Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Família Schmitz (Johann Peter) - Histórias


ONZE IRMÃOS COLLING

Texto de Renato Klein

Júlio José Colling, que era irmão do arcebispo Dom Cláudio Colling, foi proprietário de uma ferraria na localidade de Várzea do Pareci, no Pareci Novo. Casado com Regina Otília Marx, ele foi pai de 17 filhos, dos quais onze eram homens. A diferença de idade entre o filho mais velho e o mais novo era de quase 30 anos. Como era comum naquela época, boa parte dos rapazes deixaram a sua terra natal buscando melhores oportunidades na vida.


O pai treinador Júlio José Colling ao lado dos 11 filhos atletas – Foto: Blog Histórias do Vale do Caí

Em ocasiões especiais, eles voltavam ao Pareci para visitar os pais e, por iniciativa do pai, formaram um time de futebol do qual seu Júlio era o treinador. O time ficou conhecido como 11 Irmãos Colling. Na foto acima, estão de pé o treinador Júlio e os atletas Egídio, Donato, Canísio, Círio, Edgar e Roque. Agachados: Atanásio, Ignácio, Anselmo, Lauro e Affonso.

O time ficou famoso, merecendo reportagens em jornais e revistas do pais e até do exterior. O pai do time, Júlio José Colling foi um líder comunitário que, já pela década de 1940 defendia o asfaltamento da estrada entre Montenegro e o Caí (sonho que só veio a concretizar-se em 2010. Curiosamente, no dia do seu falecimento, 23 de agosto de 1960, Júlio José Colling teve a honra do comparecimento do vice-presidente da república João Goulart ao seu velório. Jango que era, então, vice-presidente no governo de Jucelino Kubichek, passava pela estrada de Montenegro ao Caí, em campanha pela sua reeleição, e parou para reverenciar o líder local.

Roque Colling, um dos 11 irmãos, teve importante participação na campanha pelo asfaltamento da estrada. Trabalhou para isso por mais de uma década e viu o seu sonho (e do seu pai) realizado no ano de 2010. Rafael Colling, filho de Roque, chegou a jogar no time da família. Foi ótimo jogador. Formado em jornalismo, ele trabalha na Rádio Gaúcha, sendo apresentador do Correspondente Ipiranga.

Fonte: Blog Histórias do Vale do Caí


Nota da pesquisadora: Julio José Colling (*28/07/1896 Tupandi RS/+23/08/1960 Pareci Novo RS) era filho de João Colling e Maria Hartmann, neto de João Hartmann II e Barbara Junges, bisneto dos imigrantes Peter Hartmann e Elisabetha Schmitz, esta filha dos imigrantes Johann Peter Schmitz e Elisabetha Dapper. Além dos onze filhos descritos na postagem, Julio José teve ainda as filhas Lucia Josefina, Maria Imelda, Sibilla Ottilia e Therezinha e os filhos Mário e Protásio, estes falecidos na infância.



Nenhum comentário:

Postar um comentário