A ORIGEM E O SIGNIFICADO DO SOBRENOME GIANO
O sobrenome é de origem patronímica, cujo primeiro portador era possuidor do apelido Giano, sendo esta uma das formas abreviadas no nome Giovanni (João em italiano), como por exemplo, Giani, Gianetti, Gianino, Gianini, etc. A maior incidência deste sobrenome ocorre na Sicília, seguida de outras nove regiões.
Segundo o Heraldrys Institute of Rome: “Famiglia assai antica e nobile. Annovera, questa illustre casata, personaggi di elevate virtù, tra gl'antichi Cavalieri che anticamente nella militar disciplina fiorirono in Pistoia e tra i Priori, fin dal 1376 nella persona di Signoretto Giano di Ser Nuovo. Il commendator G.B. di Crollalanza riporta la blasonatura di questa famiglia, nei volumi del suo "Dizionario storico blasonico delle famiglie nobili e notabili italiane". Segundo o mesmo site, condiz com o título secundário de nobreza denominado ‘Signori’. Signore ou Senhor é um fidalgo senhor de uma propriedade importante, geralmente rural, onde está edificada uma casa senhorial (Fonte: Títulos de Nobreza e Hierarquias, de Antonio Luiz M. C. Costa).
O BRASÃO
Descrição: Di rosso al cavallo d'argento scalpitante, la coda e la criniera irte e la zampa destra anteriore alta sovra il mare al naturale, nella punta dello scudo: col capo d'oro carico delle parole Mars trux di nero.
Fontes: heraldrysinstitute.com; ganino.com; gens.info; jeantosti.com; cognomix.it
A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO SOBRENOME GIANO NA ITÁLIA
Segundo o site Cognomix.it, estima-se na atualidade que haja apenas 54 famílias com este sobrenome na Itália, distribuídas por 9 regiões.
AS ORIGENS
A Família Giano, à qual pertence a ancestral Caterina Giano, no presente estudo está adstrita ao Comune de Padula, Província de Salerno, na região de Campania na Itália. Dado que a pesquisa teve seu início no ano de 1809, quando começa o registro civil napoleônico, não sendo possível pesquisar os registros eclesiásticos anteriores a este ano, foi impraticável determinar o ano e o local do nascimento de Caterina, assim como os relativos ao seu casamento com Eligio Di Giuseppe, sendo também presumível o seu óbito em Padula, onde faleceu seu esposo. Os meus pentavós Eligio Di Giuseppe e Caterina Giano são os ancestrais paternos de Rocco Nicola Di Giuseppe, meu avô, que emigrou de Anzi para o Brasil no ano de 1900.
O nome de Caterina Giano aparece no registro de óbito do filho Domenico Di Giuseppe, ocorrido em 28/03/1830, no Comune de Anzi, Potenza, constando aquela como falecida, assim como o seu pai Eligio. Neste registro, foi declarada a cidade de nascimento de Domenico, que emigrou de Padula sozinho, para trabalhar e constituir família em Anzi. Assim sendo, por pelo menos um século, período em que foi feita a pesquisa, todos os Di Giuseppe de Anzi são descendentes de Domenico Di Giuseppe, nascido este em Padula. O óbito do pai Eligio foi corroborado pelos registros de casamentos de três netos deste, com a importante informação de que não foi possível apresentar o registro de óbito do mesmo, porque os livros paroquiais foram incendiados, no tempo da ocupação militar (provavelmente pelo exército francês).
O sobrenome Giano parece ser pouco comum em Padula, onde aparece também como Gianno ou De Gianno. Segundo o site do Museo del Cognome, o sobrenome Giano no comune de Padula aparece no período de 1701 a 1800 nos livros paroquiais, não havendo informação sobre a proveniência anterior deste sobrenome.
A CIDADE DE PADULA
Padula é um comune com cerca de 5.000 habitantes, situada a sudeste da Província de Salerno, na região italiana de Campânia. Sua principal atração é o Certosa di Padula, que é um grande mosteiro da Ordem Cartuxo, ou Ordem de São Bruno, sendo este o maior da Itália e está localizado no Parque Nacional Cilento. O mosteiro foi fundado por Tommaso di San Severino em 1306, dedicado a São Lourenço.
Vista de Padula e do mosteiro Certosa di Padula durante o rigoroso inverno - Foto: Site da Prefeitura de Padula |
Ver a continuação: Família Giano 2ª Parte – Ancestrais e Descendentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário