Neste ano de 2017, comemoramos os 170 Anos da chegada da Família Göller ao Brasil!
Movidos pela fé e determinação, buscando construir um futuro melhor para as suas vidas, a viúva Susanna Lunkenheimer Göller e os filhos Elisabetha, Anna Clara, Maria Anna e Johann deixaram para trás a localidade de Dörrebach, no estado alemão da Renânia-Palatinado, partindo em direção ao porto de Hamburgo, de onde embarcaram para o Brasil no brigue-escuna Antonia, na data de 04/05/1847, iniciando assim a longa e perigosa travessia através do Oceano Atlântico.
Depois de uma viagem com duração de pouco mais de dois meses, em 12/07/1847, o navio atracou no porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Pouco tempo depois, em 16/07/1847, a família Göller seguiu viagem para Porto Alegre na barca a vapor Porto-Alegrense e, posteriormente, embarcou num outro vapor até São Leopoldo, destino este alcançado na data de 18/07/1847. Mas a viagem não havia terminado. Depois de um tempo no aguardo de serem conduzidos até o seu lote colonial, os imigrantes Göller percorreram este árduo caminho até o local de destino, para que pudessem finalmente se estabelecer na localidade de Picada Holanda, na antiga colônia de Picada Café.
AS COMEMORAÇÕES DENTRO DO IV ENCONTRO DAS FAMÍLIAS GÖLLER E FÜHR
As comemorações dos 170 Anos foram realizadas dentro do tradicional encontro anual das Famílias Göller e Führ. A Família Führ representa o lado materno de um dos ramos de Jacob Göller, filho do imigrante Johann Göller. A grande Festa foi realizada no Salão de Festas do Clube Recreativo Guarani, na cidade de Augusto Pestana no RS, na data de 05/03/2017. Fizeram parte da Comissão Central os casais Alceu e Cleci, Chico e Dirce, Dari e Cátia, Júnior e Monique, além de um representante de cada ramo familiar.
A programação começou às 9 h e 30 min da manhã, com o registro dos participantes, distribuição de fichas e venda de camisetas e objetos relativos ao presente encontro, além de DVDs do encontro anterior.
Seguiu-se o almoço de confraternização, com churrasco, seus acompanhamentos e sobremesas, regados a bebidas bem geladas.
À tarde, teve início a Solenidade de Abertura do Encontro, passando-se aos debates e considerações sobre o próximo encontro em 2018, com a distribuição de questionários aos grupos familiares. Em seguida, no momento artístico, houve a participação de membros das duas famílias.
Após, ocorreu o Ato Ecumênico, apresentando por um grupo de familiares, o qual foi conduzido por Tania Göller, cuja mensagem aos presentes baseou-se na palavra de origem hebraica Shalom, que tem o significado literal de Paz, como forma de saudação, traduzido por votos de paz, saúde, harmonia à pessoa que é cumprimentada. Cada letra da palavra apresentada pelo grupo levou à primeira letra de uma palavra relacionada ao tema da família.
Na sequencia, formou-se uma grande corrente de amor e paz entre os participantes, ocasião em que todos cantaram e dançaram ao som da música Grandioso És Tu Senhor!
O primo Dari Göller fez a minha apresentação no Encontro, ocasião em que tive a oportunidade de fazer um breve relato sobre a vinda da Família Göller ao Brasil.
Em seguida, teve início a contagiante dança Polonese, que incentivou a participação da maioria dos presentes.
Finda a polonese, com a pausa para o aperitivo, com picadinho de carne, pão e cuca, começou o baile, até o final da festa...
Algumas fotos dos presentes ao IV Encontro das Famílias Göller e Führ.
Link para a postagem sobre a viagem de navio da Família Göller:
Fotos oficiais do IV Encontro das Famílias Göller e Führ e de Lisete Göller
Maravilha de publicação. Agradecemos a Lisete pelas contribuições nas pesquisas, nos registros e divulgação da história da família Göller.
ResponderExcluirObrigada, Dari!
ResponderExcluir