Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quinta-feira, 19 de março de 2020

Família Garramone 1ª Parte - Origens e Ancestrais











A ORIGEM E O SIGNIFICADO DO SOBRENOME GARRAMONE


Do italiano, de acordo com Caracausi, o sobrenome surgiu a partir de uma variante metátese (troca de posição de fonema no corpo de um vocábulo: no latim ‘semper’, por exemplo, deu origem à palavra ‘sempre’ no português), de camarruni ‘spurge’ (Euphorbia Sp.), que é um gênero de plantas da família Euphorbiaceae, mas também pode origine-se também de uma forma de metátese de cammaro, um nome ocupacional, encontrado exclusivamente na Sicília, do árabe Hammar ‘tropeiro’ ou Khammar ‘comerciante de vinho’ (1).



Um conhecido exemplo de uma espécie de Euphorbia: a Coroa-de-Cristo (Fonte: Wikipedia)


Fonte: (1) genealogy.familyeducation.com



O BRASÃO





Este brasão é de origem italiana e está relacionado com o título nobiliárquico de Marquês: Famiglia di Savona, ascritta a quella nobiltà; ebbe rami in Piemonte e a Roma. Descrição: Troncato di rosso e d'azzurro alla fascia d'oro attraversante, accompagnata in capo da un sole di oro, ed in punta da una conchiglia, d'argento. 

Fonte: Heraldrys Institute of Rome.


Obs.: os cinco títulos de nobreza por ordem são: Duque, Marquês, Conde, Visconde e Barão. Na nobreza italiana, os títulos secundários de nobreza são Patrício, Nobre e Cavaleiro Hereditário. 


A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO SOBRENOME GARRAMONE NA ITÁLIA (2)


Segundo o site cognomix, existem na atualidade 177 famílias com este sobrenome, estando o mesmo presente em 14 regiões italianas. 







AS ORIGENS


A Família Garramone, à qual pertence o ancestral Angelo Antonio Garramone, esposo de Domenica Maria D’Amico, no presente estudo está adstrita ao Comune de Anzi, Província de Potenza, na região da Basilicata. A pesquisa teve seu início no ano de 1809, quando começou o registro civil napoleônico. A partir deste ano, a primeira menção do nome de Angelo Antonio foi feita no registro de óbito do filho Francesco Garramone, aos 64 anos, na data de 13/04/1830, na cidade de Anzi. Não sendo possível pesquisar os registros eclesiásticos anteriores ao referido ano de 1809, ficou impraticável determinar o ano e o local do nascimento de Angelo Antonio, assim como a data e local de seu casamento com Domenica Maria D’Amico, restando também presumível que os óbitos do casal tenham ocorrido em Anzi. Os meus pentavós Angelo Antonio Garramone e Domenica Maria D’Amico são ancestrais paternos de Rocco Nicola Di Giuseppe, meu avô, que emigrou de Anzi para o Brasil no ano de 1900. 


Panorama de Anzi (Fonte: Google Maps)


Ver a continuação: Família Garramone 2ª Parte – Ancestrais e Descendentes


Nenhum comentário:

Postar um comentário