Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Família Welter - 190 Anos da Imigração - 1828 - 2018


No ano de 2018, comemoramos os 190 Anos da chegada da Família Welter ao Brasil. Os Welter deixaram para trás a cidade de Buch, localizada no estado alemão da Renânia-Palatinado, de onde partiram para o porto de Amsterdã, seguindo viagem ao Brasil no brigue holandês Actif (Ativo). A viagem trouxe inúmeros percalços para os Welter e os demais imigrantes, os quais enfrentaram grandes dificuldades, culminando na expulsão de um grupo de famílias pelo próprio capitão do navio, em razão de sérias desavenças, deixando-as à própria sorte na ilha de São Gonçalo. Dentre estas famílias, estava a dos nossos Welter. Passando por momentos muito difíceis, o grupo conseguiu chegar finalmente à cidade de Recife. Mais tarde, foram integrados, juntamente com os demais passageiros do navio, na recém-criada Colônia de Santa Amélia. Passados poucos anos, esta colônia acabou sendo extinta, obrigando os Welter, mais uma vez, a redirecionarem o curso de suas vidas, desta vez rumo ao Rio Grande do Sul, onde se estabeleceram em 1833.

Dadas as dificuldades de reunirmos os membros de nossa família não muito numerosa, espalhados por este extenso país, além da Argentina e do Paraguai, segundo informações obtidas, vislumbramos uma forma de comemoração simbólica, concomitantemente a um dos encontros já consagrados, que são realizados por outra família: os Welter de Klüsserath. Podemos verificar, inclusive, a existência de vínculos de parentesco ao longo do tempo entre os membros dessas duas famílias, devido aos casamentos entre seus descendentes.


AS COMEMORAÇÕES DENTRO DO 20º ENCONTRO DA FAMÍLIA WELTER DE KLÜSSERATH


20º Encontro da Família Welter na localidade de Joaneta, em Picada Café RS – Créditos: Foto Oficial (fotoemagia.com); Almoço na Sociedade de Joaneta (Inara Paim Welter); Celebração da Missa na Igreja de Santa Joana Francisca de Chantal (Lisete Göller)

O 20º Encontro da Família Welter proveniente de Klüsserath, na Renânia-Palatinado, Alemanha, foi realizado no Salão da Sociedade da Comunidade de Joaneta, distrito do município de Picada Café RS, nos dias 19 e 20 de maio de 2018. O evento, como sempre, conquistou o seu merecido sucesso e nós, membros da Família Welter de Buch, agradecemos o esforço e o empenho da Comissão Organizadora, que proporcionou a todos nós estes belos momentos. Durante o sábado, ocorreram diversas atividades, das quais não tive a oportunidade de participar, que contemplaram, além de almoço de confraternização, o jantar e o baile. No domingo, após a tradicional carreata, houve a celebração da missa na paróquia de Santa Joana Francisca de Chantal, realizada por três sacerdotes, dentre eles o Padre Orides Welter. Seguiu-se o almoço na Sociedade de Joaneta; na sequencia, houve a realização de danças e a escolha do local do próximo encontro.    

Neste encontro, tive a felicidade de conhecer meus parentes Welter, descendentes de Johannes Welter, irmão de meu tetravô Joseph Welter. A família reside em Jaraguá do Sul em Santa Catarina.


Vindos de Jaraguá do Sul SC, para comemorar os 190 Anos da chegada da Família Welter de Buch ao RS (esq./dir.): Eliane Aparecida Ferreira, Denilson Paraboni Welter, Lisete Göller (centro), Delnice Paraboni, esposa de Mauri Teodoro Welter – Joaneta, Picada Café RS – 20/05/2018





Nenhum comentário:

Postar um comentário