Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Família Trocourt - Estudos de Genealogia & História


Este é um pequeno estudo de Genealogia e História da Família Trocourt. Embora a pesquisadora não seja descendente desta família, ao longo do tempo foram sendo coletados dados e fotos, que levaram à apresentação deste estudo. A principal motivação para o mesmo surgiu a partir da constatação de que alguns dos membros da Família Trocourt, descendentes de Anna Maria Trocourt, Maria Verônica Trocourt e Magdalena Trocourt, uniram-se no passado a alguns descendentes da Família Göller. Assim sendo, este pequeno estudo é dedicado aos descendentes da Família Trocourt, que imigraram ao Brasil no Século XIX, vindos da Alemanha. Por fim, cabe aqui referir que o sobrenome original – TROPCOURT -, sugere uma origem francesa, o que vem corroborar as afirmações neste sentido encontradas ao longo das pesquisas.


A FAMÍLIA DO IMIGRANTE ANTON TROCOURT 


Katharina Holz
Anton Trocourt






















Nascido em Hasborn, Saarland, Alemanha, na data de 08/10/1852, o imigrante Anton Trocourt era filho de Johannes Trocourt e Barbara Kuhn, cujo casal teve ainda mais oito filhos: Petrus, Barbara, Anna Maria, Michael, Peter, Catharina, Johann e Nicolaus. Além destes, Anton teve, ainda, mais dois meio-irmãos do primeiro casamento de sua mãe com Georg Lauck, chamados Johannes Lauck e Mathias Lauck. Anton casou-se com Katharina Holz (*01/11/1852 Hasborn, Saarland, Alemanha/+12/04/1935 Joaneta, Picada Café RS), filha de Mathias Holz e Maria Schäfer, tendo sido realizada a cerimônia de casamento civil em 15/01/1875, em Tholey, e a cerimônia religiosa celebrada na data de 23/01/1875 em Hasborn.


O casal Trocourt - Fonte: Picada Café, Hilda e Moacyr Flores

Anton Trocourt foi ex-soldado prussiano, exercendo na década de 1870 a profissão de açougueiro (Metzger) na Alemanha. Conforme consta na Liste der Auswanderer aus dem Saarland, Kreis Ottweiler, Gemeinde Hasborn-Dautweiler, Anton, a esposa Katharina e as filhas Katharina, Maria e Barbara emigraram após 17/02/1879 do Saarland para o Brasil. A data se refere ao pedido de permissão para emigrar para o Brasil (data de solicitação, emissão de passaporte ou partida), com a esposa e as três filhas, conforme Die Auswanderungen aus den ehemals preußischen Teilen des Saarlandes im 19. Jahrhundert (II): Die Auswanderer, de Josef Mergen (Saarbrücken: Institut für Landeskunde im Saarland, 1987), p. 390 (Veröffentlichungen des Instituts für Landeskunde im Saarland; Banda 28).


A assinatura de Anton Trocourt

A Família Trocourt zarpou do porto de Bremen, no vapor alemão Kronprinz Friedrich Wilhelm, com destino ao Rio de Janeiro, onde atracou na data de 11/05/1879. 



Imagem extraída da relação de passageiros do Kronprinz Friedrich Wilhelm - Fonte: Arquivo Nacional – Divisão de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras – DPMAF – Relação de Passageiros em Vapores – Porto do Rio de Janeiro – Notação: BR.AN.RIO.OL.0.RPV. PRJ. 920


O VAPOR KRONPRINZ FRIEDRICH WILHELM


O vapor Kronprinz Friedrich Wilhelm (Príncipe Herdeiro Friedrich Wilhelm), que possuía dois mastros e uma chaminé, com capacidade para transportar 560 passageiros, realizou a viagem inaugural Bremen-Southampton-Colón, na data de 07/04/1871, navegando durante 26 anos, até ser desmanchado no ano de 1897 na Itália – Fonte da imagem: www.philaseiten.de/

O Kronprinz Friedrich Wilhelm foi construído para a Norddeutscher Lloyd, para o serviço às Índias Ocidentais (ilhas do Caribe) e Colón (província do Panamá), pela Caird & Co, Greenock, no estaleiro nº 156, sendo lançado na data de 13/09/1870. O navio pesava 2.387 toneladas, media 97,05 metros de comprimento por 11,89 metros de largura, apresentando um clipper bow, sendo este o último navio construído para a Norddeutscher Lloyd com este tipo de proa. Possuía uma chaminé, elemento que foi introduzido em face da utilização da energia a vapor pelos navios do século XIX, 2 mastros, construção em ferro, com propulsão por hélice de parafuso (screw propulsion), com 1.200 hp, atingindo a velocidade de serviço de 10 nós. O vapor apresentava alojamentos para 105 passageiros na 1ª classe, 50 passageiros na 2ª classe e 405 passageiros na terceira classe, sendo que a tripulação variava de 61 a 89 pessoas.



Sede da Norddeutscher Lloyd em Bremerhaven em 1870 - Fonte: Internet


A viagem inaugural, no percurso Bremen-Southampton-Colón, realizou-se em 07/04/1871. Na data de 14/05/1873, foi realizada a viagem Bremen-Southampton-Nova York. No ano de 1875, foram-lhe acrescentados um motor composto, além de novas caldeiras, aumentando a velocidade de serviço para 12 nós. No ano de 1876, foi realizada a primeira viagem Bremen-América do Sul. Ao longo dos anos, outras melhorias lhe foram acrescentadas. Em 10/04/1897, foi realizada a sua última viagem Bremen-América do Sul. Neste mesmo ano, foi vendido a Gebruder Mosbacher, sucateiros de Frankfurt am Main, depois, foi revendido a La Spezia, Itália, sendo por fim desmanchado neste país. Fonte: http://www.theshipslist.com/


O IRMÃO PETER TROCOURT


Segundo a listagem citada anteriormente, o irmão de Anton, Peter Trocourt (*25/08/1857 Hasborn, Saarland, Alemanha) emigrou no ano de 1881 para o Brasil. Peter foi Inspetor de Quarteirão no município de Picada Café, no Rio Grande do Sul, na década de 1890, tendo comandado o patrulhamento nas picadas Café e Holanda, durante a Revolução Federalista (1893-1895), período em que ocorreram sérios incidentes, decorrentes da passagem dos maragatos por esta região. Peter Trocourt casou-se com Barbara Link (*1867 Picada Café RS), filha de Johannes Link e Barbara Kuhn, na Capela de Nossa Senhora da Visitação em Picada Holanda, na data de 21/09/1886. A filha do casal, Maria Margarida (*16/11/1895 Joaneta, Picada Café RS), casou-se com o neto de Anton, Antonio Utzig Sobrinho (*17/01/1894 Joaneta, Picada Café RS), filho de Catharina Trocourt e Pedro Utzig Filho, em 20/05/1918, na localidade de Joaneta. Peter e Margarida tiveram, ainda, os filhos Albino Trocourt (*23/08/1904 Ivoti RS/+30/06/1967 Porto Alegre RS), casado com Clementina Meinhardt, filha de José Meinhardt e Elisabetha Kraemer, na data de 12/08/1926, em Joaneta RS, e João Bernardo Trocourt (*11/12/1908 São Leopoldo RS).

João Bernardo Trocourt foi Professor na Josefschule em Porto Alegre RS, uma antiga escola situada na Av. Alberto Bins, ao lado da Igreja São José, entre os anos de 1929 a 1936. Neste último ano, Trocourt deixou o Rio Grande do Sul, para lecionar na Escola Rio-Grandense em São Paulo, onde começou a atuar na data de 10/12/1936. A Colônia Rio-Grandense foi fundada em 1922 na região de Assis, no Estado de São Paulo, entre os municípios de Maracaí e Cruzália. A colônia era composta por famílias de origem alemã, principalmente vindas do Rio Grande do Sul, as quais exerceram grande influência na economia, cultura e educação da região. Além destas, vieram famílias do Espírito Santo, Paraná e até mesmo da Europa. Devido à falta de um projeto educacional oficial, os colonos organizaram a sua própria escola, a partir de um modelo que lhes era peculiar, isto é, utilizando a língua alemã e valorizando a sua própria cultura, sem, no entanto, negligenciar o contexto cultural do país que escolheram para viver. A primeira escola da colônia foi inaugurada no ano de 1925.


O Professor João Bernardo Trocourt com seus alunos, diante do novo prédio da escola da Colônia Rio-Grandense – Assis - São Paulo – Década de 1930

Trocourt foi o terceiro Professor da escola da Colônia Rio-Grandense, lecionando da 1ª à 4ª série primária. Foi um bom mestre, mas também era muito rígido. Além das matérias de ensino, ensinava canções alemãs e ensaiava pequenas peças de teatro, para as festas da escola. Solteiro, ele morava um pouco na casa de cada um dos colonos, deles recebendo o salário e a alimentação. Mas os bons tempos não duraram muito. Com a Campanha de Nacionalização do Ensino determinada pelo Presidente Vargas, houve a proibição de línguas estrangeiras nas escolas, principalmente associadas à propaganda nazista e fascista. Foi assim que esta e as demais escolas alemãs que havia no país desapareceram. A escola da Colônia Rio-Grandense existiu até 1938, quando foi substituída por escolas rurais públicas, tendo o português como idioma obrigatório. Trocourt chegou a lecionar em português, após a nacionalização do ensino. Ele era poliglota, falando alemão, português, espanhol, francês e inglês. A partir da Segunda Guerra Mundial, os colonos alemães passaram por momentos muito difíceis, sendo vistos como um perigo em potencial para o Brasil. A polícia entrava em suas casas, confiscava objetos e impressos que eram escritos em alemão, ou mesmo os queimavam. Foi neste clima que João Bernardo Trocourt, simpatizante o nazismo, teve que partir às pressas, pois a polícia começou a procurar qualquer pessoa que tivesse ligação com o partido nazista. A partir deste fato, não se obteve mais notícias sobre o seu paradeiro. 


