CHRISTINA KOSSMANN E O ESPOSO ANGELO TIECHER
Fonte: Anotações do Bispo Dom Paulo De Conto, bisneto de Angelo Tiecher, página da Família Tiecher, responsável Fábio J. Tiecher.
"Nascido em 14 de abril de 1851, Ângelo Tiecher veio solteiro ao Brasil e se estabeleceu no lote nº 18 da Colônia de Santa Maria da Soledade (Forromeco), localidade onde montou um engenho de serraria, juntamente com seu irmão Ilário. Pouco tempo depois da chegada, em 29 de fevereiro de 1876, casou-se com Christina Kossmann, brasileira descendente de imigrantes alemães, filha de Antonio Kossmann e Maria Recktenwald, em cerimônia celebrada pelo Pe. Bartolomeu.
De acordo com o escritor Aldo Migot, na página 59 de seu livro “História de Carlos Barbosa”, Ângelo Tiecher foi um dos primeiros imigrantes italianos do Tirol a chegar à localidade de Forromeco, hoje São Vendelino, mas no ano de 1882. Cita Ângelo também na página 224, como fundador da Capela de Santo Antão Abade do Forromeco Superior, no mesmo ano de 1882. Na localidade, Ângelo e Christina tiveram sete filhos, entre eles o bisavô Lino Tiecher.
Mais tarde, aproximadamente em 1886, o casal, juntamente com a família Kossmann, mudou-se para a localidade de Jacarezinho, Encantado, à época município de Estrela e, a partir de 1891, Lajeado. No ano de 1892, existem registros de um imóvel pertencente a Ângelo na margem direita do arroio Argola.
O casal Ângelo e Christina teve o total de 13 filhos, sendo eles:
1. Maria Bárbara, nascida em 1876 em Forromeco. Casou-se com Antonio De Conto, tendo vivido em Jacarezinho, Encantado/RS.
2. José Tiecher, que se casou com Elvira Canello. Viveu em Marau/RS.
3. João Tiecher, casado com Carolina Zambiazi, falecido em Encantado/RS.
4. Gertrudes, casada com João Batista Bonfanti.
5. Lino Tiecher, nascido em 04 de junho de 1881 em Forromeco. Casou-se com Maria Zambiazi.
6. Luiz Tiecher, casado com Adele Fachini.
7. Celeste José Tiecher, nascido em 1885, casado com Cristina Brock.
8. Clementina, nascida em 1883, casada com Sperandio De Conto.
9. Ângelo Tiecher Filho, nascido em 1889, casado com Ângela Zambiazi.
10. Ana, nascida em 1892 em Jacarezinho, casada com Paulo Lorenzon.
11. Carolina, gêmea de Ana, casada com Ricardo Dellazari depois Vicenzo Dellazari.
12. Catarina, casada com Leopoldo Brandão, falecida no estado do Paraná.
13. Constante Tiecher, casado com Luiza Zambiazi e depois Elvira Gasparotto, falecido em Passo Fundo/RS.
Como agradecimento pela graça recebida em promessa feita a Nossa Senhora do Carmo, quando do sofrimento de dificuldades no aguardo do 14º parto de Christina, o casal erigiu próximo à sua casa um “capitel”, tendo como padroeira Sant’Ana, com quadros de Nossa Senhora do Carmo e Sant’Ana trazidos de Forromeco. Assim, toda a família podia rezar diariamente o terço e, nos domingos, além disso, ler a Bíblia. Neste capitel, o casal Kossmann, pais de Christina, celebraram as Bodas de Ouro. Ainda, eram celebrados os batismos das crianças da região, provavelmente por padres jesuítas vindos de Lajeado ou, em ocasiões especiais, pelo Pe. Bartolomeu Tiecher (informações prestadas em 1976, por Ana Tiecher, aos 84 anos, a Dom Paulo De Conto).
Em certa ocasião, Christina se feriu num acidente com arma de fogo. Ao avistar um veado perto da casa, foi em busca da espingarda para matar o animal, mas, ao pegá-la, a mesma disparou atingindo seu pé. Por sorte, não houve um acidente de maiores proporções. Conta-se que talvez isso também tivesse contribuído para que fosse erguida a capelinha (anotações de Dom Paulo De Conto).
Christina Kossmann faleceu em 06 de janeiro de 1908. O trisavô Ângelo, então, casou-se com Teodora Fusing, viúva de João Blaudt, juntando as duas numerosas famílias numa única residência. Dessa segunda união, foram gerados os filhos:
1. Malvina, casada com Leopoldo Schimidt, viveu em Jacarezinho Alto, Nova Bréscia/RS.
2. Antonio Tiecher, que morreu jovem aos 14 anos.
3. Um terceiro cujo nome não foi lembrado (provavelmente Martim Andrem, nome referido na árvore genealógica fornecida por Etiberê Tiecher).
Angelo Tiecher faleceu em 14 de março de 1940 e está enterrado no cemitério da Sagrada Família – Nova Bréscia”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário