Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Família Machado 1ª Parte - Ancestrais e Descendentes











A ORIGEM DO SOBRENOME MACHADO

Segundo um artigo da Wikipédia, o primeiro a portar o sobrenome ‘Machado’ foi Martim Pires Machado (*1200/+?), o qual prestou uma homenagem à memória de seu avô Mem (ou Mendo) Moniz de Gandarei (ou de Candarei), 1º Senhor da Quinta e Honra de Gandarei, que rompeu com golpes de machado as Portas da cidade medieval de Santarém, que estava em poder dos mouros. A cidade foi conquistada pelo rei D. Afonso Henriques, na data de 15/03/1147. Mem Moniz é considerado um herói da história de Portugal, sendo filho de Moninho Viegas e Valida Trocozendas, tendo se casado com Cristina, com a qual teve os filhos: Moninho Mendes, Pedro Mendes de Gandarei, Nuno Mendes de Gandarei, Egas Mendes e Mor Mendes de Gandarei. O filho Pedro casou-se com Elvira Martins de Riba de Vizela, sendo estes os pais de Martim Pires Machado, alcaide e nobre medieval do Reino de Portugal.


Tomada de Santarém – Roque Gameiro, Quadros da História de Portugal, 1917 – Fonte: Wikipédia

Segundo relato de Rodrigo Trespach, existem famílias sem ligação com estes nobres lusitanos: “Nos Açores, viveu Mécia de Andrade Machado, filha de João de Lisboa Machado da família do concelho de Lanhoso, em Portugal. Do casamento de Mécia com Gonçalo Annes, descende Gaspar Dutra Machado, nascido na Ilha Terceira em 1597 e que, migrando para o Rio de Janeiro, deixou descendentes. Dos Açores, muitos Machado emigraram mais tarde para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, especialmente no século 18. No Rio de Janeiro, pelo menos 39 famílias Machado foram registradas entre séculos 16 e 18. O sobrenome também foi adotado por africanos e descendentes escravizados, entre os quais o capixaba Vicente Pereira Machado, que recebeu o sobrenome do dono da propriedade onde vivia”. Fonte do Site: sobrenomes.genera.com.br


O BRASÃO DO SOBRENOME MACHADO




Fonte: Heraldrysinstitute


OS MACHADO EM ALEGRETE RS 

A Família Machado, à qual pertence a ancestral Maria do Carmo Machado, minha bisavó, no presente estudo está apenas relacionada com a cidade de Alegrete, no Rio Grande do Sul, Brasil. Maria do Carmo teve uma união estável com o imigrante italiano Nicola Abarno, meu bisavô.


A CIDADE DE ALEGRETE



Fonte: Wikipedia - Raphael Lorenzeto de Abreu


Parque Rui Ramos - Fonte: Site Turismo Alegrete


MARIA DO CARMO MACHADO

Maria do Carmo Machado, minha bisavó, nasceu entre os anos de 1857 e 1858, na cidade de Alegrete, no Rio Grande do Sul, Brasil. Ignoram-se os nomes de seus pais. Ela teve uma irmã chamada Carmen Machado, madrinha de casamento da filha Alfonsina, e outra irmã chamada Maria Antonia Machado (*1870/1871 Alegrete RS/+21/07/1896 Alegrete RS). Não foi possível descobrir os nomes dos pais das três irmãs.



A UNIÃO COM NICOLA ABARNO

Maria do Carmo Machado teve uma união estável com Nicola Abarno (*19/02/1842 San Fele, Província de Potenza, Itália/+15/05/1918 Alegrete RS, Brasil), meu bisavô, não este tendo se casado e nem vivido com ela, talvez por estar ainda legalmente casado com Angela Maria De Vigo, a qual veio a falecer no ano de 1897. Tiveram 5 filhos. Sabe-se muito pouco sobre Maria do Carmo, além da informação de que esta teria uma ascendência indígena, provavelmente Charrua, mesclada com ancestrais portugueses. Maria do Carmo, em certa ocasião, pediu ao Juiz que Nicola Abarno assumisse a criação de seus filhos Conrado e Manoel Victor, tendo voltado atrás e recuperado a guarda dos mesmos. Porém, no ano de 1888, requereu ao Juiz que seus filhos fossem entregues novamente ao pai Nicola Abarno. Este respondeu à intimação e, na data de 04/04/1888, pediu ao Juiz a tutela dos filhos menores, tendo em vista a impossibilidade material e moral da mãe de mantê-los junto a si. O Curador Geral não se opôs à solicitação. Assim sendo, Nicola Abarno foi nomeado tutor de Conrado e Manoel Victor (Arquivo Público do RS, Alegrete, Tutela, Órfãos e Ausentes, Nº 1.198, Maço 60, Estante 65, Ano 1888. Tutelados: Conrado e Vitor Manuel (consta Emanuel). Tutor: Nicola Abarno).


O casal teve ainda mais duas filhas, minha avó Alfonsina e Mathilde Abarno, que faleceu na infância. Nicola e Maria do Carmo tiveram quatro filhos na constância desta união. Constou no inventário de Nicola Abarno, em 1918: “VI – Que o de cujos, durante o seu primeiro estado de viuvez, houve com D. Maria do Carmo, mulher solteira, com quem não tinha impedimento para casar, os seguintes filhos naturais: Conrado Abarno, Victor Manoel e Alfonsina Abarno, atualmente casada com Roque Di Giuseppe, os quais estão legalmente reconhecidos.” Segue: “Filhos naturais reconhecidos: Conrado Abarno, solteiro, maior; Manoel Victor Abarno, casado, maior, Alfonsina Abarno Di Giuseppe, casada com Roque Di Giuseppe. VII - Que, ainda, todos os herdeiros residem nesta cidade, com exceção de Conrado Abarno, que é domiciliado em São Luiz Gonzaga e Manoel Victor Abarno na Colônia Erechim, neste Estado”. Entretanto, no decorrer das pesquisas, foi descoberto mais um filho de Nicola Abarno e Maria do Carmo Machado, chamado Euclydes Abarno, cujas informações serão descritas mais abaixo.


