OS DESCENDENTES KOSSMANN NA II GUERRA MUNDIAL
Pedro Berwanger foi ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, atuando na Itália, durante a II Guerra Mundial. Nascido em 30/06/1921, na cidade de Porto Alegre RS, era o filho mais novo de Jacob Leopoldo Berwanger e Paolina Catharina Tschiedel. Era neto de Franz Tschiedel e Elisabetha Schmaedecke e bisneto dos imigrantes Ernst Schmaedecke e Christine Kossmann. Bancário, funcionário do Banco do Brasil, alistou-se voluntariamente ao Exército, para o serviço militar, entre os anos de 1942 a 1945, para participar no Teatro de Operações da Itália.
Pedro ocupava o posto de 1º Tenente, atuando no Departamento de Intendência, um local relacionado com a guarda de suprimentos, ou seja, reposição de materiais usados no combate, como armas, carros, alimentação, roupas, material médico ou de enfermagem. Segunda a filha Paulina, chegava a ir até as trincheiras fazer pagamentos aos soldados.
Finda a guerra, Pedro Berwanger decidiu se estabelecer na cidade do Rio de Janeiro, onde teve dois casamentos, tendo deixado três filhos. Faleceu na mesma cidade no ano de 2000.