domingo, 17 de janeiro de 2016

Família Göller - Militares


JOSEF GÖLLER NA BATALHA DE KÖNIGGRÄTZ


A Batalha de Königgrätz decidiu a Guerra Austro-Prussiana – Autor: Georg Bleibtreu


A Prússia era um dos Estados mais poderosos do Império Romano-Germânico, que vigorou de 962 a 1806. Após o ano de 1815, com o término das Guerras Napoleônicas, as ideias nacionalistas começaram a circular pela Europa. Quando Otto Von Bismarck tornou-se chanceler da Prússia em 1862, este promoveu uma política de unificação da Alemanha, que acabou por excluir a Áustria, após um conflito na administração dos territórios conquistados durante a Guerra dos Ducados, em que estes eram aliados. Declarada a guerra, uma parte dos estados alemães uniu-se à Áustria. Os demais estados e o Reino da Itália, que pretendia rever o Vêneto para promover a sua própria unificação, uniram-se à Prússia. A batalha decisiva foi a de Königgrätz, na região da Boêmia, atual República Tcheca. No dia 23/08/1866 foi assinado o Tratado de Praga, que resultou na anexação dos estados alemães à Prússia e na exclusão do Império Austríaco em definitivo. Os demais estados menores alemães acabaram por se unir ao Reino da Prússia em 1870, quando eclodiu a Guerra Franco-Prussiana. Em 1871, Guilherme I foi coroado o Kaiser, ou Imperador, da Alemanha unificada.



A Batalha de Königgrätz – Autor: Christian Sell


A Batalha de Königgrätz ou de Sadowa, ocorrida no dia 03/07/1866, foi o confronto decisivo, que deu a vitória à Prússia na Guerra Austro-Prussiana. A batalha ocorreu perto da cidade de Hradec Králové, que na atualidade pertence à República Tcheca.


Josef Göller (*05/06/1844 Dörrebach, Renânia-Palatinado, Alemanha) era filho de Wilhelm Göller e Apollonia Böhmer e bisneto de Mathias Göller e Anna Margaretha Müller, meus pentavós. Josef era Mosqueteiro, o soldado nº 29, da 5ª Companhia, do 3º Regimento de Infantaria Renano. 



Mosqueteiros do Regimento de Infantaria – Autor: Richard Knötel


Os mosqueteiros eram soldados da infantaria que empunhavam armas de fogo longas e pesadas chamadas de mosquetes, que foram usadas entre os séculos XVI e XVIII. A maior parte destes servia a pé como infantaria, embora às vezes pudessem operar a cavalo. O termo mosqueteiro ainda era usado na época da Guerra Austro-Prussiana, mas o exército prussiano contava com um armamento mais moderno: o fuzil Dreyse ou fuzil de ignição por agulha. Graças a esta superioridade de armamento, além de outras estratégias de guerra, a Prússia conseguiu superar o exército da Áustria e de seus aliados.

Josef Göller recebeu um certificado de participação na Batalha de Königgrätz, oferecido aos ex-combatentes da Guerra Austro-Prussiana, o qual foi emitido na cidade de Trier, na data de 13/04/1867.



Certificado de participação de Josef Göller na Batalha de Königgrätz – Fonte: Dörrebacher Geschichten



2 comentários:

  1. Um conhecimentos sobre o passado, excelente.

    ResponderExcluir
  2. Lisete: que belas descobertas os caminhos dos seus ancestrais... na terra dos meus ancestrais Grohmann que vieram para cá 1877 logo após esses acontecimentos narrados acima.

    ResponderExcluir