Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

domingo, 21 de abril de 2013

Família Rockenbach 1ª Parte - Ancestrais e Descendentes











A ORIGEM E O SIGNIFICADO DO SOBRENOME ROCKENBACH (ANCESTRAIS DA FAMÍLIA WELTER)


O nome de família alemão Rockenbach é classificado como sendo de origem toponímica. Estes sobrenomes são derivados do nome do lugar de residência de seu portador inicial ou do nome da cidade ou vila onde residia. Neste caso em particular, o sobrenome Rockenbach indica um nativo de Rockenbach, o nome de inúmeros lugares na Alemanha, derivado dos termos médio Alto Alemão “Rocke (Rogge)” que significa “centeio” e “Bach” que significa “riacho” ou “córrego”. A variante do sobrenome Rockenbach é Roggenbach.


Os mais antigos sobrenomes germânicos datados do século XII são frequentemente encontrados na sua forma latina. A forma vernacular foi usada num estágio posterior. Rockenbach é um destes sobrenomes que se encontra registrado em manuscritos compilados nas cidades de Köln ou Colônia, datados no ano de 1135, o que o torna um dos mais antigos sobrenomes alemães já registrados. Notáveis portadores do sobrenome Rockenbach incluem Abraham Rockenbach, jurista e matemático falecido em 1611. Este sobrenome foi introduzido no Brasil em 1828, ano em que encontramos o registro de emigração de Daniel Rockenbach (Roggenbach).



O BRASÃO DO SOBRENOME ROCKENBACH




O brasão apresenta bandas em ouro e negro, sobre elas está estampado um homem com um casaco negro, vestido com calças em ouro, calçando botinas vermelhas, usando na cabeça um chapéu de ponta, e tendo na mão direita três pães, um sobre o outro.


Fonte: Site da Família Rockenbach


AS ORIGENS


Os mais antigos representantes da família Rockenbach no presente estudo são provenientes da cidade de Gehlweiler, na Renânia-Palatinado, Alemanha. São ancestrais da família de Johannes Joseph Welter, meu tataravô que, com seu pai e irmãos, imigraram após o ano de 1833 no Rio Grande do Sul. 


Obs.: algumas informações sobre a família foram fornecidas por Fridolin Feil na Alemanha na pesquisa do sobrenome Welter, na cidade de Buch, e pelo genealogista Wagner Ramos.



A CIDADE DE GEHLWEILER


Gehlweiler está localizada no centro do Hunsrück na Renânia-Palatinado. Pertence ao município de Kirchberg. A cidade foi primeiramente mencionada no ano de 1317, quando fazia parte do Condado de Sponheim. Fez parte do Departamento francês de Rhin-et-Moselle de 1794 até 1814 e, após o Congresso de Viena em 1815, passou a integrar o Reino da Prússia. Desde o ano de 1946, faz parte do Estado alemão da Renânia-Palatinado. 



Gehlweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha





JOHANN HERMANN ROCKENBACH 


Johann Hermann Rockenbach, meu octavô (8ª avô), nasceu entre os anos de 1640 e 1641, na cidade de Gehlweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha. Ignora-se os nomes de seus pais. Ele exercia a profissão de moleiro.



Ponte sobre Kellenbach, Gehlweiler (Foto: Wikipedia)


O CASAMENTO


Johann Hermann casou-se com Anna Apolonia (*1645 Gehlweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha/+04/04/1715 Gehlweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha), minha octavó (8ª avó), cujo sobrenome de solteira é ignorado, na cidade de Gehlweiler. O casal teve pelo menos um filho.


O FILHO


Johann Peter Rockenbach (*22/06/1679 Gehlweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha/+14/04/1748 Biebern, Renânia-Palatinado, Alemanha), meu heptavô (7º avô), casado com Margaretha Rockenbach (*Biebern, Renânia-Palatinado, Alemanha/+10/02/1755 Biebern, Renânia-Palatinado, Alemanha), minha heptavó (7ª avó), tendo o casal pelo menos uma filha, Anna Barbara Rockenbach (*1722 Biebern, Renânia-Palatinado, Alemanha/+04/03/1773 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha), minha hexavó (6ª avó).
                                                            

O FALECIMENTO


Johann Hermann Rockenbach faleceu na data de 20 de julho, entre os anos de 1695 e 1696, na cidade de Gehlweiler.



JOHANN PETER ROCKENBACH 


Johann Peter Rockenbach, meu heptavô (7ª avô), filho de Johann Hermann e de Anna Apolonia Rockenbach, nasceu na data de 22/06/1679, na cidade de Gehlweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha.



Vista parcial da cidade de Gehlweiler


O CASAMENTO


Johann Peter casou-se com Margaretha (*Biebern, Renânia-Palatinado, Alemanha/+10/02/1755 Biebern, Renânia-Palatinado, Alemanha), minha heptavó (7ª avó), cujo sobrenome de solteira é ignorado, provavelmente na cidade de Biebern. O casal teve pelo menos uma filha.


A FILHA


Anna Barbara Rockenbach (*1722 Biebern, Renânia-Palatinado, Alemanha/+04/03/1773 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha), minha hexavó (6ª avó), casada em primeiras núpcias com Mathias Wagner (*Bienbern, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha) e, em segundas núpcias, com Johannes Scherer (*29/06/1719 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha), meu hexavô (6º avô), filho de Stephano Scherer e de Dorothea Scherer, por volta do ano de 1740 na cidade de Buch.
                                                          

O FALECIMENTO

Johann Peter Rockenbach faleceu em 14/04/1748 na cidade de Biebern.



ANNA BARBARA ROCKENBACH 

Anna Barbara Rockenbach, minha hexavó (6ª avó), filha de Johann Peter Rockenbach e de Margaretha Rockenbach, nasceu aproximadamente no ano de 1722, provavelmente na cidade de Biebern, Renânia-Palatinado, Alemanha. 


Biebern, Renânia-Palatinado, Alemanha


O PRIMEIRO CASAMENTO

Anna Barbara casou-se em primeiras núpcias com Mathias Wagner (*Biebern, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha).


O SEGUNDO CASAMENTO 

Anna Barbara Rockenbach casou-se com meu hexavô Johannes Scherer (*29/06/1719 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha), meu hexavô (6º avô), filho de Stephano Scherer e de Dorothea Scherer, na data de 12/01/1740 na cidade de Buch. Deste matrimônio, tiveram seis filhos. 


OS FILHOS (VER FAMÍLIA SCHERER)

I-Anna Maria Scherer (*30/01/1741 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+05/06/1805 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha), minha pentavó (5ª avó), casou-se com Johannes Leonhard Welter (*20/04/1745 Sohren/+18/05/1805 Buch), meu pentavô (5º avô), filho de Heinrich Welter e Maria Elisabeth (?), por volta de 1766 na cidade de Buch (Ver Família Welter);

II-Johannes Scherer (*29/09/1742 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha);

III-Johannes Scherer (*02/03/1744 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha);

IV-Susanne Scherer (*26/03/1746 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha) casou-se com Peter Dielen em 27/02/1775 em Buch;

V-Johannes Adamus Scherer (*19/07/1749 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha) casou-se com Maria Josepha Habenstreit em 06/08/1776 em Buch;

VI-Maria Catharina Scherer (*06/08/1751 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha/+13/05/1752 Buch, Renânia-Palatinado, Alemanha).


O FALECIMENTO

Anna Barbara Rockenbach faleceu em 04/03/1773 em Buch. Não se sabe o local e a data do falecimento de seu esposo Johannes Scherer, mas presume-se que também tenha ocorrido na mesma cidade.



Ver a continuação: Família Rockenbach 2ª Parte - Genealogia




17 comentários:

  1. Meu Nome é Thiago Rockenbach Hermann, Assim como JOHANN HERMANN ROCKENBACH . haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só que o teu Hermann é sobrenome e não nome, engraçadinho...

      Excluir
  2. Legal, saber toda essa origem, meu nome é Sabrina Rockenback,eu sei, teria de ser Rockenbach, porém, foi na época que meus antepassados migraram para o Brasil a certidão saiu errada e, isso provavelmente faz mais de umas 10 gerações!

    ResponderExcluir
  3. A geração de meu Avô *Anthoni Rockenbak Mott* para o de minha mãe tios e tias se perdeu por conta do temor a perseguição a Alemães e Judeus ( pois tanto Rockenback e Mott são nones de origem Hebraica) sei que meu Avô tinha outros irmão no Rio de Janeiro e vieram do Sul do Brasil

    ResponderExcluir
  4. Estou fazendo a árvore da familia ANNA CAROLINA ROCKENBACH, casada com FERNANDO KOCH. Ana é filha de PEDRO ROCKENBACH (1842) E WICTÓRIA ERCKERT, a qual não consta na árvore. Tenho aproximadamente mil descendentes. Se tiver interesse em anexar a árvore ROCKENBACH me envie um email para otelio.jose@terra.com.br que enviarei um convite de acesso a árvore através do My Heritage.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Rockenbach da postagem NÃO SÃO IMIGRANTES.Obviamente, não estão na tua árvore.Obs.: ECKERT é a grafia correta e Vitoria com W é algo, digamos, ridículo. Melhora as tuas pesquisas...

      Excluir
  5. Respostas
    1. Pois é!! Estou curiosa tambem, pois meu sobrenome é Rochembach. Seria um derivado sera?

      Excluir
    2. O nome do chefe de obra da minha construção é Paulo rochemback 49 anos, filho de Ênio Rochemback.a Residência fica em Ariquemes-RO,a familia veio do sul do pais.

      Excluir
  6. Minha avô se chama Isolde Roggenbach, o pai dela Guilherme Roggenbach e o bisavô Otto Roggenbach

    ResponderExcluir
  7. Minha família (antepassados) pertencem aos Rockenbach que tem a casa em São José do Hortêncio... Meu nome é Michele Cristina Rockenbach.

    ResponderExcluir
  8. Meu sobrenome é Rockenback, seria outra família? ou erro de digitação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erros de cartório existem às toneladas. O final 'bach', como já explicado na postagem, vem de riacho, no alemão. É a grafia correta. Existem centenas, milhares de famílias com este sobrenome, sem que sejam parentes de sangue. Tens que pesquisar qual seria a tua e de onde vieram.

      Excluir
  9. Minha família tem rochembach e Rochemback,tem muitos erros de cartório daquela época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas continuam existindo. Falta orientação e treinamento. As pessoas que vão ao registro devem ler com atenção e reclamar na hora. Senão, só por processo judicial, dependendo do caso.

      Excluir
  10. Eu também sou Rockenbach porém não vi o nome dos meus avós na relação de filhos desses 3 Rockenbach que vieram para hortensio RG. Eu me chamo Santa Rosinei Rockembach.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque não é a mesma família tua. Estes Rockenbach da postagem NÃO SÃO IMIGRANTES. Entendeu?

      Excluir