Novo Do Sul.ES. Existe a família Scherer aqui também, mas são descendentes de suíços

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Mauri Scherer dos santos
    Minha mãe Loraine Scherer
    Avô João Augusto Scherer
    Avó Eli scherer
    Gostaria muito de saber de onde vieram, e se tenho direito a dupla cidadania.
    Meu email
    maurielucia2013@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. tambem busco imformaçoes sobre a historia da familia scherer. ME CHAMO CLEITON SCHERER CORREA.

    ResponderExcluir
  13. Olá sou Alice Scherer filha de Dorildes Scherer, neta de Ecildo Scherer e bisneta de João Olivrio Scherer e Adolfina Scherer gostaria de saber se tenho direito a dupla cidadania. Meu e-mail é alicescherer90@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, meu avô era irmão do seu, se chamava Izolete... também estou procurando o desembarque dos Filipe e da Isabel, avós deles...

      Excluir
  14. Se não pesquisares quem são os imigrantes, de onde e quando vieram, ninguém vai poder te ajudar, Alice. Procure um escritório que trabalhe com cidadania.

    ResponderExcluir
  15. Olá, meu nome é Lovani Sueli Beier, vamos ver se consigo me explicar: Meu avô materno é Wilibaldo Rasche, filho de Herman Rasche e Karoline Scherer, minha bisavó é filha de Philipp Scherer e Maria Kathin Gerhard Scherer. Acho que são as pessoas do começo. Meus pais enquanto vivos participaram dos primeiros encontros, e agora gostaríamos de maiores informações. Se possível, por favor fazer contato através email:lovanibeier@hotmail.com...desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber se os Scherer são parentes dos Scherrer. Sei que os Scherrer que chegaram ao Brasil vieram da Suíça e se instalaram em Rio Novo do Sul/ES.Eliení C. Scherrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única maneira de saber é pesquisares se os nomes dos teus ancestrais europeus Scherrer coincidem com os Scherer da postagem.

      Excluir
  17. Ola, são Scherer que vieram da Alemanha e se instalaram no interior de Montenegro.

    ResponderExcluir
  18. Sou neto de Olha Scherer bisneto de Idea e Carlos Scherer e tataraneto de Augusto Scherer! Algum parentesco ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Scherer da postagem são da Alemanha, NÃO SÃO IMIGRANTES, logo, não temos qualquer parentesco.

      Excluir
    2. Sim sou sara scherrer filha de Paulo scherrer neta de sergio scherrer e bisneta de Carlos scherrer sou desentente suíço minha família e de rio muqui ÉS atualmente moro no Estados Unidos Massachusetts

      Excluir
  19. Olá meu nome é Bianca Barbosa da Silva Scherer, sou casada com RODRIGO SCHERER, busco a os antepassados por parte paterna. O pai dele são VALDIR JOSÉ SCHERER, avó ERNELDO SCHERER, bisavô ALFREDO SCHERER, trisavô JOÃO SCHERER. Todos naturais do RIO GRANDE DO SUL, exceto o trisavô João que busco origens.

    ResponderExcluir
  20. Olá meu nome é jéssica Junges meus tataravos são Ricardo Sherer e Adolfina Scherer, tiveram uma filha chamada Alvina Scherer minha Bisavo que se casou com Rodolfo Junges.Teria alguma informação que possa me ajudar , meu email é jessicakrj@gmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Meu sobrenome mudou por erro decartorio ficou cheris minha vó e scherrer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha vó era Thereza Sophia Scherrer Moreira, nascida no Espírito Santo. Sua vó nasceu aonde?

      Excluir
  22. meu nome e guilherme scherrer brison aqui do estado do espirito santo sou de uma pequena cidade chamada rio novo do sul quem quiser entra em contato comigo meu feice e guilherme brison

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Claudio Santiago Scherrer, minha tia avó Amélia morava em Rio Novo do Sul ES.

