Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Família Schmitz (Ancestrais da Imigrante Anna Maria Haeser Schmitz) - 1ª Parte











A ORIGEM DO SOBRENOME


É um sobrenome de origem germânica. Surgiu na Idade Média, mais precisamente na região norte da antiga Prússia. Uma das referências mais antigas é a de Heinrich Schmitz que tem como registro o ano de 1588.


O SIGNIFICADO


Schmitz é uma variante de dialeto alemão, provindo de Schmied, que significa ferreiro. O “s” do genitivo no alemão pode ter sido incorporado ao final do sobrenome Schmidt, resultando na forma variante de Schmitz. No alemão o “z” soa como “tz” ou “ts”.


O BRASÃO


O lema do brasão do clã era “Virtude Notável”. A primeira parte do escudo é de ouro que representa nobreza, riqueza, vida longa, clemência e justiça. A segunda parte é em azul que exprime vigilância, fortaleza, constância, amor à pátria, fama e vitória. A âncora simboliza a esperança e a seguridade, sendo o emblema da constância, firmeza e vitória.




AS ORIGENS

Jacob Schmitz e Agnes Haeser, meus tetravós, eram os pais da imigrante Anna Maria Schmitz, nascida em Mastershausen, não havendo evidências de que o casal tenha emigrado da Alemanha para o Brasil. Anna Maria era casada com o também imigrante Nicolau Schmitz, filho de Johann Peter Schmitz e Elisabetha Dapper, possuindo o mesmo sobrenome do esposo, porém não foi encontrada a ligação entre estas duas famílias. Desta maneira, os referidos Schmitz serão tratados como sobrenomes de famílias distintas. Sobre a proveniência dos pais de Anna Maria, não foi possível determinar a (s) cidade (s) de origem.


A VIAGEM PARA O BRASIL

No livro sobre a cidade de Mastershausen, consta uma listagem de cidadãos de Mastershausen, que emigraram para o Brasil, evidenciando que a família dos sogros, Johann Peter Schmitz e Elisabetha Dapper, residia na localidade de Sosberg. A listagem é um extrato do registro paroquial do Padre Johann Peter Becker. No livro consta que Johann Peter Schmitz, a esposa Elisabetha Dapper, os filhos Catharina, Nicolau, casado com Anna Maria Schmitz (filha de Jacob Schmitz e Agnes Haeser), Johann Peter (filho), Gertrud e Anna Maria, casada com Matthias Meinerz (filho de Mathias Meinerz e Maria Susanna Hansen), emigraram para o Brasil na data de 23/04/1854. Outra prova da emigração da Família Schmitz em 1854 é o obituário da cunhada Gertrudes Schmitz, casada com Johann Peter Bender em Dois Irmãos RS, onde é declarado que ela veio ao Brasil com a família neste mesmo ano de 1854. Por outro lado, a cunhada Elisabetha Schmitz emigrou em 10/08/1846, isto é, anteriormente à sua família. Isto é fato, pois ela se casou com Peter Hartmann, em data não conhecida, possivelmente no Rio Grande do Sul, tendo o primeiro filho do casal nascido em 29/01/1848 em São Pedro do Maratá RS. 

Assim sendo, não está correto o que consta no livro chamado Imigrantes Alemães 1824-1853, de Gilson Justino da Rosa, que procura interpretar o Códice C-333 do Arquivo Histórico do RS, quanto à identificação dos imigrantes, afirmando que esta família embarcou no brigue Triunfo e aportou na cidade de Porto Alegre em 29/12/1846. Não se sabe em qual navio a família de Johann Peter Schmitz, incluindo sua nora Anna Maria, veio ao Brasil, mas muito provavelmente tenha saído do porto de Antuérpia, na Bélgica, pois não constam nas saídas dos portos de Hamburgo e Bremen. As listagens de embarques de Antuérpia foram quase totalmente incineradas, por isso torna-se impossível saber em qual navio os Schmitz vieram ao Brasil.


O LOCAL DE RESIDÊNCIA

A família de Anna Maria Schmitz residiu inicialmente na localidade de Morro dos Bugres RS, no atual município de Santa Maria do Herval. A partir de 1857, fixaram residência em locais da antiga Linha Dois Irmãos e, após, em Tupandi RS. Por volta de 1870, residiram em Maratá RS, retornando, após, a Tupandi. Alguns anos mais tarde, residiram em Harmonia RS, onde Anna Maria Schmitz veio a falecer.

Segue a genealogia da Família Schmitz, de onde provém Catharina Haeser Schmitz, a partir do ancestral mais antigo conhecido, até a geração dos netos.

Fontes:
Site Familysearch
Livros da Igreja Católica e Livros de Registro Civil


Mastershausen - Renânia-Palatinado - Alemanha - Fonte: Wikipedia


GENEALOGIA DE JACOB SCHMITZ

Primeira Geração

1.Jacob Schmitz, meu tetravô, nasceu em 1810 na Alemanha. Ele faleceu na Alemanha. Jacob casou-se com Agnes Haeser, minha tetravó, em 1831 na Alemanha. Agnes nasceu em 1813 na Alemanha. Ela faleceu na Alemanha. Eles tiveram os seguintes filhos 

+ 2 F i. Anna Maria Schmitz, minha trisavó, nasceu em 19 abril 1832 e faleceu em 13 janeiro 1893.
 