A VIDA DA FAMÍLIA TROCOURT NO RIO GRANDE DO SUL


Na correspondência particular de Anton Trocourt, atualmente em poder de descendentes, relatava aos parentes do velho continente os acontecimentos relativos ao cotidiano da família, assim como as dificuldades pelas quais eles e os demais colonos passavam na nova pátria, referindo as adversidades do clima, a incidência de pragas, as carestias, entre outros eventos de difícil condução.   


A casa que pertenceu ao casal Anton e Katharina Trocourt foi restaurada pela comunidade de Joaneta – Picada Café RS – 20/05/2018 – Foto: Lisete Göller


A casa Trocourt foi construída com a técnica enxaimel, utilizada pelos imigrantes alemães quando chegaram ao Brasil - Joaneta – Picada Café RS – 20/05/2018 – Foto: Lisete Göller

No Rio Grande do Sul, Anton Trocourt exerceu com distinção a profissão de Professor durante 40 anos na cidade de Picada Café RS, cavalgando diariamente entre Jammerthal e Joaneta, localidades deste Município, para lecionar. O prédio da escola comunitária de Joaneta foi erguido pela própria comunidade no ano de 1890. Naquela época, as escolas comunitárias eram construídas e mantidas pelos pais dos alunos, os quais escolhiam e sustentavam os professores, que tinham a nobre missão de dar instrução aos seus filhos.


A Escola Comunitária de Joaneta – 04/12/1937 – Fonte: Picada Café, Hilda e Moacyr Flores

Anton atuava também na área de saúde, visando o bem estar da comunidade, colocando em prática os seus conhecimentos em homeopatia, cuidando de fraturas, abscessos, mordidas de cobras e outros primeiros socorros prestados aos colonos. Além disso, escrevia cartas, quando solicitadas pelos colonos, a fim de que estes enviassem notícias para os seus parentes na Europa. Nos últimos meses de vida, contribuiu com a quantia de um conto de réis, para a construção da futura Igreja Matriz de Picada Café: a Igreja de Santa Joana Francisca de Chantal. Anton Trocourt, em sua trajetória, sempre orientada ao bem comum, foi e sempre será uma pessoa muito estimada pela comunidade de Picada Café.

Anton Trocourt faleceu em 05/02/1928 no distrito de Joaneta. A esposa Katharina Holz faleceu em 12/04/1935, na mesma localidade. Ambos foram sepultados no Cemitério Católico de Joaneta. A seguir, seguem os seus obituários.


Jazigo onde se encontram o casal Anton Trocourt e Katharina Holz e três de seus filhos: Pedro, João Baptista e Maria Margarida – Joaneta –Picada Café RS – Foto: Lisete Göller







Obituário e Agradecimento



Transmitimos a notícia aos parentes, amigos e conhecidos de perto e longe, que foi levado por Nosso Senhor nosso querido pai, avô e bisavô



Anton Trocourt 

no dia 5 deste mês, às 7 horas, depois de receber a extrema-unção. A causa da morte foi gastrite.

Nascido em 8 de outubro de 1851 em Haßborn (Região do Saar) e emigrou para o Brasil no ano de 1879 com sua esposa e 3 filhos, estabelecendo-se no Vale da Joaneta, Bom Jardim. Por quase 40 anos, foi professor na escola municipal católica e, por 48 anos, apoiou e defendeu a publicação da “Gazeta do Povo Alemão”. Deixa para trás a esposa em luto, 12 filhos (um deles já falecido antes dele), 66 netos e 35 bisnetos, todos moradores da região, exceto um filho estabelecido em Coronel Selbach. 

Nossos sinceros agradecimentos a S. S. Vig. J. Willibald Schmitz, de Bom Jardim, por ministrar os santos sacramentos, pelo funeral, pelo conforto no leito de morte, onde ministrou a extrema-unção até que falecesse; a S.S. Padre Jakob Seger de Bom Jardim, que trouxe ao falecido (...), como também à S. S. Padre José Rolling, quando aqui ministrou diariamente a santa eucaristia ao enfermo. Também agradecemos aos seminaristas Sr. Alfons (...) e Raulino (...) pelo seu apoio no falecimento e a todos os seminaristas que compareceram ao enterro e serviram na missa de réquiem, aos coveiros, aos vizinhos e todos que estiveram ao nosso lado e que prestaram a sua última homenagem ao falecido, adornando o seu túmulo com tantas guirlandas e flores.
Descanse em paz.
Vale da Joaneta, fevereiro de 1928.
A esposa em luto:
Katharina Trocourt e família.


Tradução: Alessandra Gusatto
Nota 1: Joaneta, onde viveram Anton Trocourt e sua família é atualmente um distrito de Picada Café RS. 
Nota 2: A data de nascimento correta é 08/10/1852. 




Obituário e Agradecimento





Transmitimos a notícia aos parentes, amigos e conhecidos de perto e longe, que foi levada inesperadamente rápida pelo Deus Todo-Poderoso deste vale de lágrimas para o céu, nossa querida mãe, sogra, avó e bisavó 


Katharina Trocourt, nascida Holz 

no dia 12 deste mês, às 9:30 da manhã, depois de receber a eucaristia sagrada e a extrema-unção. De manhã, a querida mãe foi à igreja ainda saudável e forte para assistir à missa e comungar. Às 8 horas ficou tonta, foi à casa do genro, Joseph Schmidt e imediatamente exigiu que o padre trouxesse a comunhão. Depois de uma hora e meia ela já era um cadáver.

Nascida em 1° de novembro de 1852 em Haßborn (Região do Saar) atingiu a idade avançada de 82 anos, 5 meses e 11 dias. Há 62 anos teve o seu santo casamento celebrado com Anton Trocourt. Seis anos depois emigraram para o Brasil e se estabeleceram aqui mesmo em Joaneta, onde também passaram a vida. Depois de 5 anos aqui, seu marido assumiu a escola local e  administrou a mesma por 40 longos anos. De seu casamento afortunado e feliz, nasceram 13 filhos, 81 netos e 103 bisnetos. Seu querido marido, 3 filhos, 3 netos e 11 bisnetos precederam a boa mãe na morte. "Ore e trabalhe" era o seu lema. De manhã cedo, ao meio-dia e à noite, onde encontrar a boa Trocourt? Na igreja no seu lugar de sempre; ela sempre foi a guarda de honra do Santíssimo. No dia 13 partiu para o descanso eterno perante muita gente, apesar da forte chuva.

Retornados do cemitério, não podemos deixar de expressar nossos sinceros agradecimentos a S.S. Vig. Balduin Spengler por ministrar os santos sacramentos, pelo funeral, pelas palavras de conforto e solene réquiem; ao professor e seu coro pelos cânticos em casa, na igreja e na sepultura; aos bons vizinhos, aos coveiros e a todos que prestaram algum serviço de carinho para prestar sua última homenagem a nossa mãe adornando o seu túmulo com tantas guirlandas e flores. 

Recomendamos a sua alma às preces do sacerdote no altar e às orações dos fiéis.
Joaneta, 15 de abril de 1935.
Em nome dos parentes enlutados:
O genro: Joseph Schmidt e esposa nascida Trocourt.

Tradução: Alessandra Gusatto

Fonte dos Obituários: Acervo Benno Lermen - Instituto Anchietano de Pesquisas/UNISINOS.


OS FILHOS DO CASAL ANTON TROCOURT E KATHARINA HOLZ


1-Katharina Trocourt (*13/02/1872 Hasborn, Saarland, Alemanha/+13/02/1942 Joaneta, Picada Café RS), emigrou aos 7 anos de idade, com seus pais e irmãs. Casou-se com o agricultor Pedro Utzig Filho (*27/01/1868 Picada Holanda, Picada Café RS/+29/01/1948 Joaneta, Picada Café RS), filho de Pedro Utzig e Barbara Schorr, na data de 17/10/1891, na Capela de Nossa Senhora da Visitação, na localidade de Picada Holanda. Ambos faleceram na casa do genro João Sander Sobrinho, esposo de Verônica Utzig, em Joaneta, sendo sepultados no Cemitério Católico desta localidade. O casal teve dez filhos: 


Pedro Utzig Filho
Katharina Trocourt






















Túmulo do casal Catharina Trocourt e Pedro Utzig Filho – Joaneta –Picada Café RS – Foto: Lisete Göller

1-1-Pedro Utzig Neto (*16/10/1892 Joaneta, Picada Café RS/+24/09/1971 Joaneta, Picada Café RS) casou-se com Maria Schabarum (*29/12/1898 Joaneta, Picada Café RS/+20/12/1958 Joaneta, Picada Café RS), em 07/12/1923, em Ivoti RS;

1-2-Antonio Utzig Sobrinho (*17/01/1894 Joaneta, Picada Café RS/+13/09/1976 Humaitá RS) casou-se no religioso com Maria Margarida Trocourt (*16/11/1895 Joaneta, Picada Café RS/+27/07/1970 Humaitá RS), na data de 20/05/1918, em Joaneta RS. O casamento civil foi realizado, em 04/01/1919, em Ivoti RS;


Maria Margarida Trocourt e o esposo Antonio Utzig Sobrinho tiveram os filhos Anna Martha, Caciano, Almiro, Léo, João, Cecília, Eugênio, Elsa, Marta e Valéria – Foto: Loisane Ames


Valéria Utzig, filha de Maria Margarida Trocourt e Antonio Utzig Sobrinho, casou-se com Eugênio Otomar Ames - Foto: Loisane Ames



1-3-João Utzig Sobrinho (*23/02/1896 Joaneta, Picada Café RS/+RS) casou-se com Maria Wolf (*28/05/1905 Picada São Paulo, Morro Reuter RS/+RS), em 30/10/1922, na Picada São Paulo, Morro Reuter RS;  

1-4-Maria Utzig (*28/12/1898 Joaneta, Picada Café RS/+06/02/1972 Nova Petrópolis RS) casou-se com Albino Meinhardt (*05/07/1898 RS/+15/07/1966 Joaneta, Picada Café RS), em Ivoti RS;

1-5-Anna Utzig (*14/04/1900 Joaneta, Picada Café RS/+25/12/1994 São Carlos SC) casou-se com Felippe Alfredo Hansen (*10/06/1902 Dois Irmãos RS/+02/03/1979 RS), em 08/08/1922 no RS;

1-6-Elisabetha Utzig (*04/09/1903 Joaneta, Picada Café RS/+04/11/1938 Joaneta, Picada Café RS) casou-se com Alfredo Stoffel (*01/09/1904 Dois Irmãos RS/+18/10/1964 Joaneta, Picada Café RS), em 14/06/1926, em Ivoti RS;

1-7-Verônica Utzig (*24/12/1905 Joaneta, Picada Café RS/+02/11/1983 Nova Petrópolis RS) casou-se com João Sander Sobrinho (*28/06/1905 RS/+27/05/1975 Caxias do Sul RS), em 13/09/1926, em Joaneta RS;

1-8-Magdalena Utzig (*15/01/1909 Joaneta, Picada Café RS/+30/10/1976 RS); casou-se com Reinaldo Sander Sobrinho (*05/03/1910 Picada Café RS/+RS), em 12/03/1934, em Joaneta RS;

1-9-Aloysio Utzig (*25/03/1911 Joaneta, Picada Café RS/+RS) casou-se com Olga Link (*23/08/1918 Picada Café RS/+RS), em 23/08/1939, em Joaneta RS;

1-10-Catharina Ilma Utzig (*08/03/1915 Joaneta, Picada Café RS/+22/07/2007 São Carlos SC) casou-se com Alberto Maldaner (*02/09/1914 Dois Irmãos RS/+RS), em 21/05/1940, em Joaneta RS.



2-Maria Trocourt (*08/11/1875 Hasborn, Saarland, Alemanha/+18/10/1951 São Carlos SC), emigrou aos 3 anos de idade, com seus pais e irmãs. Casou-se com o agricultor Jorge Utzig (*16/10/1870 Picada Holanda, Picada Café RS/+18/03/1925 Tapera RS), filho de filho de Pedro Utzig e Barbara Schorr, na data de 06/08/1895, na Capela de São João Baptista, em Bohnenthal, Ivoti RS. Maria faleceu na casa do genro Manoel Klauck e da filha Maria Utzig, na cidade de São Carlos SC, onde foi sepultada. O esposo Jorge foi sepultado no Cemitério da cidade de Selbach RS. O casal teve nove filhos: 


Lápide de Jorge Utzig, no Cemitério de Selbach RS - Foto: Eurico Sander - Obs.: as datas na lápide estão incorretas



2-1-Pedro Utzig (*12/05/1896 Joaneta, Picada Café RS/+24/10/1973 Tapera RS) casou-se com Maria Lidwina Glöckner (*12/04/1905 RS/+01/01/1995 Tapera RS), em 05/05/1925, em Selbach RS;


Mário Roberto Utzig Filho, neto de Pedro Utzig e Maria Lidwina Glöckner, Prefeito de Santa Barbara do Sul – 2017/2020 – Foto: Site da Prefeitura de Santa Barbara do Sul

2-2-Nicolau Utzig Sobrinho (*06/12/1897 Joaneta, Picada Café RS/+RS) casou-se com Amália Heckler (*23/09/1900 Picada Holanda, Picada Café RS/+RS), em 05/11/1921, em Picada Holanda RS;

2-3-Maria Utzig (*12/01/1901 Jammerthal, Picada Café RS/+12/02/1987 São Carlos SC) casou-se com Manoel Klauck (*10/01/1893 Dois Irmãos RS/+13/06/1966 São Carlos SC), em 23/07/1918, em Jammerthal, Picada Café RS; 

2-4-Helena Utzig (*14/11/1904 RS/+RS) casou-se com Alfredo Schwaab (*1899 RS/+RS), em 25/05/1927, em Selbach RS; 

2-5-José Theobaldo Utzig (*01/07/1908 RS/+RS); 

2-6-João Utzig (*07/05/1911 RS) casou-se com Maria Eckert (*29/05/1915), em 10/11/1936, em Palmitos SC; 

2-7-Antonio Utzig (*1914 RS/+RS); 

2-8-Hilda Utzig (*1917 RS/+RS); 

2-9-Paulina Hilda Utzig (*25/02/1918 RS/+RS).



3-Barbara Trocourt (*29/10/1877 Hasborn, Saarland, Alemanha/+08/01/1965 Picada Café RS) emigrou com 1 ano e 8 meses de idade, com seus pais e irmãs. Casou-se com o agricultor Jacob Utzig (*27/03/1875 Picada Holanda, Picada Café RS/+19/10/1933 Picada Café RS), filho de Carlos Utzig e Catharina Rhoden, na data de 09/01/1897, na Igreja Matriz de São Miguel em Dois Irmãos RS. O casal foi sepultado no Cemitério Católico de Picada Café RS. O casal teve treze filhos: 


3-1-Carolina Utzig (*14/12/1897 Picada Café RS/+RS) casou-se com João Schorr (*13/05/1897 Picada Holanda, Picada Café RS), em 18/07/1916, em Picada Holanda RS; 

3-2-Maria Utzig (*23/10/1899 Picada Café RS/+07/02/1972 Nova Petrópolis RS) casou-se com João Kuhn (*26/09/1903 Picada Holanda, Picada Café RS/+RS), em 27/10/1923, em Picada Holanda RS; 

3-3-João Paulo Utzig (*24/01/1901 Picada Café RS/+RS) casou-se com Anna Ten Pass (*27/07/1899 RS/+02/12/1939 Joaneta, Picada Café RS), em 26/05/1923, em Ivoti RS;

3-4-Anna Utzig (*1903 Picada Café RS/+Antes de 1965 RS);

3-5-Pedro Utzig (*25/06/1904 Picada Café RS/+10/03/1992 Picada Café RS) casou-se com Luisa Wolf (*29/10/1909 RS/+10/09/1997 Picada Café RS), em 30/01/1933, em Joaneta RS; 


A família de Pedro Utzig e Luisa Wolf (ao centro), com os filhos (junto ao casal): Maria Flávia; (atrás da esq./dir.): José Victor, Maria Sidonia, Cláudio, João Cornélio, Liséria e Hugo Antonio. A filha Maria Glicéria era falecida – Janeiro 1953, Picada Café RS – Foto: Arquivo Pessoal de Felipe Kuhn Braun


3-6-Verônica Utzig (*18/09/1906 Picada Café RS/+09/11/1959 Picada Café RS); 

3-7-Paulina Utzig (*26/08/1908 Picada Café RS/+24/07/1995 Picada Café RS) casou-se com Jose Tem Pass (*Picada Café RS/+Picada Café RS), em Picada Café RS;

3-8-Rosalina Utzig (*14/02/1911 Picada Café RS/+RS);

3-9-Olga Utzig (*22/11/1913 Picada Café RS/+RS) casou-se com Leopoldo Christiano Kuhn (*RS/RS) no RS;  

3-10-Albino Utzig (*20/02/1915 Picada Café RS/+RS) casou-se com Anna Holz (*25/10/1913 Picada Café RS/+RS), em 28/08/1937, em Joaneta RS; 


Filhos do casal Albino Utzig e Anna Holz (da esq./dir.): Cirilo, Scholástica, Marta e Angelina – Cerca de 1945 – Picada Café RS – Foto: Arquivo Pessoal de Felipe Kuhn Braun

3-11-Theobaldo Utzig (*27/06/1918 Picada Café RS/+12/05/1997 Picada Café RS) casou-se com Lucina Kuhn (*02/05/1921 Picada Café RS/+11/08/2017 Picada Café RS), em 25/03/1944, em Nova Petrópolis RS;

3-12-Jacob Utzig Filho (*24/10/1920 Picada Holanda, Picada Café RS/+Antes de 1965 Picada Café RS); 

3-13-Wilma Utzig (*1922 Picada Café RS/+RS).



4-Anna Maria Trocourt (*11/11/1879 Joaneta, Picada Café RS/+28/09/1962 Picada Holanda, Picada Café RS) casou-se com o agricultor João Kuhn (*07/03/1880 Picada Holanda, Picada Café RS/+27/12/1960 Picada Holanda, Picada Café RS), filho de Nikolaus Kuhn e Elisabetha Schabarum, neto dos imigrantes Nikolaus Schabarum e Anna Maria Göller, na data de 30/01/1904, na Capela de Santa Joana, em Joaneta, Picada Café RS. Anna Maria faleceu aos 82 anos de idade e João aos 80 anos, ambos de velhice. O casal foi sepultado no Cemitério Católico de Picada Holanda. O casal teve sete filhos: 


Túmulo do casal Anna Maria Trocourt e João Kuhn – Picada Holanda –Picada Café RS – Foto: Lisete Göller

4-1-Pedro Kuhn (*16/04/1904 Picada Holanda, Picada Café RS/+RS) casou-se com Hulda Elvira Sander (*02/07/1912 Joaneta, Picada Café RS), em 02/12/1935, em Joaneta RS;

4-2-Aloysio Kuhn (*17/08/1906 Picada Holanda, Picada Café RS/+RS) casou-se com Maria Olivia Finkler (*29/03/1911 RS/+RS), em 08/01/1934, em Joaneta RS; 

4-3-Magdalena Kuhn (*14/11/1908 Picada Holanda, Picada Café RS/+05/10/1976 Estância Velha RS); 

4-4-Paulina Kuhn (*14/10/1910 Picada Holanda, Picada Café RS/+11/09/1974 Estância Velha RS) casou-se com Emílio Theobaldo Führ (*29/09/1912 Joaneta, Picada Café RS/+17/02/1996 Estância Velha RS), em 04/06/1937, em Picada São Paulo, Morro Reuter RS; 

4-5-João Kuhn (*12/05/1912 Picada Holanda, Picada Café RS/+RS) casou-se com Alma Weber (*17/07/1917 RS/+RS), em 06/07/1940, em Joaneta RS;

4-6-Alfredo Kuhn (*27/03/1918 Picada Holanda, Picada Café RS/+RS) casou-se com Wilma Maria Stoffel (*23/04/1932 RS/+RS), em 02/10/1948, em Joaneta RS;

4-7-Maria Amida Kuhn (*14/10/1922 Picada Holanda, Picada Café RS/+RS) casou-se com Pedro Wiest (*14/05/1924 RS/+RS), em 13/05/1950, em Joaneta RS.



