quinta-feira, 13 de junho de 2013

Café Esquina do Tempo - Dia de Santo Antônio















SANTO ANTÔNIO


"É viva a Palavra, quando são as obras que falam." (Santo Antônio de Pádua) 




No Café Santo de Casa: a fé faz parte do quotidiano



Hoje, no dia de Santo Antônio, reencontrei uma amiga dos velhos tempos de colégio no Café Santo de Casa. O café está localizado no último andar da Casa de Cultura Mário Quintana, que ocupou as antigas instalações do Hotel Majestic, que foi por muitos anos lar do saudoso poeta Mário Quintana.



Com a amiga Liângela no Café Santo de Casa


Há anos atrás, nós duas morávamos com as nossas famílias na Rua da Praia: eu, em frente à Casa de Cultura, ela na mesma calçada do hotel, um pouco mais adiante. Foi desta parte do centro da cidade que levamos para a vida afora muitas das nossas recordações importantes, e que hoje fazem parte da nossa bagagem pessoal. No Café, a vida de repente passou como num filme: retrocedemos no tempo apenas no decurso de algumas horas...



O tema do Café parece sugerir que a fé pode se tornar um componente precioso do nosso quotidiano, conduzindo os nossos gestos de cada dia, de modo a influenciar as decisões que tomamos. São as nossas obras que falam por si, como se fossem palavras vivas...



A Igreja de Santo Antônio em Lisboa


É dia também de relembrar das viagens que eu e minha filha fizemos, e que me levaram aos caminhos de Santo Antônio. Antes, porém, um pouco de sua história.


Santo Antônio nasceu em Lisboa no dia 15/08/1195, tendo sido batizado com o nome de Fernando de Bulhões. Seus pais chamavam-se Martinho de Bulhões e Maria Teresa de Taveiro, descendentes de famílias ricas e nobres. Antônio estudou teologia e foi ordenado sacerdote, mas só depois que seus cinco amigos missionários foram mortos no Marrocos é que ele decidiu se tornar frei, adotando o nome que lhe consagrou. Após uma tentativa frustrada de entrar no Marrocos, pois havia ficado muito doente, acabou aportando na Sicília e, desta, viajou por toda a Itália, dedicando-se a pregar os evangelhos até a sua morte.


Santo Antônio faleceu em 13/06/1231 na cidade de Pádua, com apenas 36 anos de idade. Foi canonizado menos de um ano depois do falecimento. Os seus restos mortais estão na Basílica em Pádua.



O Museu Antoniano na cidade de Lisboa


Na viagem à bela Lisboa, conhecemos a Igreja de Santo Antônio e, no prédio ao lado, o Museu, que expõe objetos relacionados com o Santo, localizados no Bairro Alfama. A Igreja foi construída no local onde moravam os pais de Antônio, e foi o lugar onde ele nasceu no ano de 1195. A antiga Igreja foi destruída pelo terremoto de 1755, que arrasou Lisboa. Dela restou apenas a cripta, com entrada pela sacristia.



No interior do Museu Antoniano


Detalhe da exposição no Museu Antoniano



Dois anos antes, conhecemos a cidade de Pádua, na região italiana do Vêneto, onde Santo Antônio viveu a maior parte da sua vida e onde faleceu.



A Igreja de Santo Antônio na cidade de Pádua


Dos templos que visitamos na Itália, este foi o que mais me cativou, não tanto pelas riquezas de seus detalhes artísticos e arquitetônicos, mas pela atmosfera que dele irradiava, e pela sensação de liberdade e alívio que no meu espírito inspirava.



Interior da Igreja de Santo Antônio (foto de um cartaz do local, pois não é permitido fotografar no interior da mesma)


Havia uma missa durante a nossa visita. Por isso, em silêncio, entramos na fila que circundava o túmulo do Santo, que se encontra numa capela lateral. Depois, seguimos até a outra fila, que percorria as suas modestas relíquias guardadas em caixas e nichos.


Mais tarde, passamos para a lateral externa da Basílica, onde está o claustro e os belos e silenciosos jardins. Lá se encontram o museu, a loja de souvenires e as demais dependências. Uma estátua do Santo chama a atenção pela graça e pela leveza da concepção do artista que a idealizou. Em tempo, os famosos pães doces de Santo Antônio não foram esquecidos e os trouxemos na bagagem!



Uma imagem de Santo Antônio com o Menino Jesus


Não poderia deixar de mencionar e incluir as fotos da Igreja de Santo Antônio de Porto Alegre.



 A Igreja de Santo Antônio em Porto Alegre RS


O templo está localizado numa rua próxima àquela em que resido e, frequentemente, ouço tocar o sino da igreja, convidando aos fiéis para participarem das missas. A antiga Capela de Santo Antônio foi fundada no ano de 1875, em torno da qual foi construída a nova Igreja.



O interior da Igreja de Santo Antônio de Porto Alegre


Imagem de Santo Antônio ao lado da Igreja




Nenhum comentário:

Postar um comentário