OS FILHOS (VER FAMÍLIA ABARNO)

I-Conrado Abarno (*19/03/1883 Alegrete RS; CRCPN Alegrete, Livro A–4, fl. 69 verso, nº 286/+05/05/1955 Porto Alegre RS) casou-se em primeiras núpcias com Honorina Ribeiro (*1890 RS/+21/04/1923 RS), filha de Domingos Ribeiro e Maria do Carmo Pinto, na data de 05/11/1906, na cidade de São Luiz Gonzaga RS (CRCPN São Luiz Gonzaga, Livro B–5, fl. 36/37, nº 37), tendo o casal três filhos: Antônio Ribeiro Abarno, Armando Ribeiro Abarno e Matilde Ribeiro Abarno. Casou-se em segundas núpcias com a viúva Ursulina Soares Trindade (Lica) (*03/04/1904 RS/+26/02/1983 Porto Alegre RS), filha de João Soares de Lima e de Ritta Soares da Trindade, na data de 25/11/1925, em Porto Alegre (CRCPN Porto Alegre, 1ª Zona, Livro B–62, fl. 155 verso, nº 717), tendo o casal dois filhos: Tupy Soares Abarno e Giovanni Soares Abarno. Conrado era Capitão do 28º Corpo Auxiliar da Brigada Militar, segundo informação de Alfonsina Juliani Giuseppe, servindo na cidade de São Luiz Gonzaga RS. Conrado faleceu aos 82 anos de idade (CRCPN Porto Alegre, 4ª Zona, Livro C–96, fl. 224, nº 74.070) e foi sepultado no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre, local onde também foi sepultada Ursulina (Setor B-3, nº 6.907).




Conrado Abarno


II-Manoel Victor Abarno (Victor Manoel Abarno - Nezinho) (*15/04/1885 Alegrete RS/+19/04/1966 Porto Alegre RS). O nome de batismo era Victor Manoel Abarno. No registro de batismo, consta que nasceu na data de 03/04/1886: "No dia vinte e quatro de junho de mil oitocentos e oitenta e seis, batizei solenemente a Victor Manoel, filho natural de Maria do Carmo, nasceu no dia três de abril de mil oitocentos e oitenta e seis; foram padrinhos Luiz (...) e Coralina da Conceição e para constar lavrei este termo que assinei. O Vigário Frederico Catani (Cúria de Uruguaiana, Livro Batismos Alegrete n. 18, fl. 10 v)”. Por ter sido registrado anos mais tarde, o pai Nicola Abarno cometeu um erro, quando forneceu ao Cartório a data de 15/04/1885 como sendo a de seu nascimento. Casou-se com Doralina Pietro (Chininha) (*20/05/1891 Alegrete RS/+30/10/1964 Porto Alegre RS), filha de Rosalino Pietro e de Rita Joaquina Barbosa, na data de 20/02/1908, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição Aparecida do Alegrete (Cúria de Uruguaiana, Livro Casamentos Alegrete 1880-1911, Livro 12, fl. 81). Casaram-se no civil na mesma data. (CRCPN Alegrete, Livro B - 3; fl. 159, n. 14). Na época do casamento, Manoel Victor era militar. O casal teve um único filho chamado Victor Pietro Abarno. Manoel Victor era portuário aposentado, tendo ficado cego. Veio morar com a família em Porto Alegre antes do ano de 1949, residindo no Bairro Tristeza, na Rua Gen. Rondon n. 1.037. Faleceu por insuficiência cardíaca e arteriosclerose (CRCPN Porto Alegre, 5a. Zona, Livro C-13, fl. 42, n. 7.164), e foi sepultado no Cemitério da Vila Nova em Porto Alegre.



Victor Pietro Abarno


III-Alfonsina Abarno (*01/01/1890 Alegrete RS/+13/12/1953 Porto Alegre RS), minha avó, casou-se com o italiano Rocco Di Giuseppe (*23/03/1876 Anzi, Província de Potenza, Itália/+31/08/1949 Alegrete RS), meu avô, filho de Francesco Di Giuseppe e de Filomena De Fina, na data de 18/03/1905 em Alegrete RS. O casal teve dois filhos: Francisco Abarno Giuseppe e Alfonsina Abarno Giuseppe.



Alfonsina Abarno


IV-Mathilde Abarno (*1892 Alegrete RS/+06/10/1897), conforme o registro de óbito no Livro da Igreja, Mathilde faleceu de tuberculose pulmonar aos 4 anos de idade, sendo sepultada no dia seguinte no Cemitério Municipal de Alegrete (Cúria de Uruguaiana, Livro Óbitos Alegrete n. 7, fl. 50 v). No registro civil de óbito consta que o mesmo foi declarado por José de Lima e atestado pelo Dr. Honorino de Oliveira (CRCPN Alegrete, Livro C - 4; fl. 13 v, n. 90);


V-Euclydes Abarno (*1893 Alegrete RS/+Antes de 1973 RS), Sapateiro de profissão, era casado com Placidina Souto (*1893 RS/+17/02/1950 Carazinho RS). Tiveram seis filhos, nascidos na cidade de Carazinho RS: Ruy Abarno, Oreosil Abarno, Victor Abarno, Nelson Abarno, Donosor Abarno e Jovani Abarno.



