Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Família Eisengräber 1ª Parte - Ancestrais e Descendentes












A ORIGEM E O SIGNIFICADO DO SOBRENOME EISENGRÄBER OU EISENGRAEBER (ANCESTRAIS DA FAMÍLIA STRASSER)


A palavra Eisen em alemão significa ‘ferro’, a qual entra na composição de diversos sobrenomes, como Eisenbach, Eisenberg, etc. No caso de Eisengräber, indica a atividade profissional para ‘ísengraber’, no médio alemão, que significa gravador de moedas (1),  ou seja, é um sobrenome de origem ocupacional exercida pelo primeiro indivíduo, que o transmitiu aos seus descendentes.  Assim como os demais sobrenomes de origem ocupacional, é preciso entender que, no passado, havia ancestrais em diversas regiões, que praticavam a mesma atividade, mas isto não implicava necessariamente na existência de laços de sangue entre todos os portadores deste sobrenome. Outra possibilidade de significado é o da língua frísia como ‘garras de ferro’, falada nos Países Baixos, em partes da Alemanha e na Dinamarca. O sobrenome, portanto, é de origem germânica. Cita-se como exemplo o nome de Christian Ludwig Eisengräber (1779). Na heráldica, o brasão remete aos cavaleiros de famílias nobres.

(1) http://www.deutsche-nachnamen.de/


O BRASÃO DO SOBRENOME EISENGRÄBER




FRANZISKA EISENGRÄBER
                                                 
Franziska Eisengräber, minha pentavó (5ª avó), nasceu na Alemanha em data ignorada, provavelmente nas proximidades de Westhofen, na Renânia-Palatinado. Os nomes de seus pais são ignorados até o momento.


Westhofen – Renânia-Palatinado – Alemanha – Fonte: Site Haus Emmao


O CASAMENTO COM JACOB STRASSER


Franziska casou-se com Jacob Strasser (*Alemanha/+Alemanha), meu pentavô (5º avô), de ancestrais ainda não conhecidos, na data de 25/07/1780, na Igreja Católica de Westhofen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Eles tiveram pelo menos seis filhos.


Altar da Igreja Católica de Westhofen – Fonte: sankt-jakobus-kirche.de


OS FILHOS (VER FAMÍLIA STRASSER)


I-Eva Strasser (*27/03/1871 Westhofen, Renânia-Palatinado, Alemanha)/+Alemanha), gêmea de Anna Maria Strasser;

II-Anna Maria Strasser (*27/03/1871 Westhofen, Renânia-Palatinado, Alemanha)/+Antes de 1790 Westhofen, Renânia-Palatinado, Alemanha), gêmea de Eva Strasser;

III-Johann Georg Strasser (*13/09/1782 Westhofen, Renânia-Palatinado, Alemanha)/+Antes de 1878 Alemanha), meu tetravô (4º avô), casou-se na Igreja Católica de Imsweiller, Renânia-Palatinado, Alemanha, na época pertencente ao Reino da Baviera, na data de 23/06/1830, com Barbara Fernes (*02/06/1812 Imsweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Antes de 1878 Alemanha), minha tetravó (4ª avó), filha de Martin e Catharina Fernes. São os pais dos imigrantes Georg Strasser, meu trisavô (3º avô), e Barbara Strasser;

IV-Agnes Elisabetha Strasser (*07/07/1785 Westhofen, Renânia-Palatinado, Alemanha)/+Alemanha);

V-Andreas Strasser (*28/07/1787 Westhofen, Renânia-Palatinado, Alemanha)/+Alemanha);

VI-Anna Maria Strasser (*07/05/1790 Westhofen, Renânia-Palatinado, Alemanha)/+Alemanha) casou-se com Johannes Heinrich Fernes (*10/09/1782 Imsweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha), filho de Johannes Nicolaus Fernes e Barbara Jacobi, na Igreja Católica de Imsweiller, Renânia-Palatinado, Alemanha. O casal teve pelo menos três filhos: Barbara Fernes (*28/03/1828 Imsweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha), Friderica Fernes (*02/12/1834 Imsweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha) e Adam Fernes (*22/03/1838 Imsweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha).


O FALECIMENTO DE FRANZISKA EISENGRÄBER


Ignora-se a data e o local de falecimento de Franziska, assim como os de seu esposo Jacob Strasser, mas possivelmente tenham ocorrido na cidade de Westhofen.


Ver a continuação: Famíia Eisengräber 2ª Parte - Genealogia




Nenhum comentário:

Postar um comentário