IMIGRANTE JACOB MOSSMANN (FILHO) E ESPOSA MARGARETHA SCHNEIDER
Blog criado para a divulgação das pesquisas genealógicas e históricas referentes às famílias dos meus antepassados Abarno, Di Giuseppe, Göller, Kossmann, Mossmann, Schmitz, Schuster, Strasser, Welter, além de outros sobrenomes a elas relacionados. Porto Alegre – RS – Brasil – Ano 2013. Autoria: Lisete Göller, Genealogista.
Mensagem
Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Lisete! Admiro muito seu trabalho genealógico, parabéns!
ResponderExcluirEu também tenho pesquisado sobre meus antepassados e descobri que descendo deste Jacob. Para fins de passaporte/nacionalidade alemã, gostaria de saber onde tiveste acesso aos documentos que comprovem a chegada do meu tetravô no Brasil.
Desde já, agradeço!
Ivan.
Olá, Ivan. Não há qualquer possibilidade de obter cidadania pelos Mossmann descritos no blog. Em primeiro lugar, porque a viagem não era oficial, assim sendo, não há listagem de saída de Amsterdã. Em segundo lugar, por não ser oficial, também não há listagem de chegada, lembrando que parte dos passageiros foi largada em uma ilha, e parte deixada num porto do Recife, tendo o capitão desaparecido com o navio. Além disso, salvo uma ou outra exceção, listagens destas épocas mais remotas NÃO EXISTEM MAIS, mesmo que tivessem saído de Hamburgo ou Bremen. Estes dois pré-requisitos, as listagens, são essenciais para uma possível busca de matrícula consular pelo Consulado. Daí, tu tens outra exigência, que é o teu ancestral direto ter feito esta matrícula consular, porque os Mossmann não eram alemães, mas, sim, prussianos. Para serem alemães, eles tinham que comparecer ao Consulado alemão, para fazer esta opção, depois da criação da Alemanha em 1871. NÃO EXISTE MATRICULA CONSULAR de qualquer membro da Família Mossmann. O que se têm dos Mossmann são testemunhos orais, correspondências oficiais, listagem feita na colônia onde eles viveram etc., que estão em livros no Arquivo Histórico do RS e no Arquivo Público do RS, nada que tenha valor para processo de cidadania. Se existissem estas listagens de saída e entrada, certamente estariam publicados no blog.
ExcluirRealmente havia me esquecido da formação da Alemanha muito depois da saída deles. Muito obrigado pelo esclarecimento! Ademais, se tiveres interesse em completar uma parte da genealogia dos Mossmann, posso contribuir: a listagem do meu ramo pára na minha tia mais velha.
ResponderExcluirViele Danke für alles!
Ivan