Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Família Strasser - 160 Anos da Imigração - 1859 - 2019


No ano de 2019, comemoramos os 160 Anos da chegada do ancestral Georg Strasser, o qual chegou a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, cerca de dois meses depois de sua irmã Barbara Strasser, acompanhada de seus familiares. Ambos teriam vindo provavelmente na escuna Galene, comandado pelo capitão Pieper, que partiu em 30/10/1858 do porto de Antuérpia, com destino ao Rio Grande do Sul, possivelmente fazendo escala estratégica no Rio de Janeiro ou outro Estado brasileiro. De lá, neste navio, ou talvez já num barco costeiro, chegaram ao porto de Rio Grande, seguindo após no vapor Commercio, no caso de Barbara, e/ou Continentista, no caso de Georg Strasser (na listagem constam os nomes dos dois vapores, restando por isso a dúvida), chegados a Porto Alegre, em 30/12/1858 e 08/02/1859, respectivamente.

Como esta pesquisadora não poderia deixar de exprimir de alguma forma a satisfação em relembrar a chegada de nosso imigrante há 16 décadas, sabedora das dificuldades em reunir os relativamente poucos descendentes dispersos pelo nosso Estado, quiçá pelos outros Estados brasileiros, nasceu a idéia de participar de algumas atividades de cunho artístico, social e religioso na cidade de Porto Alegre, ao longo deste ano de 2019, buscando prestar uma singela homenagem ao nosso ancestral Georg Strasser.   


(1) Almoço de comemoração dos 160 Anos da chegada do imigrante Georg Strasser ao Rio Grande do Sul – 06/02/2019; (2) Celebração religiosa na Igreja de São José em Porto Alegre, frequentada pelos meus bisavós José Göller e Elisabetha Strasser, filha do imigrante Georg Strasser, casal que, entre os Anos 1920 e 1930, administrava um pensionato que teve certa relação com a antiga Escola de São José ou Josefschule, edificada junto a este templo – 27/06/2019; (3) Concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, com apresentação do Coro Sinfônico e solo da cantora lírica Mere Oliveira, tendo no programa músicas dos compositores alemães Beethoven e Brahms – 18/05/2019; (4) Peça teatral Expresso Paraíso, do autor de origem germânica, o austríaco Thomas Köck, dirigida por Maurício Casiraghi, encenada pelo grupo de teatro Ato Cia. Cênica, sendo apresentada no auditório do Goethe Institut de Porto Alegre – 09/06/2019; (5) Exposição Ficções de um Jardim: Fotografia e Literatura, da artista Andréa Brächer, sobrenome de origem alemã, realizada no Museu de Arte do Rio Grande do Sul – 29/05/2019


5 comentários:

  1. Famila Strasser, eu sou Rogerio Strasser (1973)filho de Isaias Strasser (1949) que é filho de Henrique Strasser (1925) filho de Adolfo Strasser (1903) e não sei o restante dos familiares, tenho interesse em saber, todos do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grafia do teu sobrenome seria Straesser ou Strässer. Henrique nasceu em 30/09/1926 em Seberi RS, filho de Adolpho e Deolinda Nilzon/Nilson. Os avós paternos eram Guilherme Straesser e Maria (?). Ele era falecido antes de 1926 e Maria residia em Estrela RS. Henrique se casou em 02/06/1945 em Vicente Dutra RS. Acredito que sejas descendente dos imigrantes Pedro José ou Peter Joseph, e Antonieta (?), chegados ao Rio Grande do Sul em 08/09/1872, no vapor Santos, com destino a Santa Cruz do Sul RS. Reg. 147 a 150. Fonte: Códice C-298, Arquivo Histórico do RS. É preciso que continues o estudo para verificar as tuas verdadeiras origens. Boa sorte!

      Excluir
  2. Olá Lisete! Sou descendente dos mesmos ancestrais Adolpho Strasser e Theolina Nilson. Sou primo de terceiro grau do Rogério Strasser. Sobre a grafia do sobrenome, interessante que o bisavô Adolpho está documentado como STRASSER (provavelmente com o A deveria ser tremado "Strässer" porque a pronuncia eu desde criança ouvia vários tios e familiares mais velhos falarem de uma maneira abrasileirada como "Stressa", o que sugere a pronúncia semelhante a um "e" similar a pronuncia em alemão do ä tremado. E dos filhos do meu bisavô Adolpho somente o Henrique avô do Rogério Strasser que ficaram com esta grafia. Os demais irmãos foram registrados como STRAESSER que é o caso meu meu avô ADOLFO STRAESSER, da qual minha mãe JURACI STRAESSER herdou o nome.

    Eu montei um árvore genealógica no MyHeritage com as informações que consegui levantar, que foram estas mencionadas por você no comentário acima. Sabemos que eles vieram da região de Estrela / Lajeado / Roca Sales - RS. Mas anteriormente a isso nao consegui encontrar mais informações. Seria interessante se conseguisse agregar novas informações a nossa árvore, com os ascendentes anteriores.

    Parabéns pelo seu trabalho de pesquisa! Qualquer novidade que queira contar comigo, meu email: cleriokropp@gmail.com

    Abraços.

    ResponderExcluir