O FALECIMENTO DE MARIA DO CARMO MACHADO
 
Maria do Carmo faleceu os 38 anos de idade, na data de 21/07/1896 (CRCPN Alegrete, Livro C - 3; fl. 193, n. 56), na cidade de Alegrete, sendo sepultada no dia seguinte no Cemitério Municipal de Alegrete. O registro do Livro de Óbitos da Igreja refere que Maria do Carmo era de tez indiática, não menciona o estado civil, nem o nome dos pais, por serem provavelmente falecidos à época. Segundo contava a filha Alfonsina, minha avó, a sua mãe havia morrido de tuberculose quando era ainda criança. Alfonsina teria ajudado a mãe durante a doença, sendo que as pessoas comentavam sobre o perigo de que a menina pudesse vir a contrair a doença (Cúria de Uruguaiana, Livro Óbitos Alegrete nº 7, fl. 47 v).



Registro de Maria do Carmo no Livro de Óbitos da Igreja de Alegrete

Ver a continuação: Família Machado 2ª Parte - Genealogia


100 comentários:

  1. Essa é apenas uma parte da história, já que a linha direta de descendencia de Dom Mendo Moniz passa por Domingos da Costa Machado, que se estabeleceu em Campinas, SP, com semaria que ia até as terras de Santa Barbara d'Oeste. Ele e seus descendentes eram homen bons de Campinas, e Barreto Leme, fundador de Campinas, casou-se com a filha de Domingos da Costa Machado. Essa a linhe direta de desecendentes de Dom Mendo Moniz, que recebeu o nome Machado após sua dedicação à conquista do castelo de Santarem, servindo a Dom Afonso Henriques.


    Joaquim do Amaral Machado
    Campinas - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A explicação do sobrenome, referida na segunda parte do tópico da origem, refere-se então a esta família em particular e não às demais pessoas que têm este sobrenome que vieram para o Brasil. Obrigada pela informação, Sr. Joaquim.

      Excluir
    2. Boa tarde Sr. Joaquim,

      Sou descendente direto de Domingos da Costa Machado, o Velho (sexto-neto). Sei que Domingos nasceu em Braga, em Portugal, por volta de 1720. Domingos imigrou para o Brasil, onde se casou duas vezes e constituiu família. No entanto, não encontrei nada sobre os antepassados de Domingos, nem mesmo encontrei o nome dos seus pais. O senhor tem a linhagem de D. Mendo Moniz até Domingos? Se sim, gostaria muito que compartilhasse. Obviamente, Domingos é o antepassado de um imenso número de pessoas no estado de São Paulo que possuem o sobrenome Machado.

      Excluir
    3. Olá Lisete Göller, Sou Manoel Gonçalves (mgcosta@uol.com.br). Pesquiso sobre a Familia Machado, pois, acredito ser da descendência, já citada em comentários anteriores, Sequência de Mendo Moniz. Minha Familia: Machado Vasconcellos, veio para Santa Catarina (de SP) por volta de 1850. Meu trisavô (Leonel Caetano da Silva Machado) se instalou em São Joaquim.sc, por ocasião da emancipação. Foi o 3º prefeito em 1895. Fiz algumas pesquisas e inciei um BLOG (caseiro). Espero estar certo. www.familiamachado-sj-sc.1893. Tomei essa data como referência, por haver um DUO destacando a Guarda Nacional para a Serra Catarinense e Gaucha. Ali constam os nomes de meus antepassados.

      Excluir
    4. Sou WALQUÍRIA SANTOS MACHADO e me pai foi Waldir Silva Machado

      Excluir
    5. Olá Lisete, meu nome é Eules Machado sou neto do Joaquim Machado Borges, gostaria de saber mais sobre minha linhagem, família Machado, a maioria está em Goiás

      Excluir
  2. Muito bom isso, Sou Alex da Silva Machado, neto de Thomé de Souza Machado, nascido em Itapemirim ES, foi prefeito aqui na cidade por 2 vezes, atualmente falecido. Fizemos ano passado o I Encontro da Família Souza Machado, e estamos montando a árvore de descendentes, em breve retornarei. Abraço primos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avô paterno se chama José Souza Machado,meu pai se chama Domingos Souza Machado.
      Ambos são naturais da Bahia

      Excluir
    2. Meu pai nascido em lençóis chapada diamantina Waldir Silva machado

      Excluir
  3. eu também sou machado. Paula Machado, meu avô falecido Amaro Nogueira Machado Filho, nascido em Campos dos Goytacazes, todos os irmãos do meu avô são brancos de olhos claros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula Machado. Penso que o teu avô tem raízes não portuguesas nos seus antepassados. Um abraço.

      Excluir
    2. Minha avó é de Campos dos Goytacazes, Berenice Machado Lopes, filha de Adriano e Alzira Machado.

      Excluir
    3. Minha avó Alzira Machado...nasceu em minas gerais..dizia ser filha de portugueses q trabalhavam com café aqui no Brasil se cadou com Calixto Mendonça. Se alguem tiver mais alguma informaçao ou grau de parentesco mais próximo seria nom saber. Agradeço .

      Excluir
    4. Meus avôs descendem de Minas Gerais, porém se conheceram em Goiàs, minha avó filha de indígena e meu avô Gustavo Luis Machado ( Todos os filhos 8 homens, com sobrenome JOSÉ MACHADO).
      Procuro mais informações sobre as raízes, meu nome é Marcos (Luiz) do avô Garcia(da mãe) Machado (do avô).
      email: mluizgar@gmail.com

      Excluir
    5. Sou neto se Rubens tavares machado,de campos dos Goytacazes também,tavares vem do meu bisavô e o machado da minha bisavó ,comecei o estudo sobre minha árvore genealógica a pouco tempo,mas estou super intrigado com todo o conhecimento e descobertas que esto tendo.

      Excluir
  4. OO eu sou da familia machado :) Gabriella Machado santos Victoni

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,
    Muito interessada na historia da familia Machado, e sobre tudo porque nao conheco minha famila ( nem meu pai nem minha mae) sei os nomes, nomes dos meus avos e assim como o Joaquim tambem sou "do Amaral Machado". Eu queria muito saber a historia da minha famila nomes dos meus bisavos tios tias de onde sao de onde vieram enfim! Nao sei se esse post tem a ver diretamente com minha familia, mas se souberem de alguma coisa, por favor responda!

    Grata,
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ana, apenas desenvolvo a árvore genealógica relativa à minha família. Dificilmente alguém vá te responder, pois nem mesmo dizes de onde és, os nomes, etc. As pessoas se esquecem que quem lê não pode adivinhar as questões... A maneira de saberes é ir atrás dos registros da igreja, dos cartórios, conversar com parentes, amigos destes, para começares a montar a tua árvore. Os sobrenomes portugueses são complicados, porque eles podem colocar apenas o materno, ou só o paterno ou de algum ascendente. Espero que tenhas confiança e que superes as dificuldades. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Anônimo. A única coisa que concluo é que o teu sobrenome é Machado, porque o estás afirmando.

    ResponderExcluir
  8. Olá!!! minha familia é assis Machado, estamos procurando por parentes, meu bisavô chamava-se VERÍSSIMO DE ASSIS MACHADO, sei que nasceu em Minas Gerais, e veio para SP interior, estamos nos reunindo com familiares, e tentar descobrir por parentes, se alguem souber algo que for semelhante, responder no meu email: renataxaviere@hotmail.com, obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neemias de Assis Machado30 de junho de 2014 às 20:47

      Olá Renata,
      Sou trineto de Veríssimo de Assis Machado e Francisca Carolina do Rosário. Há algum tempo pesquiso a história de minha família. Meu bisavô (até onde sei) era um dos filhos mais velho, já que o trisavô Veríssimo casou em São José da Boa Vista em 1885. Seu nome era Honorato de Assis Machado, este nasceu em 22 de Dez 1.888 na cidade de Itaporanga-SP e casou na cidade de São José da Boa Vista - PR com Júlia Maria do Espírito Santo (esta, filha de João Franco de Souza), e se mudou na época para o Ribeirão do Engano na fazenda que seu pai lhe comprou. Hoje este local pertence ao município de Ibaiti. Faleceu em 15 de Fev de 1956 na cidade de Pinhalão-Pr.
      A grande dúvida que surge e quero solucionar é a seguinte: Veríssimo era coronel da Guarda Nacional (Título comprado) seu pai se chamava Vicente Felisberto de Souza e sua mãe Maria José do Espírito santo). Nenhum de seus irmãos tem o sobrenome Assis Machado. Da onde saiu o sobrenome Assis Machado? Será que Maria era filha do grande Coronel Domiciano Correa Machado, fundador de São José do Cristianismo e hoje São José da Boa Vista?
      Meu email é professorneemias@hotmail.com

      Excluir
  9. O meu bisavô era Gervásio Machado da Silva, era casado com Angelina Briz da Silva.
    Não sei exatamente onde moravam, mas sei que tinham muitas terras, que eram da família Machado, no Rio Grande do Sul.
    Meu avô, José Briz da Silva, filho de Gervásio Machado, nasceu em Pelotas.
    Você encontrou em sua árvore genealógica algum Gervásio? Vou procurar ainda o nome dos pais dele... Qualquer coisa entro em contato novamente!
    Grata,
    Amanda.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Amanda! Está claro nesta postagem que não sei quem eram os pais de minha bisavó Maria do Carmo Machado. Logo, não existe uma árvore genealógica de ascendentes. O que está no título Família Machado - Genealogia, em que podes ter acesso ao link, são seus descendentes. Existem inúmeras famílias Machado no Rio Grande do Sul. Deves pesquisar nas cidades em que os teus antepassados viveram. A minha bisavó nasceu em Alegrete, cidade da fronteira do RS. Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá. Meu nome é Michele de Souza Machado. Meu avó também possuía o mesmo sobrenome é era de Santa Maria Madalena. Gostaria de saber mais sobre minhas origens.

    ResponderExcluir
  12. Conforme o que está no texto sobre minha bisavó, não foi possível determinar o nome de seus pais. Por isso, não posso avançar nos antepassados. Ter o mesmo sobrenome, não significa ter parentesco. Além do mais, a família Machado é imensa. A única maneira de saber mais sobre as tuas origens é pesquisares nos cartórios e registros da Igreja nesta cidade que não sei onde fica ou contratar alguém que faça pesquisas genealógicas.

    ResponderExcluir
  13. ola quero encontra a família de minha mãe miguelina machado do rio grande do sul sertãozinho
    paulinarosa11@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Ola eu me chamo Marion Muller Machado meu bisavó chamava-se Odorio Vitorino Machado meu avô Manoel Afonso Machado e meu pai Joel Machado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me chamo Lucia Grosner e meu avô também era Odório! Odório Pedreira Machado, de Santo Amaro da Purificação, na Bahia (terra de Caetano e Betania).

      Excluir
  15. Sou Joel Aparecido B. Pereira, bisneto de Eleodoro Pereira e Porfiria Flores, tataraneto de Antonio Tomé Machado e de dona Rosa de Bastos Pinheiro , residiam em São Luiz Gonzaga - RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola acredito que seja parente seu pois meu pai era de sao luiz gonzaga cristiano salvador machado e meus primos por parte de pai tem o bastos machado no nome e sao de sao luiz gonzaga

      Excluir
    2. MEU NOME É SAULO MACHADO.
      MAS TEM MUITA INFORMAÇÃO CONFUSA
      MAS NOSSA FAMÍLIA SEMPRE FOI PERSEGUIDA PELA A IGREJA CATÓLICA,SOMOS UM FAMÍLIA DE SEMITAS ESTAMOS NO MUNDO TODO COM O MESMO SOBRE NOME MACHADO CONHECIDO COMO SEFARDITAS ,A INQUISIÇÃO TENTOU DIZIMAR NOSSO SOBRE NOME MAS DEUS NÃO PERMITIU,SINTO QUE NOS AMA MUITO

      Excluir
    3. Boa tarde,sou Walter Machado dos Santos e fazendo pesquisa no app SearchFamily,descobri alguns ascendentes.Meu pai foi Waldemar Machado dos Santos e meu avô Joaquim Machado dos Santos,,todos ,sempre viveram e São Paulo,capital.

      Excluir
  16. Bem meu nome é michelle machado estou procurando irmão gêmeo do meu avô que chama Sebastião dias machado o Nome do meu avô era levi dias machado eles nasceram 4 de.marco entre os ano 1904 até 1918 não tenho certeza

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde! Meu nome é Paula Luisa Machado de Jesus Nascimento , meus avós maternos são Josepha machado e João Francisco Machado ja falecidos. Moravam em Santa Catarina e o restante da familia em Porto Alegre. Gostaria de fazer minha árvore genealógica e encontrar pessoas que fazem parte da minha historia.

    ResponderExcluir
  18. Olá, sou neto de ALVARO DOS REIS MACHADO, bisneto de POLICENO JOSÉ MACHADO e terceiro neto de MANOEL JOSÉ MACHADO. Eu nasci no Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  19. Ola o meu nome é Iris Rafaela Granado Machado o meu avo é Manuel Antonio Machado e a minha avo é Emilia luzia Esteves Machado o meu bisavo é chamava-se Artur Machado eu goataria muito de saber sobre os meus antepesados, até onde eu sei o meu trisavo foi obrigado a sair do Brasil e veio viver para portugal mais propriamente para uma aldeia chamada Lagoa la conheceu uma rapariga e caçou-se com ela tiveram três filhos ( mas só sei o nome de um desculpem) o nome de um deles é Artur Machado ele quando cresceu caçou-se com uma mulher venderam tudo o que tinham isto é terrenos propriedades mais propriamente metade da aldeia só ficaram com a casa familiar, e tudo isto para irem viver pro Brasil mas assim que pissaram lá foram obrigados a regressar e quando chegaram tiveram filhos passado uns anos ela murreu de cancer e ele casou-se outravez com a mae da minha avo. Só quero respostas, gostava muito que voces me pudecem agudar porfavor se sabem qualquer coisa sobre isto por favor mandem uma mensagem para:
    Raquel.la.rubia.guapa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Se Machado é português com certeza açoriano. Em Portugal descende Mouro. Portanto árabe . com orgulho no oriente. Descende dos Bárbaros quê chegaram a Babilônia. E resumindo todos parentes direito do macacas. Precisamente Símios. Portanto parentes e irmãos.😂😂😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que quem descende de macacos é você, com este português mal escrito e redigido. Deveria ter colocado o seu nome, isto se não fosse um covarde analfabeto. Este tipo de discriminação deveria lhe dar cadeia, que é onde merecia estar em regime de prisão perpétua.

      Excluir
    2. Árabe...... Kkkkk....mas é nunca..... Estuda amigo.... Machado e sobrenome de sefaraditas. Kkkkk

      Excluir
    3. se o teu sobrenome é sefarditas é porque com certeza você o era pois estudo genealogia e já li vários artigos de pessoas que adotaram, para não dizer usurparam do sobrenome de pessoas de bem para fugir da inquisição ou se esconder como você esta fazendo agora em um perfil falso. só pode se tratar de um covarde idiota mesmo.

      Excluir
  21. Gostaria de agradecer a voce Lisete pelas informações neste blog. Sou Paulo Machado e meu é Machado do Ceará- Crateús. Sou do Distrito Federal e agradeço pelo belíssimo trabalho realizado aqui. Necessito entrar em contato com todos os Machados do DISTRITO FEDERAL PARA ORGANIZARMOS UMA FANPAGE NO FACE. Deixo aqui meu zap de Contato 61 - 98471 -2272 . Zap está monitorado pela web. Obrigado.Acessem meu Blog : nageralcomopovo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sucesso neste teu projeto! Abraço.

      Excluir
    2. Olá, Paulo César.
      O sobrenome da minha mãe é Machado também. Na verdade, Machado de Castro. Ela nasceu em Crateús. Gostaria de encontrar mais informações sobre a origem da nossa família.

      Excluir
    3. zenóbia vieira machado22 de maio de 2018 às 18:40

      meu pai se chamava zenóbio machado e meu avô Antônio machado
      Eu nasci em Macaé est,do Rj gostaria de saber mais sobre meu antepassado.

      Excluir
  22. meu avo,Teófilo Machado Maia.falecido em 1962 com 75 anos,tinha o habito de anotar datas importantes de seus descendentes.ainda existe esse livro . era natural da comarca de Jaú.S.P.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola meu bisavo era teofilo machado pai de Cristiano salvado machado meu pai
      o.O

      Excluir
  23. minha dúvida é Família Machado é uma família só.
    me chamo Kerlen Gisele de Vargas Machado sou filha de Remi Correa Machado e neta de Manoel Correa Machado natural de Boqueirão do Leão Rio Grande do Sul e dorilia Padilha Machado
    meu bisavô Serafim Correa Machado e Maria Luiza Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoalmente, acredito que existam várias famílias com este sobrenome. Seria necessário estudar cada uma delas até encontrar os ancestrais em comum, para se chegar à conclusão de que realmente existe uma só família Machado.

      Excluir
    2. Conta-se que no ano de 1200 na ilha da madeira se não me engano, um povoado era saqueado seguidamente, então resolveram fortificá-lo.determinada hora era fechado o portão e não entrava ninguém. Mas um lenhador se atrasou bateu no portão e como ninguém abriu, botou o portão pra baixo com seu machado.Mais tarde um neto seu achou muito bonito o feito do avô, disse a partir de hoje vou me chamar ser Machado no sobrenome.

      Excluir
  24. Sou neta de Maria das dores machado de Abreu, filha de Belarmino Machado de Abreu, não tenho informações do meu bisavô Belarmino, só sei que era uma família bem grande de São José dos Campos em meados de 1910 ano de nascimento de minha avó.

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de saber mais sobre os meus antepassados.

    ResponderExcluir
  26. Voce conhece a familia Machado de Rio Real-Bahia?
    Godeardo Machado tem centenas de descendentes.
    Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o blog é dedicado apenas aos meus antepassados. Abraço.

      Excluir
  27. Olá! Infelizmente tive de parar com minhas buscas genalógicas por falta de conhecimento por onde fazer as procuras necessárias para o saber de meu antepassado.
    Por incrível que pareça, sou descendente de 2 ramos de Machado (um falecido a 1852 e o outro com nascimento provável em 1835).
    Fico feliz mesmo assim, por ter conseguido tanto sobre minha origem, embora a frustração de não saber se sou de 1 ou 2 famílias Machado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site mórmon familysearch.org pode ajudar todos a encontrar registros de seus antepassados e montar sua árvore genealógica. É uma ferramenta de busca maravilhosa.

      Excluir
  28. Procuro por Euclides Pereira Machado casada com ele tivemos um filho que gostaria muito de ter notícias.Euclides é natural de Alegrete RS filho de Nilda Pereira Machado

    ResponderExcluir
  29. A unica origem que consegui ver foi que a família machado não chega alem de 1800 e tal e que na época dos tropeiros das mulas muitos vindo de são paulo fonte de partida fixaram também em são José dos ausentes onde se juntaram com alguns pereiras e descenderam meus bisavôs e depois de estarem no rio grande foram para o litoral de SC mais precisamente no morro da fumaça em Araranguá e depois meus avós em jaguaruna não consegui ir além comecei a ver pelos portos onde chegaram os machados nem em salvador nem no rio na era da coroa portuguesa tem registro único registro é pelo porto de santos e geralmente eram fugitivos e marginais pois ja eram nos tempos de 1800 antes disso não vi e não achei nenhum registro seja ele em cartórios e nem em outros descendentes do mesmo sobre nome a partir dali começou a saga da família machado com os tropeiros tanto que ha registro da fundação de barretos SP como Bernardino Machado ele foi um dos e agente apenas supõe que vieram descendo até o rio grande do sul final da entrega de mulas para o comercio no brasil como animais de carga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todos os machados envolvidos nesta rota das mulas foram casados com nativas pegas a laço ou seja todos os descendentes hoje tem miscigenação indígena alem disso muito ficaram por varias regiões sendo então difícil a identificação de todos como um todo eu sou machado de até são José dos ausentes RS dali em diante até jaguaruna meus avós e então nada a declarar se alguém se identificar com as regiões citadas por favor entre em contato quero saber mais

      Excluir
    2. Fernando Machado... A família da minha avó materna é do Sul de Santa Catarina. Seu documento é de Jaguaruna-SC. Seu nome era Daria Machado, filha de Jose Machado Filho e Anna Pereira Machado. Gostaria de conhecer a origem da família Machado também.

      Excluir
  30. Fernando minha familia MACHADO é natural de IBITIPOCA-MG. e foram para LEOPOLDINA-MG. onde ajudaram a fundar àquela cidade. Se você quiser saber mais sobre minha família favor entrar no google e pesquisar origem da família MACHADO em Leopoldina.
    Os fundadores de Leopoldina, foram os Machado, os Almeidas e os Netos.

    ResponderExcluir
  31. meu nome e jose machado procuro por minha mae noemia machado de catanduvas pr

    ResponderExcluir
  32. "Bom dia. Minha avó, que não herdou o sobrenome Machado e se chamava Ana Theodora da Silveira, dizia que a origem da família era de um dos três irmãos que imigraram para o Brasil. Pelo que ela contava (ela faleceu em 1997, um dos irmãos morreu logo que chegou ao Brasil, outro ficou no Nordeste do país e o que seria meu trisavô ou tataravô/tetravô viveu em Ibituruna, mais ao sul de Minas Gerais (onde minha avó nasceu mudando-se posteriormente para a cidade de São Tiago). O nome desse meu t-avô era Olegário Hermórgenes Machado, pois anotei na cópia de uma fotografia do mesmo que tenho (pela data da invenção da câmera fotográfica deduzo então que seja trisavô ou tataravô). A origem da região de Portugal que os irmãos emigraram não é claro para mim. Ela me disse, quando ainda estava lúcida, que vieram das Ilhas Canárias (mas não pertence a Portugal, mas achei interessante a origem do sobrenome na explicação acima que vincula Portugal e Ilhas Canárias). Já meu tio, filho dessa minha avó, diz de duas regiões que não são exatamente próximas: a cidade de Sintra e a região de Trás-os-Montes. Meu tio diz isso baseado nas pesquisas de um primo (ambos vivos, mas bastante idosos) e não consegui ainda pistas que possam esclarecer essa origem."

    atenciosamente

    Helton Castro

    ResponderExcluir
  33. Estou pesquisando a família Machado porque meu pai perdeu o contato com meu avô Anísio Machado Santos do estado es Bahia e eu não o conhecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para que alguém te ajude, é necessário dares o e-mail de contato. Desse jeito será tudo em vão.

