Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

domingo, 3 de março de 2013

Família Braun 1ª Parte - Ancestrais e Descendentes














A ORIGEM DO SOBRENOME BRAUN (ANCESTRAIS DA FAMÍLIA MOSSMANN)



O sobrenome tem origem germânica e os primeiros registros aparecem em Baden. Há outra possível origem normanda em que os primeiros registros aparecem em Cumberland.



O SIGNIFICADO DO SOBRENOME BRAUN



A palavra braun na língua alemã tem os significados de pardo, moreno ou, ainda, bronzeado. Na língua inglesa, existe a palavra Brown com os mesmos significados.



O BRASÃO







O brasão tem um escudo em azul, com um cavalo prateado sobre um pequeno monte verde. Na origem inglesa, o escudo é azul com três flores-de-lis douradas. No timbre, um leão segura com a pata uma flor-de-lis dourada. O lema é “Floreat Majestas”.



PETER BRAUN


Peter Braun, meu heptavô (7º avô), nasceu na Alemanha, provavelmente na cidade de Laufersweiler, Renânia-Palatinado, na Alemanha. Os nomes de seus pais são ignorados.


O CASAMENTO

                                                                                       
Casou-se na Alemanha. Ignora-se o nome de sua esposa, minha heptavó (7ª avó). Tiveram pelo menos uma filha.


A FILHA


Anna Margaretha Braun (*Laufersweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Antes Fev/1815 Niederweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha), minha hexavó (6ª avó), casou-se com Bartholomäus Mossmann (*Mar/1756 Niederweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Antes Fev/1815 Niederweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha), meu hexavô (6º avô), filho de Johann Mathias Mossmann e de Maria Catharina Mossmann, na data de 12/09/1784, na cidade de Sohren, na Renânia-Palatinado, Alemanha. Tiveram pelo menos sete filhos.


O FALECIMENTO


Peter Braun faleceu em data e local ignorados na Alemanha, assim como a sua esposa.



ANNA MARGARETHA BRAUN


Anna Margaretha Braun, minha hexavó (6ª avó), nasceu em Laufersweiler, cidade da Renânia-Palatinado, na Alemanha. O pai chamava-se Peter Braun, sendo ignorado o nome de sua mãe.


A cidade de Laufersweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha (Foto: Internet)



O CASAMENTO


Anna Margaretha Braun casou-se com Bartholomäus Mossmann (*Mar/1756 Niederweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Antes Fev/1815 Niederweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha), meu hexavô (6º avô), na data de 12/09/1784, na cidade de Sohren, na Renânia-Palatinado, Alemanha. Tiveram pelo menos sete filhos.



OS FILHOS (VER FAMÍLIA MOSSMANN)


I-Johann Peter Mossmann (*01/02/1785 Niederweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha/+29/09/1797 Niederweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha);


II-Anna Gertruda Mossmann (*14/01/1786 Niederweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha);


III-Anna Catharina Mossmann (*29/11/1788 Niederweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha);


IV-Maria Magdalena Mossmann (*25/03/1790 Niederweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha);


V-Maria Margaretha Mossmann (*10/10/1791 Niederweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha);


VI-Johann Mathias Mossmann (*26/03/1793 Niederweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha/+Alemanha);


VII-Johann Jacob Mossmann (*13/02/1795 Niederweiler, Renânia-Palatinado, Alemanha/+14/12/1881 Ivoti RS), meu pentavô (5º avô), casou-se com Maria Gertrudes Neumann (*10/05/1794 Kümbdchen, Renânia-Palatinado, Alemanha/+07/05/1876 Ivoti RS), minha pentavó (5ª avó), filha de Johann Peter Neumann e de Anna Maria Weyrich, na data de 15/01/1815, na cidade de Simmern, Renânia-Palatinado, Alemanha. O casal e seus filhos imigraram no Brasil no ano de 1828.


O FALECIMENTO


Anna Margaretha Braun faleceu antes do mês de fevereiro de 1815, assim como seu esposo Bartholomäus Mossmann, provavelmente na cidade de Niederweiler.


Ver a continuação: Família Braun 2ª Parte – Genealogia





42 comentários:

  1. gostaria de saber a origens da família Braun em Fortaleza-Ceará-Brasil. favor preciso encontrar minha história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pesquiso unicamente os meus ancestrais e relacionados. Se queres ajuda dos leitores, deves informar o teu e-mail de contato, para que possam te mandar informações.

      Excluir
    2. Olá Brenda, pesquiso a origem da família da minha avó paterna, era Bruno da Silva,
      O seu Braun do Ceará, provém de Aaron Braun, nascido em 1853 na Alsacia, casou no Ceará com Maria do Carmo,
      Também, Izidor Braun nascido na Alsacia 1864,faleceu em Fortaleza em 1927. Tiveram muitos descendentes no Ceará, alguns adotaram o sobrenome Bruno, ao invés de Braun, família de origem judia

      Excluir
  2. Eu sou de Fortaleza e tenho sobrenome Braun, e gostaria de saber sobre minha família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sou mirian.braunr12@hotmail.com, meu marido é de Fortaleza ceara, minha sobrinha fez uma pesquisa sobre os Braun do Ceara, o bisavô do meu marido izidor Braün chegou no ceara, vai associação comercial que tem reportagem sobre os Braun , inclusive o izidor Braün. também tem o filho do meu marido Sandro Braun mora aí

      Excluir
    2. Oi Mirian, gostaria de saber onde posso procurar mais informações sobre os antepassados dos Brauns em Fortaleza-ceará, pois preciso urgente encontrar minha família. meu email é kellyfaco@hotmail.com - obg

      Excluir
    3. Livro de genealogia Lira, na página 435, cita a história deles é os casamentos e nome dos descendentes no Ceará, Fortaleza, entre no site da Fundação Gilberto Freire,( Recife) eles editam e comercializam está coleção de Borges da Fonseca, reeditada por Cândido Pinheiro Loren de Lima (cearense), essa colecao tem muitos volumes o que lhe interessa é o volume dos Lira, pg 435, os livros tem subssidio do governo entao sao de excelente qualidade e encadernação e sao acessíveis, boa sorte

      Excluir
  3. Oi eu sou do Paraná e tenho o sobrenome Braun, meus bisavós e avos sabiam falar em alemão.. gostaria de saber sobre a minha família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando escreveres, coloca o teu e-mail de contato, além de informar o teu nome e os das pessoas que citas. Ninguém aqui tem 'bola de cristal' para fazer adivinhações...

      Excluir
  4. Olá, gostaria de saber como você chegou nesse resultado. Também tenho origem com sobrenome Braun e gostaria de saber seu método para chegar em seus familiares.

    ResponderExcluir
  5. Existem muitas famílias Braun na Alemanha. Tens que descobrir quais os teus imigrantes que vieram para o Brasil, de onde vieram, para poder descobrir se há alguma ligação com os meus. Os Braun da postagem não são imigrantes. As poucas informações que tenho vieram a partir do sobrenome Mossmann, informados por uma pessoa na Alemanha há muitos anos. A fonte específica de Bartholomeu Braun é Bungert, Kleinicher Ländchen, S. 116. Não tenho esta obra. Penso que deves estudar o teu caso específico, para não perderes tempo.

    ResponderExcluir
  6. Eu também tenho o sobrenome BRAUN e gostaria de saber mais sobre isso.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber a imigracão ,primeiros que vieram ao brasil, do sobrenome braun.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Braun da postagem não são imigrantes. Não faço pesquisas sobre outras famílias de mesmo sobrenome.

      Excluir
    2. Oi eu sou o Pedro braun e a metade da minha família vieram da Alemanha

      Excluir
  8. Olá sou de Jaraguá do sul SC meu pai se chama udo braun seus pais Arthur Henrique Braun estou curiosa pra saber sobre os ancestrais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, podes começar a pesquisar os teus ancestrais, a partir das certidões de cartórios e livros da igreja da tua região.

      Excluir
  9. Meu nome é bernardo e tenho sobrenome braun na familia

    ResponderExcluir
  10. Eu quero saber quais ansestrais vieram da minha família da Alemanha

    ResponderExcluir
  11. Olá! Gostaria de saber quais são as informações da família Braun que vc tem, eu quero saber mais sobre os ancestrais, meu bisavós vinheram imigrantes.
    Email:edlyntaigaanime@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meus Braun não são imigrantes. Existe uma infinidade de famílias Braun na Alemanha. Quem deve pesquisar sobre os seus ancestrais é você mesma. Não faço pesquisas para outras pessoas. Para que outros leitores a ajudem, você deve informar o lugar onde residiam no país, em qual cidade e estado. Nenhum de nós é adivinho. Ao invés de 'vinheram', escreva 'vieram'.

      Excluir
  12. Boa noite minha avó era Amália Braun Volkweis, algum conhecimento sobre ela,passo e-mail: jdltransportes.adm@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Cristiane Braun sou de Jaraguá do Sul SC meu avô era Arthur Enrique Braun gostaria de saber mais

    ResponderExcluir
  14. Meu avó Alfredo braun ,são de Baden vierao pra Blumenau santa Catarina

    ResponderExcluir
  15. Bom eu gostaria de saber mais sobre! Meu sobre nome (Braum) porém e com M' no final.

    ResponderExcluir
  16. Minha descendência também provém de Peter Braun. Não tinha conhecimento sobre os locais onde viviam, muito interessante.

    ResponderExcluir
  17. Sou desse dente dessas pessoas meu sobrenome é Braun e tenho orgulho de ser uma

    ResponderExcluir
  18. Falo um pouco de alemão e o dialeto pladoch

    ResponderExcluir
  19. Boa Noite, tenho o mesmo nome do meu bisavô . Mathäus Braun, só que o dele era com 2 t’s Matthäus. Eles vieram da Alemanha para IJUÍ - Rio Grande do Sul. Meu avô se chamava Erwin Mathäus Braun também nascido na Alemanha
    Tem alguma informação sobre esta origem?
    braun@occl.com.br

    ResponderExcluir
  20. OLÁ, LISETE!!
    FAÇO PESQUISA ACERCA DE 29 FAMÍLIAS QUE INTEGRARAM A VELHA COLÔNIA CONCÓRDIA, NO MUNICÍPIO DE CRUZ MACHADO, PR. ENTRE ELAS ESTÁ A FAMÍLIA BRAUN, QUE VOCÊ TMABÉM PESQUISA.
    VOCÊ PODE ME AJUDAR COM MAIS DADOS?
    (MEU AVÔ MATERNO ERA BRAUN)
    ATT. PEDRO E. WARKEN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não pesquiso este sobrenome no Brasil. A publicação se refere a ancestrais Braun na Alemanha. Cheguei a eles pelos meus Mossmann. Deves descobrir de onde vieram os teus Braun na Alemanha, onde existem muitas delas por sinal. Não há outra maneira.

      Excluir
  21. olá tdo bom me chamo victor braun sou de belém do pará, e to tentando entender como veio parar ate aqui. victoorbraun@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, há muitas famílias Braun diferentes no país. Tens que encontrar os teus imigrantes. Os Braun da postagem não são imigrantes.

      Excluir
    2. Victoor, também sou de belém e sou braun, entra em contato cmg!

      Meu email: lukasherbert27@gmail.com

      Excluir
  22. Ola. Busco descendentes de Jacob Braun e Joanna (RS). Tiveram pelo menos 2 filhos: Cecília Margarida e José Gabriel Braun. Este era casado com Maria Felicia de Oliveira e tiveram a filha Annita. Conhece alguém com esta história?

    ResponderExcluir
  23. Ah, meu mail: aline_santosgama@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Moro em Cuiabá -MT, mas nasci em Santa Cruz do Sul -RS

    ResponderExcluir