Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Família Mossmann - Histórias


O POLÍTICO E ADMINISTRADOR ALCEU MOSMANN


Alceu Mosmann – Imagem: Vale TV


Alceu Mosmann, nascido em 01/02/1930, na cidade de Novo Hamburgo RS, filho de Alberto Mosmann e Lucia Elly Amália Gaeversen, neto de Johann Mosmann e Rita Pires de Souza e bisneto dos imigrantes Johann Mathias Mossmann e Clara Diehl, foi Prefeito de Novo Hamburgo entre os anos de 31/01/1969 a 31/01/1973, período em que a cidade conquistou importantes progressos. Antes de ser prefeito, Alceu Mosmann elegeu-se vereador, sendo que, na sua 4ª Legislatura (1960 a 1963), assumiu a presidência da Casa. Dentre as suas realizações, instituiu o Distrito Industrial, que foi concretizado na administração seguinte. Além de ampliar a pavimentação de ruas, como a Avenida Nações Unidas, construiu a Praça Martin Luther e a Ponte de Integração sobre o Rio dos Sinos.


Possuindo o diploma de Técnico de Administração, ficou conhecido pelos munícipes como ‘o prefeito da educação’, área esta onde promoveu inovações, como o Censo Escolar Sócio-Econômico em 1969, dando inicio às Campanhas de erradicação do analfabetismo, que vieram a servir de modelo ao projeto MOBRAL. Alceu fundou várias escolas, como José de Anchieta, Jacob Kroeff Netto, Prudente de Moraes, Imperatriz Leopoldina, Marcos Moog, dentre outras. Durante a sua administração, criou a Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior – FEEVALE, por meio da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da referida Federação. Esta é uma entidade comunitária sem fins lucrativos, constituída por expoentes da comunidade.


No ano de 1971, deu ensejo à realização da Courovisão, a feira de artefatos de couro, para lojistas brasileiros e sul-americanos. No ano seguinte, inaugurou a VII FENAC, com a participação de um expressivo número de lojistas e exportadores.


Em seu discurso de despedida, no ano de 1973, afirmou: “Eu me retiro com o coração pleno de satisfação e de alegria, por ter tido grande oportunidade de servir, com sincera dedicação, à minha terra”.


Fontes: 

Novo Hamburgo Sua História Sua Gente, Liene M. Martins Schütz – Porto Alegre, Livraria Editora Pallotti, 1976.
Câmara Municipal de Novo Hamburgo



Nenhum comentário:

Postar um comentário