Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sábado, 13 de dezembro de 2014

Memórias de Estudante III - Os Idiomas


O ITALIANO


Hoje é um dia especial como aluna do curso de italiano: o recebimento do Certificato di Conclusione dei Corsi de Lingua e Cultura Italiana. Passo a relembrar o primeiro dia de aula, no tempo em que as aulas eram realizadas no prédio da Sociedade Italiana, os colegas que estudaram comigo no decorrer de todos estes anos, sendo que alguns deles desistiram no meio do caminho, outros tantos se formaram antes de mim, pois me afastei em determinados períodos, além daqueles poucos com os quais ainda mantenho contato. É hora também de evocar a sabedoria dos mestres que acompanharam esta trajetória, assim como de homenagear o nosso saudoso mestre dos cursos de culinária na Sociedade Italiana, Professor Francesco Rosito, que desvendou para nós um pouco dos segredos dos sabores da Itália. 


A nossa turma do último semestre do curso, tendo ao centro o Prof. Alessandro Andreini


Comecei a estudar o italiano, um tanto tardiamente, influenciada pela origem de meus antepassados maternos, ou seja, dos genearcas italianos, que foram o meu avô, pai de minha mãe e o meu bisavô, pai de minha avó. Comecei sem grandes pretensões, com o intuito de conhecer o idioma e conseguir ler textos em italiano, principalmente os registros de cartório a serem pesquisados. No longínquo mês de agosto de 2007, comecei o curso na ACIRS – Associação Beneficente e de Assistência Educacional do Rio Grande do Sul, com aulas na Sociedade Italiana até o 5º Nível. Depois da abertura de outra sede da escola, desta vez nas proximidades da Sociedade, as aulas passaram a serem dadas no novo local da Av. Oswaldo Aranha. Neste ano de 2014, esta última sede encerrou as suas atividades, transferindo-se para um prédio próximo, com maior capacidade de atendimento, situado na mesma avenida.  



A Sociedade Italiana do RS inaugurada em 10/09/1908


A Sociedade Italiana, localizada na Rua João Telles, nº 317, no Bairro Bom Fim em Porto Alegre, foi instituída no ano de 1893, inicialmente com o nome de Sociedade Bella Aurora, pelos italianos Giuseppe Bellebon, Pietro Guzzi, Pietro Dalla Riva e Giorgio Bianchin, com o intuito de dar apoio aos imigrantes italianos que chegavam à cidade, com poucas condições financeiras e sem terem lugar para pousar. Assim sendo, a Sociedade funcionou como escola para os filhos dos imigrantes, albergue e centro cultural. Provavelmente, o embrião desta entidade tenha sido a Scuola Italiana Campo da Redempção, que foi fundada em 11/11/1893. No ano de 1896, a Sociedade passou a se chamar Società Italiana di Beneficenzia e Istruzione Princepessa Elena Di Montenegro, em homenagem a esta princesa que se casou com o rei Vittorio Emanuelle. Nos anos 1950, a denominação em português passou a ser Sociedade Italiana de Beneficência e Instrução Elena Di Montenegro. No ano de 1961, o nome foi mudado para Centro Ítalo Brasileiro e, nos anos 1990, foi alterado para Sociedade Italiana do Rio Grande do Sul, que é a atual denominação. Atualmente, a Sociedade realiza atividades sociais, culturais, gastronômicas e de ensino da língua italiana.



A cerimônia de entrega dos Certificados de Conclusão na ACIRS



A Associação Beneficente e de Assistência Educacional do Rio Grande do Sul, fundada em 22 de julho de 1991, é uma sociedade civil e privada, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal o de divulgar a língua e a cultura italianas, a fim de que os descendentes encontrem sua identidade histórica e social, através da promoção de cursos, seminários, exposições e outras manifestações culturais (Fonte: site da ACIRS).

Frequentei as aulas de italiano, mas fazendo paradas estratégicas, às vezes para estudar outra língua, outras vezes por motivo de viagem. Houve semestres fáceis, outros mais difíceis, mas este é um fato normal no estudo de línguas. O italiano tem as suas peculiaridades e, à medida que estudamos o idioma, este vai se tornando cada vez mais complexo. O ideal é procurar inserir a língua no nosso quotidiano: nas leituras, nos filmes, nas músicas e, sobretudo, nas viagens para este belíssimo país chamado Itália... 

E o tempo passou. Chegou, finalmente, a tão esperada conclusão do curso no ano de 2014, que teve a cerimônia de entrega dos certificados na novíssima sede da ACIRS, que ainda nem conhecíamos. Neste sentido, fomos os pioneiros nesta nova fase da escola. Mas o estudo deverá continuar. Este foi apenas o fechamento de mais um ciclo...



Na despedida da ex-sede da ACIRS, com os colegas e professor do último nível


Nenhum comentário:

Postar um comentário