A ORIGEM E O SIGNIFICADO DO SOBRENOME DI IOIA
O sobrenome Ioia deriva da palavra "jóia", que se tornou um nome de saudação para as meninas e sua vida futura e, com o passar do tempo, ocorreu o processo que resultou num sobrenome. A família Gioia tem origens nobres e da região da Úmbria, a qual inicialmente residia em Gubbio e, depois, se espalhou para muitas outras regiões italianas. Já o sobrenome Gioia é difundido em toda a Itália, a variante Gioiosa possui principalmente três linhagens: em Palermo, Potenza e Isernia (região de Molise). Entre os personagens ilustres, lembramos o inventor da bússola Flavio Gioia, o economista e escritor Melchiorre Gioia (1767), o engenheiro Luigi Edoardo Gioia (1832) e muitos outros (1).
AS GRAFIAS DO SOBRENOME
Variações; Ioia, Gioia, Gioiosa, entre outras.
Fonte: Site paginainizio.com (1)
O BRASÃO
Descrição: Troncato: nel primo d'oro all'aquila di nero, linguata di rosso, armata e coronata del campo; nel secondo di rosso alla rupe frammezzata da una cascata d'acqua, il tutto al naturale. Brasão ligado ao título de Nobres.
Fonte: Heraldrys Institute of Rome
A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO SOBRENOME DI IOIA NA ITÁLIA
Segundo o site Cognomix.it, estima-se que na atualidade haja 35 famílias com este sobrenome atualmente na Itália, estas distribuídas por 6 regiões.
AS ORIGENS
A Família Di Ioia, à qual pertence o ancestral Maria Di Ioia, esposa de Giuliano Barbarito, no presente estudo está adstrita ao Comune de Anzi, Província de Potenza, na região da Basilicata. A pesquisa teve seu início no ano de 1809, quando começa o registro civil napoleônico. A partir deste ano, a primeira menção do nome de Maria foi feita no registro de óbito da filha Rosa Barbarito, na data de 27/01/1840, na cidade de Anzi. Não sendo possível pesquisar os registros eclesiásticos anteriores ao referido ano de 1809, ficou impraticável determinar o ano e o local do nascimento de Maria Di Ioia, assim como a data e local de seu casamento com Giuliano Barbarito, restando também presumível que os óbitos do casal tenham ocorrido em Anzi. Os meus pentavós Giuliano Barbarito e Maira Di Ioia são os ancestrais paternos de Rocco Nicola Di Giuseppe, meu avô, que emigrou de Anzi para o Brasil no ano de 1900.
Vista da cidade de Anzi – Crédito: Viaggiare nel Pollino di Giuseppe Cosenza - Flickr |
Ver a continuação: Família Di Ioia 2ª Parte – Ancestrais e Descendentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário