Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Fontes de Pesquisa - Arquivos


ARQUIVO HISTÓRICO DO RIO GRANDE DO SUL


No prédio do Memorial do Rio Grande do Sul está instalado o Arquivo Histórico do RS


ENDEREÇO:

 O AHRGS situa-se no prédio do Memorial do Rio Grande do Sul, na Rua 7 de Setembro, nº 1.020, Praça da Alfândega, 2º andar, Sala 17, Porto Alegre RS, Brasil. Fone: 51 3227 0882.


HISTÓRICO:

O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul é uma instituição pública subordinada à Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Sua história começou em 1906, quando da criação do Arquivo Público do Estado (APERS). Como arquivo autônomo, surgiu em 29 de janeiro de 1954. Hoje tem a função de guarda e conservação da documentação histórica do Poder Executivo Estadual até a década de 1950. Deste modo, o acervo do poder público remonta aos primeiros anos de ocupação efetiva do solo rio-grandense pela Coroa Portuguesa (com a criação do Presídio de Jesus Maria José no ano de 1737), até o início da década de 1960. A documentação provém de várias funções exercidas pelo governo estadual, como distribuição de terras, aldeamento e catequese indígena, policiamento, repressão, assuntos militares, religiosos, além de coleções particulares recebidas através de doações ou compra. Nos últimos anos, o acervo da instituição tem crescido com o recebimento do “Acervo da Luta contra a Ditadura”, de vários acervos particulares e instituições e mais recentemente de movimentos sociais ligados ao ambientalismo e aos direitos humanos. Fonte: AHRGS.


PESQUISAS:


Sala de Pesquisa


A pesquisa é gratuita e os pesquisadores são assessorados pelo corpo técnico composto por profissionais da área de história e arquivologia. É necessário agendar a pesquisa, enviando o pedido com detalhes para o seguinte e-mail:

agendamento-ahrs@sedac.rs.gov.br 

O pesquisador deve aguardar a resposta sobre o dia e o horário em que o material estará disponível. O horário de atendimento para as pesquisas agendadas é de terça a sexta-feira, sendo realizado em dois turnos. Turno da manhã: 10 h às 14 h. Turno da tarde: 14 h às 18 h.


Sala de Pesquisa



PESQUISAS RELACIONADAS COM IMIGRAÇÃO E COLONIZAÇÃO


O AHRGS possui um blog, que apenas fornece orientações gerais. Assim sendo, é necessário comparecer ao Arquivo para ter acesso às fontes de pesquisa relacionadas com a imigração e temas afins, através da consulta de catálogos elaborados pela Instituição.

Esta postagem tem o objetivo de possibilitar ao leitor do blog o acesso on line às cópias fotográficas dos catálogos básicos relacionados à imigração e colonização, separados por assuntos, para facilitar a consulta:


I- Códices – Imigração, Terras e Colonização (fls. 1 a 112)

Nota: o códice é uma coleção de manuscritos, ou seja, de documentos que versam sobre determinado assunto. Por exemplo, um livro onde estão registrados os lotes dos colonos forma um códice.




II- Documentação Avulsa – Imigração, Terras e Colonização:

Órgãos de terras e colonização – correspondência (fl. 113)
Comissão de terras e colonização – correspondência e papéis diversos (fl. 115)
Terras públicas – juízes comissários – correspondência (fl. 116)
Terras públicas – papéis diversos (fl. 117)
Colônias – correspondência e papéis diversos (fl. 120)
Colonização – sem data, papéis diversos (fl. 125)
Colonização – papéis diversos (fl. 126)
Inspetoria de terras (fl. 127)
Feitoria do Linho Cânhamo (fl. 129)





III- Mapas – Colônias (fls. 19 a 32) 





IV- Mapas – Proprietários (fls. 34 a 43)






Obs.: as numerações obedecem ao catálogo do AHRGS.

Tendo anotado a identificação do documento que se quer pesquisar, deve-se encaminhar o pedido do mesmo através do e-mail informado acima ao AHRGS.

Boas Pesquisas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário