A ORIGEM E O SIGNIFICADO DO SOBRENOME DE STEFANO
O sobrenome De Stefano é encontrado em toda a Itália, sendo originário das regiões de Lazio, Abruzzo e Sicília, onde existem grandes estirpes espalhadas por todas estas regiões. Há estirpes secundárias na Campania, Basilicata e no norte da Puglia. Trata-se de uma forma patronímica, em que o primeiro portador do sobrenome chamava-se Stefano, onde o ‘de’ significa ‘o filho de’ ou ‘a família de’.
Como exemplo, temos a família nobre siciliana De Stefano (Distefano). A antiga casa teve a sua origem em 1300, na localidade de Monterosso Almo, mas, ao longo dos séculos, espalhou-se por boa parte do território siciliano. A família manteve-se primeiramente em Monterosso. Mais tarde, desde a posse do burgo por Enrico Rosso, Conde de Aidone, em 1353, mudou-se para outras localidades da Sicília: primeiro a Ragusa e, depois, a Modica e Scicli. Entre 1569 e 1577, Pedro, Vincenzo, Iacopo e Giovan Matteo Distefano foram qualificados como soldados e registrados entre os patrícios de Ragusa. Na qualidade de militares, foram autorizados a usar armadura, cota de malha de ferro e lança. A família adquiriu da Baronesa Francesca Caro de Montechiaro, no ano em 1595, o feudo de Cutolia-Mandranova. Antonino Distefano, na qualidade de possuidor da propriedade, obteve, como privilégio do Vice-Rei, o título de Barão, com investidura em 12/01/1634.
AS GRAFIAS DO SOBRENOME
São variações do sobrenome: Distefano, Di Stefano, De Stefano, Stefano e Steffano.
Fonte: Wikipedia (tradução livre do italiano).
O BRASÃO
Descrição: D'azzurro, al castello d'oro, torricellato di due pezzi, aperto e finestrato del campo, sormontato da una cometa d'oro, ondeggiante in palo.
Fonte: heraldrysintitute.com
A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO SOBRENOME DE STEFANO NA ITÁLIA
Segundo o site Cognomix.it, estima-se que haja na atualidade 2.580 famílias com este sobrenome na Itália, distribuídas pelas 20 regiões do país.
AS ORIGENS
A Família De Stefano, à qual pertence o ancestral Giuliano De Stefano, casado com Domenica Raimondi, está adstrita ao Comune de Anzi, Província de Potenza, na região da Basilicata. A pesquisa teve seu início no ano de 1809, quando começa o registro civil napoleônico. A partir deste ano, a primeira menção do nome de Giuliano foi feita no registro de óbito da filha Angela Maria De Stefano, viúva de Domenico Marino, na data de 22/06/1825, na cidade de Anzi. Não sendo possível pesquisar os registros eclesiásticos anteriores ao referido ano, ficou impraticável determinar o ano e o local do nascimento de Giuliano, assim como a data e local de seu casamento com Domenica Raimondi, restando também presumível que os óbitos do casal tenham ocorrido em Anzi. Os meus hexavós (6º avós) são os ancestrais maternos de Rocco Nicola Di Giuseppe, meu avô, que emigrou de Anzi para o Brasil no ano de 1900.
Vista da cidade de Anzi - Crédito: Viaggiare nel Pollino di Giuseppe Cosenza - Flickr |
Ver a continuação: Família De Stefano 2ª Parte – Ancestrais e Descendentes
sonia maria de stefano faz parte dessa familia????
ResponderExcluirEste sobrenome é de antepassados não imigrantes. Se provares que os teus De Stefano vieram de Anzi, restaria saber se teriam ou não relação com os da postagem.
ExcluirNo Livro de 1 Coríntios capítulo 16 versículo15 consta a " família de Estéfanas" como primícia de Acaia (Região que fica na Grécia- província Romana, no período). Haveria alguma relação?
ResponderExcluirComo o sobrenome vem de um patronímico, provavelmente os descendentes deste Estéfanas que falas, tenham recebido este sobrenome posteriormente. Mas não quer dizer que não houvesse outros patriarcas com este nome, que o passaram às gerações seguintes. A prova de parentesco de sangue é muito complicada.
Excluir