Anna Maria Schmitz foi batizada na Igreja Católica de Mastershausen


3 F ii. Anna Schmitz nasceu em 17 janeiro 1836 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu na Alemanha.

4 F iii. Maria Margaretha Schmitz nasceu em 9 dezembro 1838 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu na Alemanha.

5 M iv. Peter Schmitz nasceu em 4 outubro 1840 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu na Alemanha.

6 M v. Jacob Schmitz nasceu em 8 junho 1843 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu na Alemanha.

7 F vi. Maria Anna Schmitz nasceu em 22 agosto 1846 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu na Alemanha.

8 F vii. Maria Catharina Schmitz nasceu em 8 março 1848 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu na Alemanha.

9 F viii. Susanna Schmitz nasceu em 16 abril 1850 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu na Alemanha.

10 M ix. Joseph Schmitz nasceu em 1 maio 1854 em Blankenrath, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu na Alemanha.


Segunda Geração

(VER FAMÍLIA SCHMITZ (JOHANN PETER) 3ª PARTE - RAMO NICOLAU SCHMITZ)
 
2.Anna Maria Schmitz, minha trisavó, (Jacob) nasceu em 19 abril 1832 em Mastershausen, Zell, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ela faleceu em 13 janeiro 1893 em Harmonia, Rio Grande do Sul, Brasil.

Anna casou-se com Nicolau Schmitz, meu trisavô, filho de Johann Peter Schmitz e Elisabetha Dapper, em 1854 na Alemanha. Nicolau nasceu em 18 novembro 1829 em Mastershausen, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ele faleceu em 2 junho 1911 em Santos Reis, Montenegro, Rio Grande do Sul, Brasil.

Eles tiveram os seguintes filhos

 11 F i. Maria Susanna Schmitz nasceu em 1 abril 1855 em Morro dos Bugres, Santa Maria do Herval, Rio Grande do Sul, Brasil. Ela faleceu em 19 março 1930 em Linha Treze de Mario, Guarani das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil.

12 F ii. Margarida Schmitz nasceu  em 18 julho 1857 em Morro dos Bugres, Santa Maria do Herval, Rio Grande do Sul, Brasil. Ela faleceu em 3 dezembro 1940 em Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, Brasil.

 13 M iii. João Estevão Schmitz nasceu em 28 abril 1859 em Tupandi, Rio Grande do Sul, Brasil. Ele faleceu em 10 janeiro 1931 em Barão, Rio Grande do Sul, Brasil.

14 M iv. Jacob Schmitz, meu bisavô, nasceu  em 20 outubro 1861 em Tupandi, Rio Grande do Sul, Brasil. Ele faleceu em 18 outubro 1944 em Pareci Novo, Rio Grande do Sul, Brasil.

15 F v. Catharina Schmitz nasceu  em 18 outubro 1863 em Tupandi, Rio Grande do Sul, Brasil. Ela faleceu em 4 junho 1902 em Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

16 F vi. Elisabetha Schmitz nasceu  em 18 abril 1866 em Tupandi, Rio Grande do Sul, Brasil. Ela faleceu em 29 abril 1934 em Tupandi, Rio Grande do Sul, Brasil.

17 M vii. José Schmitz nasceu  em 4 junho 1868 em Tupandi, Rio Grande do Sul, Brasil. Ele faleceu em 27 setembro 1953 em Santa Clara do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

18 F viii. Barbara Schmitz nasceu  em 11 dezembro 1870 em Maratá, Rio Grande do Sul, Brasil. Ela faleceu em 6 dezembro 1947 em Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, Brasil.

 19 F ix. Luiza Schmitz nasceu em 11 dezembro 1870 em Maratá, Rio Grande do Sul, Brasil. Ela faleceu antes de 1911 no Rio Grande do Sul, Brasil.

20 F x. Anna Maria Schmitz nasceu em 8 abril 1875 em Tupandi, Rio Grande do Sul, Brasil. Ela faleceu em 27/12/1959 em Carazinho, Rio Grande do Sul, Brasil.

21 M xi. Pedro José Schmitz nasceu  em 21 agosto 1877 em Tupandi, Rio Grande do Sul, Brasil. Ele faleceu em 1 julho 1949 em Victor Graeff, Rio Grande do Sul, Brasil.


Vista parcial da cidade de Tupandi RS, onde viveram Nicolau e Anna Maria Schmitz - Foto: Acervo de Lisete Göller


O FALECIMENTO DE ANNA MARIA SCHMITZ

Anna Maria faleceu às 16 horas, do dia 13/01/1893, em sua residência, de morte natural, sem assistência médica, aos 61 anos de idade. Deixou 9 filhos, dos 10 filhos que teve. Constou no registro a assinatura de Nicolau Schmitz. Foi sepultada no Cemitério de Harmonia (Velho), que existia aos fundos da Igreja Católica de Harmonia (CRCPN Harmonia, Livro Registro de Óbitos C-1, fl. 29 verso e 30, nº 89).                   


Ver: Família Schmitz (Ancestrais da Imigrante Anna Maria Haeser Schmitz) 2ª Parte – Genealogia        



Nenhum comentário:

Postar um comentário