Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quinta-feira, 12 de março de 2020

Família Palmieri 1ª Parte - Origens e Ancestrais












A ORIGEM E O SIGNIFICADO DO SOBRENOME PALMIERI


Palmieri é um sobrenome amplamente difundido por toda a Itália, mais frequentemente encontrado na região centro-sul, especialmente em Roma, devendo derivar-se do nome medieval Palmerio ou Palmiero, que se origina do termo medieval palmerius, atribuído àqueles que fizeram a peregrinação à Terra Santa.

Na ‘Cronica’ escrita pelo historiador e político Dino Compagni, que relatava eventos de seu tempo, lê-se no diário de dezembro de 1294 o nome de Messer Palmieridi, como um dos conspiradores contra Giano; em 1406, Matteo Palmieri estava entre os partidários dos Médici; em 1432, no Arquivo da Ópera de Santa Maria del Fiore, em Florença, num ato é dito: "...Stanziaro a Matteo di Marcho Palmieri lire 191 soldi 16. 6 ..."; em 1400, vestígios de uma família Palmieri em Prato podem ser encontrados; um ato de 1496 sanciona a sucessão de Palmieri Antonio; em 1520, o Bispo de Matera é Palmieri; em 1700, o legado imperial em Poggio Imperiale (AV) é de um certo Don Carmine Palmieri. Citam-se pessoas famosas como o pintor Giuseppe Palmieri (1674-1749), de Gênova, e o marquês Giuseppe Palmieri de Martignano (LE), famoso economista da década de 1700.


AS GRAFIAS DO SOBRENOME


Variações: Palmieri, Palmiero, Palmeri, Palmerio, Palmerini, Palmarini, Palmarino e Palmarìn. 


Fonte: Origine dei Cognome Italiani


O BRASÃO




Descrição: Palmieri da Figline (Firenze) - d'oro, a due palme di verde passate in croce di S. Andrea, accompagnate in capo da un lambello di 4 pendenti di rosso. 

Fonte: Heraldrys Institute of Rome.



A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO SOBRENOME PALMIERI NA ITÁLIA



Segundo o site cognomix.it estima-se que haja cerca de 6.650 famílias com o sobrenome Palmieri, distribuídas pelas 20 regiões italianas. 






AS ORIGENS


A Família Palmieri, à qual pertence o ancestral Francesco Antonio Palmieri, no presente estudo está adstrita ao Comune de Anzi, Província de Potenza, na região da Basilicata na Itália. Dado que a pesquisa teve seu início no ano de 1809, quando começa o registro civil napoleônico, não sendo possível pesquisar os registros eclesiásticos anteriores ao referido ano, foi impraticável determinar o ano e o local do nascimento de Francesco Antonio, assim como os relativos ao seu casamento com Anna Rosa Marino, sendo também presumível que o seu óbito tenha ocorrido em Anzi, onde faleceu sua esposa, anteriormente ao ano em que começou o registro civil na Itália. A primeira menção do nome de Francesco Antonio foi feita no registro de óbito do filho Gerardo Palmieri, na data de 04/09/1828, na cidade de Anzi. Os meus pentavós Francesco Antonio Palmieri e Anna Rosa Marino são os ancestrais maternos de Rocco Nicola Di Giuseppe, meu avô, que emigrou de Anzi para o Brasil no ano de 1900.


Vista de Anzi – Fonte: Internet

Ver a continuação: Família Palmieri 2ª Parte – Ancestrais e Descendentes




13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora tenham o mesmo sobrenome, são famílias distintas.

      Excluir
  2. Sou nora de Francesca Barbalunga Palmieri, comuna de Campana Cosenza Sul da Italia

    ResponderExcluir
  3. Olá Lisete göller, sou bisneto de Palmieri, Donata Palmieri. Nascida em campobasso, Molise. Casada com Francisco simielli, também da região. Não consegui encontrar mais nada antes deles. Consegue ajudar me, por favor.
    miura.reginaldo@gmail.com
    Aguardo contacto.

    ResponderExcluir
  4. Que legal! Sou bisneta de Raul Palmieri, filho de Felice Palmieri e Catterina Bontempi, que vieram para o Brasil no final do século XIX.

    ResponderExcluir
  5. Realmente são muitas famílias, a minha originou-se em Vatolla com Ignázio Palmieri, em 1800 e pouco, mudando-se depois para Castelabatte, onde se encontram até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha também . Sou neto de Antônio Palmieri, filho de Marlene de Fátima Palmieri. Seu primo Caio Palmieri Villaverde, nascido no mesmo dia que vc por coincidência kkkkkk um .grande abbraccio caro cugino

      Excluir
  6. Eu estou pesquisando sobre a árvore genealógica da família do meu pai que tem o sobrenome Palmieri, os ancestrais do meu pai vieram da Itália de navio e estou a procura desses documentos.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome e Giovanna giocomda somos Palmieri eu sou decemdentevde italiano

    ResponderExcluir
  8. Sou parente dos palmieri santos dumont mg

    ResponderExcluir
  9. WAGNER ROGERIO DA SILVA25 de dezembro de 2024 às 00:27

    Fiquei curioso porque tenho uma aluna que tem o sobrenome Palmieri.

    ResponderExcluir