domingo, 26 de abril de 2020

Família De Grazia 1ª Parte - Origens e Ancestrais











A ORIGEM E O SIGNIFICADO DO SOBRENOME DE GRAZIA


O sobrenome De Grazia originou-se numa área do território da Itália, conhecida como Estados Papais. Os Estados Papais eram formados por um aglomerado de territórios, que se situavam basicamente no centro da península itálica, os quais se mantiveram como um estado independente entre os anos de 756 e 1870, sob a autoridade civil direta dos Papas, tendo como capital a cidade de Roma. O sobrenome De Grazia provém do nome medieval Grazia ou Gratia, mas também é possível que venha de Graziadei, ou Graças a Deus, de forma truncada. O nome é originalmente latino, a partir do nome Gratius, que se deriva da palavra gratus, que significa querido ou amado. O sobrenome reflete o espírito místico dos tempos passados, para aqueles que desejavam serem filhos da graça divina.  

O sobrenome De Grazia foi encontrado pela primeira vez na região da Úmbria, na antiga cidade de Perugia. Segundo outra fonte, seria originário de Bologna e Modena, ambas situadas na região de Emilia-Romagna. O sobrenome se espalhou com o passar do tempo por mais 13 regiões italianas. 

Os registros mais remotos são encontrados em 1232, quando Giacomo Graziani foi nomeado capitão-geral da República Florentina, sendo forçado a ir lutar contra as forças de Siena. Entre os membros da família, destacaram-se: Francesco Graziani, bispo de Perugia em 1339; Antonio Francesco Grazzini, poeta e dramaturgo florentino nascido em 1503, vindo de uma família honrada e antiga. Entre suas obras mais famosas, estão "Le Cene", uma coleção de 22 contos contados por 5 jovens e 5 donzelas durante 3 dias de carnaval e Bonifazio Graziani, um famoso compositor de música sacra durante o início do século XVII em Marino (região do Lazio). 


AS GRAFIAS DO SOBRENOME


As variações de De Grazia incluem Grazia, Grazi, Grazzi, Di Grazia, Delle Grazie, Grazzini, Grazioli, Graziotti, Graziosi, Grazioso, Graziuso, Graziussi, entre outros.


O BRASÃO 





Descrição: d'azzurro, alla banda di rosso accompagnata in capo da una melagrana d'oro ed in punta da un gallo crestato e bargigliato di rosso. O escudo azul com uma curva vermelha, entre uma romã dourada no canto superior direito e um galo preto no canto inferior esquerdo.

Fontes de pesquisa: Wikipedia; House of Names; ganino.com; cognomix.it


A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO SOBRENOME DE GRAZIA NA ITÁLIA


Segundo o site Cognomix.it, estima-se que na atualidade haja 286 famílias com este sobrenome, estas distribuídas por 15 regiões.





AS ORIGENS


A Família De Grazia, à qual pertence a ancestral Maria Teresa De Grazia, esposa de Matteo Nicola Volpe, no presente estudo está adstrita ao Comune de Anzi, Província de Potenza, na região da Basilicata. A pesquisa teve seu início no ano de 1809, quando começa o registro civil napoleônico. A partir deste ano, a primeira menção do nome de Maria Teresa foi feita no registro de casamento do filho Vito Volpe com Angela Maria Barra, na data de 06/10/1815, na cidade de Anzi. Não sendo possível pesquisar os registros eclesiásticos anteriores ao referido ano, ficou impraticável determinar o ano e o local do nascimento de Maria Teresa, assim como a data e local de seu casamento com Matteo Nicola, restando também presumível que os óbitos do casal tenham ocorrido em Anzi. Os meus pentavós Matteo Nicola Volpe e Maria Teresa De Grazia são os ancestrais paternos de Rocco Nicola Di Giuseppe, meu avô, que emigrou de Anzi para o Brasil no ano de 1900. 


Vista da cidade de Anzi  - Viaggiare nel Pollino di Giuseppe Cosenza - Crédito: Flickr


Ver a continuação: Família De Grazia 2ª Parte – Ancestrais e Descendentes



3 comentários:

  1. Meus trisavó tinha o sobrenome no nome M ...... Grazia Celestino, primeiro nome eu deixei privado , eu já sabia sobre família Celestino vim de Consenza agora confirmo com o outro sobrenome ( família ) vir do mesmo local.
    Alguém tem descendentes com o mesmo sobrenome que foram para o Brasil entre 1810 a 1835 ?
    Me envia um e-mail kouga.ryu@i.softbank.jp

    ResponderExcluir
  2. Prezada Lisete, o que você descobrira sobre a família Di Grazia e a familia também italiana Rinco? Ambas de Santa Catarina. Meu trisavo Giovanni Rinco se casou com a trisa Thereza Di Grazia, ambos imigrantes. Obrigado, parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho notícias de que parentes De Grazia tenham imigrado no Brasil. Os desta postagem são do Comune de Anzi exclusivamente. Deves pesquisar de onde veio a tua trisavó. Abraço.

      Excluir