Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Família D'Amico 1ª Parte - Origens e Ancestrais












A ORIGEM E O SIGNIFICADO DO SOBRENOME D’AMICO


O sobrenome D'Amico se origina do nome Amicus, que significa "pessoa cordial e amigável". A história do sobrenome D'amico remonta ao século XII, época em que existia uma família siciliana antiga e ilustre, que foi agraciada com os títulos de nobreza de Messina e Calvello, nobres da Sicília que viviam em Messina, Milazzo e Catania. Segundo a tradição, o progenitor dessa família deve ser reconhecido como o conde Amico d'Amico, primeiro aliado dos normandos, para expulsar os sarracenos e depois, com outros barões, conspirando contra o duque Roberto il Guiscardo, porque ofendido por este não se preocupar com a parte tomada na conquista da ilha (1).


AS GRAFIAS DO SOBRENOME


Variações: Amico, Amigo, D 'Amico, De Amici, De Amicis, Dell' Amico e Amicarelli alterado, Amicelli, Amicucci, Amicone, Amicone, Amighetti, Amighini, Amigotti, Amigoni, Amietti, Amioni (1).


Fonte: Sites Heraldrys Institute of Rome; paginainizio.com; Emidio De Felice (1)


O BRASÃO 




Descrição: D’oro alla banda d’azzurro, sostenente uno sparviero camminante del suo colore. Corona di marchese. Blasone della famiglia Amico, d'Amico o dell'Amico nobili in Sicilia. Fonte bibliografica del blasone: "Nobiliario di Sicilia" di Antonio Mango di Casalgerardo (Palermo, A. Reber, 1912).

Fonte: Heraldrys Institute of Rome


A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO SOBRENOME D’AMICO NA ITÁLIA 


Segundo o site Cognomix.it, estima-se que na atualidade haja 6.057 famílias com este sobrenome na Itália, estas distribuídas pelas 20 regiões.







AS ORIGENS


A Família D’Amico, à qual pertence a ancestral Domenica Maria D’Amico, esposa de Angelo Antonio Garramone, no presente estudo está adstrita ao Comune de Anzi, Província de Potenza, na região da Basilicata. A pesquisa teve seu início no ano de 1809, quando começou o registro civil napoleônico. A partir deste ano, a primeira menção do nome de Domenica Maria foi feita no registro de óbito do filho Francesco Garramone, aos 64 anos, na data de 13/04/1830, na cidade de Anzi. Não sendo possível pesquisar os registros eclesiásticos anteriores ao referido ano de 1809, ficou impraticável determinar o ano e o local do nascimento de Domenica Maria, assim como a data e local de seu casamento com Angelo Antonio, restando também presumível que os óbitos do casal tenham ocorrido em Anzi. Os meus pentavós Angelo Antonio Garramone e Domenica Maria D’Amico são ancestrais paternos de Rocco Nicola Di Giuseppe, meu avô, que emigrou de Anzi para o Brasil no ano de 1900. 



Vista da cidade de Anzi – Foto: Viaggiare nel Pollino di Giuseppe Cosenza - Flickr


Ver a continuação: Família D’Amico 2ª Parte – Ancestrais e Descendentes




Nenhum comentário:

Postar um comentário