      Excluir
    2. Sou filha de anisio machado dos santos mais tambem năo conheci

      Excluir
  34. Sou Neto de Acioli Flores Machado e Manuela Cortes Machado, meu avô da Vila Florida minha avó do interior de Santiago-RS chamado Rincão dos Padilha.

    ResponderExcluir
  35. Me chamo Marco Machado de manaus
    Neto de Frederico Machado (português da ilha da madeira) mas teve filhos e vida em Barcelos /Am
    Sei que ele nasceu em 1896 e meu bisavô se chamava Frederico Antônio Machado

    São as informações que tenho pois meu avô morreu antes de meu pai completar 10 anos sendo que meu pai nasceu quando meu avô já estava com 61 anos

    Se alguém souber de informações que me ajude a ter conhecimento sobre minhas origens ficarei muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc conhece outro nome dos parentes do seu avo? sou de manaus e sou bisneta de uma portuguesa Urmezinda Machado porem como ela veio fugida nao encontro registro sobre local de origem dela.

      Excluir
  36. Olá Marco, tudo bem... acredito que sou sua prima, pois meu pai (Rui) tinha um irmão chamado Frederico. Gostaria de falar com você. Abs. Floramara Machado.

    ResponderExcluir
  37. Meu nome é Maria Neide Machado, sou filha de Osvaldo Souza Machado, à notícia de que tive , que a família mora em itu.

    ResponderExcluir
  38. Meu pai já falecido. Osvaldo de Souza Machado , casaďo com eremita Pereira Machado.

    ResponderExcluir
  39. Sou de Manaus meu pai se chamava Waldemar de Oliveira Machado e meu avô João Rodrigues Machado, minha avó Laurinda Silveira Oliveira, todos de Uruguaiana, RS. Gostaria de obter informações da família. Não vejo meu pai desde 1968. Acho que nem está mais vivo. Meu e-mail: jotaaugusto2011@gmail.com.Meu contato (092) 993179369.

    ResponderExcluir
  40. boa noite
    meu nome é Romilda Machado
    meu pai Heitor Domingo Machado
    meu avô Domingo José Machado Filho casado com Gilda de Souza
    meu tataravô Domingo José Machado casado com Maria de Azevedo Machado
    São da cidade de Ilhota SC não consegui avançar mais essa pesquisa pois o cartório foi levado pela enchente
    pela historia de meu pai esse sobrenome foi doado pelo feudal que meu tataravô ganhou do seu senhor pois trabalhavam numa fazenda de escravos e era o braço direito deste senhor e ganhou o direito de usar esse sobrenome
    alguem conhece essa historia

    ResponderExcluir
  41. Sou Cesar Augusto Machado Filho nasci em 1960 na Cidade de Maricá-RJ
    Meu pai chama-se Cesar Augusto Machado, segundo informações ele era do Pará e acredito que meus avos também eram do Pará
    Minha avó era Maria Rita Machado e meu avo era Eduardo Augusto Cesar
    Não conheço nenhum parente por parte de pai, pois ele se separou de minha mãe, quando eu estava com 3 anos de idade. Meu e-mail é cesar_a_m_filho@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reginaldo Salviano Machado sou de Pernambuco cidade Bezerros meu avô era José Salviano Machado

      Excluir
    2. Sou Jairo, meu pai Jaime Machado; Salviano Machado foi governo/interventor de Pernambuco. Era primo de minha avó Francisca Machado de Limoeiro PE

      Excluir
  42. Muito legal tenho um sonho em saber da família da minha mãe leontina Machado

    ResponderExcluir
  43. Morava em Rio Grande 41 987412151 meu n valdir

    ResponderExcluir
  44. Sou José Marcelo Machado dos Santos ,sou neto de José Machado e luzia Machado eles vieram de minas gerais da cidade de Muriaé,eu estou a procura de familiares dos meus avós.

    ResponderExcluir
  45. Olá! Gisele tudo bem... Sou Valina Machado Miranda descendo do fundador da cidade de Correntes PE, Antônio Machado Dias...Ele foi tetravo e tenho interesse saber mais dos Machado de Pernambuco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem seria Gisele? Nenhuma Gisele escreveu sobre os Machado de Pernambuco. Tente contato com pesquisadores de Pernambuco.

      Excluir
    2. Jairo, meu pai Jaime Machado , filho de Sebastiana Machado ,prima de Salviano Machado . Ela residia em Limoeiro PE . Pelo que sei eram dos Machados do Rio de Janeiro. Meu tiosegundo , José Machado ,sempre morou no Rio, cidade de origem da família Machado. Possivelmente somos parentes.conhecimento,

      Excluir
  46. Sou Anderlei machado filho de Etelvino a machado meu pai era filho de Sebastião machado desentende de indigina região de Marilha sp

    ResponderExcluir
  47. anderlei.machado.am@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Minha família é Pereira Machado. União de famílias portuguesas, cujo o primeiro dos Machados no Brasil registrado veio direto a MG e depois RS. Foi fundador de ouro preto e Carmo do Parnaíba. Minha família se perdeu no caminho pois meu avô revoltado com o pai tirou o Pereira do sobre nome, senão meu avô se chamaria pelo primeiro Machado registrado no Brasil. Antônio Pereira Machado

    ResponderExcluir
  49. Olá! sou Mauricio Luiz Machado meu Bisavô é Antero Machado casado com Maria Francisca Belmonte Machado, meu avô era Adão Machado. Resídiam na região de Julio de Castilhos Rs, se alguém puder ajudar com mais informações ...

