Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Família Schmitz (Philipp) - Casas Antigas - Ramo Ignês Schmitz

RAMO IGNÊS SCHMITZ – FILHA DOS IMIGRANTES PHILIPP SCHMITZ E SUSANNA ROHR – CASADA COM JOSÉ SCHMITZ

SUB-RAMO NICOLAU SCHMITZ CASADO COM CATHARINA MACHRY


A casa que pertenceu à família de Nicolau Schmitz e Catharina Machry, com modificações posteriores, na localidade de Escadinhas em Feliz RS – Foto: Geferson Schmitz

Esta casa pertenceu a Nicolau Schmitz (*19/11/1863 Escadinhas, Feliz RS/+06/11/1912 Bela Vista, Bom Princípio RS), filho de Ignês Schmitz e José Schmitz (este filho de Philipp Schmitz, o Grande) e neto dos imigrantes Philipp Schmitz e Susanna Rohr.

Nicolau residia na chamada Escadinhas do Rio Caí, ou Escadinhas, criada em 1860 (Jean Roche), tendo sido povoado do município de Caí. Na atualidade, pertence ao município de Feliz. Nicolau, aos 23 anos de idade, casou-se com Catharina Machry (*06/01/1869 RS/+29/10/1932 Bela Vista, Bom Princípio RS), na data de 06/09/1887, tendo o casal constituído uma família formada por 13 filhos.

Não foi possível determinar o ano de construção da casa, pois talvez já tivesse sido ocupada por Ignês e José Schmitz anteriormente, sendo que este casal mudou-se para a região no final da década de 1850 e início da de década de 1860. O que se tem notícia é que, originalmente, a casa era bem menor que a atual, apresentando apenas uma porta e três janelas, não existindo o sótão naquela época. Esta morada, anos mais tarde, chegou a abrigar uma ‘venda’, uma escola e até mesmo a Sub-Prefeitura de São Sebastião do Caí.


A antiga casa, posteriormente reformada, deu lugar a uma ‘venda’, uma escola e a Sub-Prefeitura de São Sebastião do Caí RS – Foto: Geferson Schmitz


Passados vários anos, Nicolau e parte de sua família fixaram residência em Bela Vista, atual bairro de Bom Princípio RS, onde o casal faleceu e foi sepultado. 

Na localidade de Escadinhas, onde ainda hoje moram alguns de seus descendentes, o filho de Nicolau, Manoel Sebastião Schmitz (*08/11/1901 Escadinhas, Feliz RS/+25/12/1973 Escadinhas, Feliz RS) veio a residir em outra casa, perto da antiga morada dos Schmitz. Esta foi a primeira casa com luz elétrica da região. Manuel instalou um pequeno gerador, que era alimentado por uma pequena roda d'água, para produzir eletricidade.


Foto da casa de Manoel Sebastião Schmitz, antes da reforma que está sendo feita na atualidade pelo neto Geferson Schmitz e sua esposa Nicole Andres – Década de 2010 – Foto: Geferson Schmitz 





3 comentários:

  1. Tudo bem? Seria possível indicar a localização da casa de Nicolau Schmitz no Google Maps?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terias que entrar em contato no Facebook com Geferson Schmitz, pois as fotos são dele. Não me foi passado o endereço ou a localização da casa de Nicolau. Abraço.

      Excluir