      Excluir
  23. Olá, me chamo Sandy Naiara Scherer.
    Estou retomando à minha árvore genealogia, porém se esgotaram todas as informações que consegui.
    Mathias Scherer foi meu trisavô que chegou da Alemanha com um irmão (falecido no navio) e seus pais.
    Filhos de Mathias: Maria, Ágatha, José, Afonso, Rosa e Miguel (meu Bisavô)
    Alguém que quiser mais informações ou tiver conhecimento deste Mathias pode entrar em contato comigo no email sandynscherer@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Procuro por descendentes de Matias scherer e Catarina scherer a irmã de Matias se chama vá Angelina scherer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Sidnei Schröder28 de abril de 2022 às 02:00

      Encontrei um túmulo com esses nomes petru Scherer e Katarina Scherer filho de Matias Scherer.

      Excluir
  25. Não tenho conhecimento da esposa de Mathias, não posso afirmar se era Catarina também. E sem conhecimento de irmãos também, somente que um morreu já no navio quando vinham da Alemanha. Desculpe a demora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandy Scherer, tenho um documento de Matias Scherer e Catarina sherer pai de petru Pedro Scherer nascidos rumania.

      Excluir
  26. Sou Ketlin Clazer Scherer, e meu pai é Adair Scherer, meus avós paternos são Scherer, mas minha avó paterna tem tbm Hartmann no nome, eles dizem que nossa
    Família e de origem alemã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o nome dos meus avós paternos é Rock Scherer e Irene Hartmann Scherer, se alguém tiver um parente com o mesmo nome gostaria de saber.

      Excluir
  27. Sou neta da Nelcinda Scherer casada com o Pai Scherer, ela é filha do Fredolino Scherer (pai dele é Carlos Scherer)
    Meu tataravô Carlos veio de Alemanha no ano de 1883

    ResponderExcluir
  28. Alguém com parentescos de Matias Scherer , pai de pretrus ou Pedro Scherer?

    ResponderExcluir
  29. Boa noite!
    Alguém tem algum parente da região de Itapiranga Santa Catarina. Meus avos eram de lá.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde.
    Tenho dados de Mathias Scherer filho de Johann E Catharina Scherer, nascido em Weiskirch, Alemanha nascido no dia 05-09-1880. Segundo minha mãe que na viagem morreram 2 irmãs de Mathias que foram jogadas ao mar, ele tinha ainda tinha os segintes irmãos: Johann, Peter, Matheus, Catharina, Joseph e Jacob. Fixaram residência em Santa Cruz do Sul,RS. Casou com Anna Maria Immig. tiveram os filhos: José Jacó, João, Johanna, Theresia Maria, Regina Helena, Maria Catarina, Pedro Mathias, Martha Ida, Rosa Paulina. Mathias veio morar em Itapiranga, SC no ano de 1931. E por fatalidade morreu no mesmo ano de um acidente com arma de fogo.

    ResponderExcluir
  31. Sou Quéli Scherer, meu avô paterno Reinaldo Scherer, morava em São Sebastião do Cai, RS, minha avó Alvida Nunes Scherer, faleceu com 100 anos em 2018. Não tenho acesso a mais informações. Caso alguém saiba de antepassados com estes nomes, procuro saber a origem do sobrenome. De onde vieram nossos antepassados.

    ResponderExcluir
  32. Meu bisaavô era Henrique Scherer Sobrinho cc Maria Scherer Scherer, pais de João Reinoldo Scherer cc Adelaide Ziegler Scherer, pais de Miguel Waldemar Ziegler Scherer

    ResponderExcluir
  33. Oi,meu avo Ivo Scherer casado com Nicolina Scherer,sei que meu bisavo veio da alemanha e foram morar em Camaqua /Arambare e plantavam arroz. Sei que tambem tem descendencia polonesa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Descendo de Joaquim Valdivino Scherer..nascido em Camaquã no final do séc 19. Será que somos parentes?

      Excluir
  34. Meu nome e Adlaine Scherer

    ResponderExcluir
  35. Olá, minha avó se chamava Reinilda Scherer KOester (Koester,sobrenome do meu avô) eram da região de Rio do Sul e Ituporanga.

    ResponderExcluir
  36. oi sou da familha schere de sao pedro de alcantara sc primeira colonia alemao de santa catarina

    ResponderExcluir