    ResponderExcluir
  50. Machado de Campos dos goytacazes

    ResponderExcluir
  51. Eu sou tetraneto de FRANCISCO DA SILVA MACHADO nascido em Cabeceiras de Basto em Portugal no séc XIX e disponho de uma longa árvore genealógica em que chegou ao primeiro MACHADO chamado MARTIM PIRES "O MACHADO" por alcunha em homenagem ao avô dele o MEM ou MENDO MONIZ DE GANDAREI que como os seus 3 filhos e mais cerca de 250 cavaleiros que acompanhavam o nosso primeiro Rei D AFONSO HENRIQUES, participaram no assalto a fortificada Cidade de SANTARÉM em poder dos MOUROS e ele o MENDO ou MEM MONIZ DE GANDAREI e os seus 3 filhos se dedicaram a deitar a porta da fortaleza abaixo á machadada e seres acto de uso dos machados nesse acto heróico de terem sido os primeiros a entrar na fortaleza lhes veio o sobrenome MACHADO que o neto MARTIM PIRES MACHADO foi o primeiro a usar ...
    Portanto nesses textos lá no cima há uma série de erros....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o senhor saberia dizer quais os descendentes que vieram para o Brasil? Já encontrei também no Uruguai, na Argentina pessoas com este sobrenome. Assim, poderiam ficar mais claras as possíveis linhagens que se ramificaram no Brasil, isto é, cada um poderia chegar ao seu antepassado.

      Excluir
    2. Lisete Goller

      Para tua informação eu estou inscrito como membro em 5 Grupos de "FAMÍLIA MACHADO" no FACEBOOK e 2 Grupos no WHATSAPP onde faço regularmente publicações sobre a origem dos MACHADOS e dos seus ramos mm aos importantes em PORTUGAL e devo acrescentar aqui que os 2 TEXTOS acima lá no início deste BLOGUE ou página , sobre a origem dos MACHADO estão AMBOS ERRADOS pois como poderás ver pelo LINK abaixo com o artigo da Wikipédia o sobrenome MACHADO verdadeiramente nasceu quando o nosso antepassado MEM ou MENDO MONIZ DE GANDAREI com 3 dos seus filhos incluindo o pai do MARTIM PIRES MACHADO ( o primeiro a usar o sobrenome MACHADO em homenagem ao avô e ao pai e aos tios por aquando da Conquista da Cidade de SANTARÉM como acima disse e eis aqui o link sobre os primeiros MACHADO :
      QUOTE
      https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Martim_Pires_Machado
      UNQUOTE
      Se colocares aqui o teu número de telefone onde tens instalado o WhatsApp então eu te inscrevo em um GRUPO de FAMÍLIA MACHADO..e ai podemos dialogar ..




      Excluir
    3. Entretanto aproveito para te dizer que de acordo com o que já descobri a maioria dos MACHADO do SUL do BRASIL são descendentes de MACHADO's enviados por D. JOÃO V dos AÇORES para DESTERRO e eu até disponho de uma longa árvore genealógica dos MACHADO nos AÇORES por cerca de 400 / 450 anos Antes de terem emigrado para o SUL do BRASIL
      Eu julgo que até tenho para aí uma lista dos primeiros MACHADO a chegarem aí ao SUL do BRASIL..



      Excluir
    4. Agradeço a sua resposta um tanto 'abrupta', no sentido de esclarecimento dos fatos. Por ter a minha antepassada origem indígena, ao que tudo indica escrava, o sobrenome por ela ostentado para mim não significa que seja genuinamente uma Machado. O senhor deve saber que alguns escravos recebiam os sobrenome dos seus 'senhores', porque pertenciam a eles. Dessa forma, não tenho interesse em me aprofundar num assunto, que parece ser a sua especialidade, investir um tempo que não vai me levar aos meus antepassados por via de minha bisavó. Vejo o assunto pelo aspecto prático, não como uma disputa de quem sabe mais.

      Excluir
  52. Eu tambem sou machado! e eu moro em fortaleza! meu avo e jose ernesto machado! e meu nome e maria do rosario da cunha machado!

    ResponderExcluir
  53. Meu pai Armando Machado filho de Francisco Machado e de Maria Alves faleceu em Angola no Ano de 1952 eu nasci 1950

    ResponderExcluir
  54. O tataravô dos meus filhos eram Manoel Joaquim Machado Rebelo,foi casado com Esther da Glória Rebelo.Eram Portugueses,mais viveram no Rio de Janeiro.Tiveram uma filha Alzira Machado.Por volta de 1889.

    ResponderExcluir
  55. Investiga aqui este texto :
    QUOTE
    museu.in.gov.br
    http://museu.in.gov.br › DO_...PDF
    ATOS DO PODER EXECUTIVO - Museu da Imprensa
    que ou passaporte, ou, em sua falta, atestado policial de residência ... Junte passaporte ou certidão de de- ... Jordão e Manoel Joaquim Machado Rebelo
    UNQUOTE

    ResponderExcluir
  56. Sou da família Machado de viçosa MG meu pai dizia ter vindo de Ilhéus BA com parentes em Miracema RJ.

    ResponderExcluir
  57. Sou neta de Eliete Cavalcante Machado filha de Manoel Picanço Machado que era Filho de José Cândido Machado e Raimunda Picanço Machado

    ResponderExcluir