Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Família Volpe 1ª Parte - Origens e Ancestrais











A ORIGEM E O SIGNIFICADO DO SOBRENOME VOLPE


Volpe é panitaliano, especialmente típico do sul, com prevalência no Lácio, Campânia, Puglia, Basilicata, na região de Cosenza, Calábria e Sicília. Deriva-se do nome medieval Volpe, cujo nome se originou do zoonônimo e se refere precisamente às características somáticas ou comportamentais relacionadas ao conceito de astúcia e velocidade típicas da raposa, provavelmente trazidas pelo progenitor, sendo, portanto, uma forma patronímica. Há vestígios deste nome desde a Idade Média, em que pese já ter havido uma gens romana, Ulpiana, que tenha adotado o nome do animal homônimo. Não há uma estirpe de origem, mas há mais estirpes originais espalhadas por toda a Itália, pois existem muitas delas em quase todas as regiões. Obs.: ‘volpe’ quer dizer raposa em português.


AS GRAFIAS DO SOBRENOME


Algumas variantes são: Volpi, Volpini, Volpino, Vulpetti. 

                                                                                                                           
O BRASÃO




O brasão é de origem italiana e relacionado com os títulos nobiliárquicos de Conde e Nobre. “Galvano Volpe, prode cavaliere in Alemagna, chiamato De La Fux, per l'antichissimo stemma gentilizio della sua stirpe, viveva circa l'anno 930 nella Francovia, provincia orientale di Germania, dove godeva il dominio della contea di Pempa, allora città ragguardevole, e poscia per le vicende dei secoli ridotta in un minor recinto di mura. Bartolomeo, terzogenito del ricordato Galvano, fu capitano di cavalleria di Ottone imperatore....”. Fonte: Heraldrys Institute of Rome.

Obs.: os cinco títulos de nobreza por ordem são: Duque, Marquês, Conde, Visconde e Barão. Na nobreza italiana, os títulos secundários de nobreza são Patrício, Nobre e Cavaleiro Hereditário. 


A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO SOBRENOME VOLPE NA ITÁLIA


Segundo o site Cognomix, existem 5.146 famílias com o sobrenome Volpe na Itália, distribuídas pelas vinte regiões italianas.





AS ORIGENS


A Família Volpe, à qual pertence Matteo Nicola Volpe, o ancestral mais antigo que conhecemos com este sobrenome, no presente estudo está adstrita ao Comune de Anzi, Província de Potenza, na região da Basilicata. A pesquisa teve seu início no ano de 1809, quando começa o registro civil napoleônico. A partir deste ano, a primeira menção do nome de Matteo Nicola foi feita no registro de casamento do filho Vito Volpe com Angela Maria Barra, na data de 06/10/1815, na cidade de Anzi. Não sendo possível pesquisar os registros eclesiásticos anteriores ao referido ano, ficou impraticável determinar o ano e o local do nascimento de Matteo Nicola, assim como a data e local de seu casamento com Maria Teresa De Grazia, restando também presumível que os óbitos do casal tenham ocorrido em Anzi. Os meus pentavós Matteo Nicola Volpe e Maria Teresa De Grazia são os ancestrais paternos de Rocco Nicola Di Giuseppe, meu avô, que emigrou de Anzi para o Brasil no ano de 1900. 


Panorama de Anzi (Fonte: Google Maps)


Ver a continuação: Família Volpe 2ª Parte – Ancestrais e Descendentes



3 comentários:

  1. Muito obrigada por me ajudar a conhecer minha ancestralidade!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas informações. Orgulho do sobrenome da familia. Bruno/Volpe-RJ

    ResponderExcluir
  3. Estou em busca da certidao de battesimo di Valentino Volpe filho de Luigi e Movaldina Colognesi ,casado com Marietta Brasola ou Maria Demetra Brasola nascido em 1838. Encontrei o filho Teobaldo nascido em Badia polesine- RO nascido em 1871.Gostaria de saber se alguem ja encontrou esse battesmo. Obrigada

    ResponderExcluir