Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Família Barbarito 1ª Parte - Origens e Ancestrais











A ORIGEM E O SIGNIFICADO DO SOBRENOME BARBARITO


Sobrenome raro, Barbarito é tipicamente da região da Lucânia (atual Basilicata). O sobrenome, depois nome pessoal, deriva-se do latim Barbarus (masculino) e Barbara (feminino), derivados por sua vez do grego Barbaros e Barbara respectivamente. Barbarus, na origem, significa ‘balbuciante’, aquele que não sabe falar bem, mas que posteriormente veio a significar ‘estrangeiro’ ou ‘forasteiro’, aqueles que falam uma língua incompreensível e que, em Roma, a palavra era atribuída a quem não era da nacionalidade e língua latina ou grega. Trata-se, portanto, de um sobrenome étnico derivado de ‘bárbaro’, que podia indicar tanto os diferentes indivíduos e grupos germânicos residentes na Itália na Alta Idade Média, como os não cristãos, especialmente os árabes e sarracenos, presentes em várias regiões italianas no Século VIII, até a Idade Moderna. Esta interpretação é tida como certa para Barbaresco, uma variante do sobrenome (1).

Fonte: Origine dei cognome italiani (1)


O BRASÃO 




Descrição: D'azzurro, all'albero al naturale, sradicato: sostenuto da due leoni d'oro, affrontati e controrampanti; col capo d'oro, all'aquila spiegata e coronata di nero. Brasão ligado aos títulos de Nobres, Senhores e Cavalheiros.

Fonte:Heraldrys Institute of Rome


A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO SOBRENOME BARBARITO NA ITÁLIA


Segundo o site Cognomix.it, estima-se que na atualidade haja 196 famílias com este sobrenome na Itália, estas distribuídas por 15 regiões.






AS ORIGENS


A Família Barbarito, à qual pertence o ancestral Giuliano Barbarito, casado com Maria Di Ioia, no presente estudo está adstrita ao Comune de Anzi, Província de Potenza, na região da Basilicata. A pesquisa teve seu início no ano de 1809, quando começa o registro civil napoleônico. A partir deste ano, a primeira menção do nome de Giuliano foi feita no registro de óbito da filha Rosa Barbarito, na data de 27/01/1840, na cidade de Anzi. Não sendo possível pesquisar os registros eclesiásticos anteriores ao referido ano de 1809, ficou impraticável determinar o ano e o local do nascimento de Giuliano, assim como a data e local de seu casamento com Maria Di Ioia, restando também presumível que os óbitos do casal tenham ocorrido em Anzi. Os meus pentavós Giuliano Barbarito e Maria Di Ioia são os ancestrais paternos de Rocco Nicola Di Giuseppe, meu avô, que emigrou de Anzi para o Brasil no ano de 1900. 


Vista da cidade de Anzi – Foto: Internet


Ver a continuação: Família Barbarito 2ª Parte – Ancestrais e Descendentes



Nenhum comentário:

Postar um comentário