EIERSCHMIER
Há tempos procurava resgatar alguma receita de família, que tivesse vindo através de minha avó Idalina Schmitz Göller. Algo sobre as suas preparações tão saudosas e simples já havia escrito na seção Memórias de Família (https://memorialdotempo.blogspot.com/2013/05/memorias-de-familia-i.html), porém nada de forma mais específica, até que um dia minha prima Vera Schneider relembrou algo que havia ficado em sua memória de criança: a Schmier de Ovos! Sendo ela mais velha, a lembrança daquela gostosura conseguiu sobreviver aos descaminhos do tempo. Mas, como não havia sido passada a receita por tradição oral ou escrita, restou-me procurar na Internet alguma que tivesse uma elaboração mais simples e que pudesse ser realizada sem problemas.
A Eierschmier, ou Schmier de Ovos, era e ainda é uma schmier tradicionalmente preparada nos lares dos colonos alemães e de seus descendentes. A que aqui reproduzo vem do site da Cozinha da Mony.
Eierschimier
Ingredientes:
3 ovos
1 xícara de açúcar
Essência de baunilha a gosto
Óleo vegetal
Modo de Fazer:
Separar 3 claras das gemas.
Bater as claras em neve, até ficarem firmes e que não caiam do garfo ou fouet usado.
Misturar bem as gemas com as claras.
Colocar 1 xícara de açúcar, aos poucos e ir sempre misturando, adicionando as gotas de essência de baunilha (5 gotas ou a gosto).
Na panela colocar umas 2 colheres de sopa de óleo, levar ao fogo, despejando em seguida a gemada na panela.
Misturar sem parar de mexer. O ponto é quando se passa a espátula e se pode ver o fundo da panela.
Tirar do fogo, deixar esfriar e colocar em potes.
Colocar em torradas ou fatias de pão caseiro.