5-Pedro Trocourt (*17/09/1881 Joaneta, Picada Café RS/+17/05/1942 Joaneta, Picada Café RS) foi casado com Maria Luisa Müller (*02/03/1883 Pinhal Alto, Nova Petrópolis RS/+RS), filha de Felippe Müller e Anna Maria Schaefer, na data de 14/05/1906, na Capela do Sagrado Coração de Jesus em Jammerthal, Picada Café RS. Pedro Trocourt foi sepultado no Cemitério Católico de Joaneta. O casal teve pelo menos cinco filhas: 


Pedro Trocourt


Túmulo de Pedro Trocourt – Joaneta –Picada Café RS – Foto: Lisete Göller

5-1-Maria Luisa Trocourt (*14/04/1907 Pinhal Alto, Nova Petrópolis RS/+RS); 

5-2-Margarida Hilda Trocourt (*04/01/1911 Pinhal Alto, Nova Petrópolis RS/+RS);

5-3-Lucilla Trocourt (*27/07/1917 Pinhal Alto, Nova Petrópolis RS/+RS); 

5-4-Érica Trocourt (*15/10/1920 Joaneta, Picada Café RS/+RS);

5-5-Maria Trocourt (*08/04/1925 Joaneta, Picada Café RS/+RS).


6-João Baptista Trocourt (*27/09/1883 Joaneta, Picada Café RS/+14/06/1950 Joaneta, Picada Café RS);


Jazigo da Família Trocourt, onde está sepultado João Baptista Trocourt - Joaneta –Picada Café RS – Foto: Eurico Sander


7-Nicolau Trocourt (*08/01/1886 Joaneta, Picada Café RS/+Antes 1935 Joaneta, Picada Café RS);



8-Pedro José Trocourt (*19/03/1888 Joaneta, Picada Café RS/+05/12/1961 Joaneta, Picada Café RS), agricultor, casou-se com Fridolina Reisdörfer (*16/05/1893 Picada Holanda, Picada Café RS/+19/08/1970 Joaneta, Picada Café RS), filha de Peter Reisdörfer e Luisa Birk, na data de 16/06/1914, na Capela de Santa Joana em Joaneta, Picada Café RS. Ambos foram sepultados no Cemitério Católico de Joaneta. O casal teve oito filhos: 


Fridolina Reisdörfer
Pedro José Trocourt






















Túmulo do casal Pedro José Trocourt e Fridolina Reisdörfer – Joaneta, Picada Café RS – Foto: Lisete Göller

8-1-Alma Trocourt (*06/06/1916 Joaneta, Picada Café RS/+16/12/1903 Dois Irmãos RS) casou-se com José Wittmann (*23/05/1913 Picada Café RS/+17/09/1963 Hamburgo Velho, Novo Hamburgo RS), em 09/01/1937, em Joaneta RS;

8-2-Edy Francisca Trocourt (*21/08/1919 Joaneta, Picada Café RS/+27/05/1994 Novo Hamburgo RS) casou-se com João Bertholdo Utzig (*07/04/1921 Picada Café RS/+RS), em 30/01/1948, em Joaneta RS;

8-3-João Quirino Trocourt (*30/06/1921 Joaneta, Picada Café RS/+03/04/1990 Picada Café RS) casou-se com Sylvia Leonida Kuhn (*10/12/1926 Joaneta, Picada Café RS/+03/11/1996 Estância Velha RS), em 19/11/1949, em Joaneta RS;


Lápide do túmulo do casal João Quirino Trocourt e Sylvia Leonida Kuhn – Picada Café RS – Foto: Billion Graves


8-4-Nilo Trocourt (*19/05/1924 Joaneta, Picada Café RS/+Antes de 1970 RS) casou-se com Verônica Romilda Klaus (*15/10/1930 Dois Irmãos RS/+RS), em 16/04/1955, em Joaneta RS; 

8-5-Maria Heda Trocourt (*16/10/1926 Joaneta, Picada Café RS/+RS);

8-6-Normélio Trocourt (*17/08/1928 Joaneta, Picada Café RS/+RS); 

8-7-Maria Trocourt (*08/11/1931 Joaneta, Picada Café RS/+RS) casou-se com Otmar Seger (*19/06/1932 Joaneta, Picada Café RS/+RS), em 30/01/1954, em Picada Café RS; 

8-8-José Adriano Trocourt (*1937 Joaneta, Picada Café RS/+11/07/1977 Joaneta, Picada Café RS) casou-se com Iloiva Maria, em Picada Café RS.



9-Maria Verônica Trocourt (*08/07/1890 Joaneta, Picada Café RS/+16/10/1929 Joaneta, Picada Café RS), gêmea de Magdalena Trocourt, casou-se com o agricultor João Heckler (*30/04/1892 Joaneta, Picada Café RS/+21/10/1959 Gramado, RS), filho de João Pedro Heckler e Anna Maria Schmidt, na data de 01/07/1915, na Capela de Nossa Senhora da Visitação, em Picada Café RS. Ambos foram sepultados no Cemitério Católico de Joaneta. O casal teve sete filhos: 


Jazigo onde está sepultado o casal Maria Verônica Trocourt e João Heckler – Joaneta, Picada Café RS – Foto: Lisete Göller

9-1-Pedro Heckler Sobrinho (*03/07/1917 Joaneta, Picada Café RS/+RS) casou-se com Catharina Schabarum (*23/05/1915 Joaneta, Picada Café RS/+22/12/1995 Joaneta, Picada Café RS), em 15/03/1941, em Joaneta RS; 

9-2-Maria Ilma Heckler (*11/03/1919 Joaneta, Picada Café RS/+06/02/2006 Joaneta, Picada Café RS) casou-se com Antonio Utzig (*17/01/1915 Joaneta, Picada Café RS/+28/02/2001 Joaneta, Picada Café RS), em 21/06/1941, em Joaneta RS; 


Antonio Utzig
Maria Ilma Heckler





















9-3-Maria Annita Heckler (*11/06/1921 Joaneta, Picada Café RS/+14/09/1997 Lajeado RS), religiosa, adotou o nome de Irmã Helena; 

9-4-Affonso Heckler (*03/09/1922 Joaneta, Picada Café RS/+RS) casou-se com Hilda Wittmann (*09/03/1921 Joaneta, Picada Café RS/+RS), em 10/02/1945, em Joaneta RS; 

9-5-Edwino Heckler (*1925 Joaneta, Picada Café RS/+RS), religioso, adotou o nome de Irmão Affonso; 

9-6-Bruno Heckler (*1926 Joaneta, Picada Café RS/+RS), religioso, adotou o nome de Irmão Apolinário;

9-7-Cláudio Heckler (*04/07/1928 Joaneta, Picada Café RS/+18/06/2012 Novo Hamburgo RS) casou-se com Felmi Werna Matte (*RS/+RS), em 05/04/1961, em Novo Hamburgo RS.



10-Magdalena Trocourt (*08/07/1890 Joaneta, Picada Café RS/+23/09/1949 Joaneta, Picada Café RS, gêmea de Maria Verônica Trocourt, casou-se com o industrialista José Hoffmann (*14/04/1890 Joaneta, Picada Café RS/+23/09/1933 Joaneta, Picada Café RS), filho de Friedrich Hoffmann e Anna Weber, na data de 10/02/1912, no Cartório de Registro Civil de Ivoti RS. O casal foi sepultado no Cemitério Católico de Joaneta. Tiveram onze filhos: 

José Hoffmann
Magdalena Trocourt






















Túmulo de Magdalena Trocourt e José Hoffmann – Joaneta, Picada Café RS – Foto: Lisete Göller


10-1-Rosalina Hoffmann (*19/03/1912 Joaneta, Picada Café RS/+26/07/1996 Picada Café RS) casou-se com Nicolau Worst (*28/11/1905 Picada Café RS/+15/01/1979 Picada Café RS), em 14/06/1937, em Joaneta RS; 

10-2-Pedro Hoffmann (*17/03/1914 Joaneta, Picada Café RS/+RS); 

10-3-Lucilla Hoffmann (*20/08/1915 Joaneta, Picada Café RS/+RS) casou-se com Affonso Bohnenberger (*18/10/1914 RS/+RS), em 30/01/1937, em Joaneta RS; 

10-4-Ottilia Hoffmann (*07/07/1918 Joaneta, Picada Café RS/+Antes de 1949 RS); 

10-5-Melita Hoffmann (*15/07/1920 Joaneta, Picada Café RS/+30/06/1998 São Carlos SC) casou-se com Nicolau Fridolino Deimling (*26/06/1910 Morro Grande, Linha Nova RS/+18/11/1976 São Carlos SC), em 24/06/1944, em Joaneta RS; 

10-6-Benno Hoffmann (*20/05/1922 Joaneta, Picada Café RS/+06/03/1975 Joaneta, Picada Café RS) casou-se com Elisabetha Leonida Jung Federhen (*22/08/1927 Ivoti RS/+25/12/2010 Joaneta, Picada Café RS), em 12/06/1948, em Joaneta RS. Elisabetha Leonida é neta materna de Margarida Göller e bisneta do imigrante Johann Göller; 


Túmulo do casal Benno Hoffmann e Elisabetha Leonida Jung Federhen – Joaneta, Picada Café RS – Foto: Billion Graves

10-7-Gilda Hoffmann (*04/03/1925 Joaneta, Picada Café RS/+RS) casou-se com Pedro José Utzig (*11/08/1926 Joaneta, Picada Café RS/+RS), em 30/01/1948, em Joaneta RS; 

10-8-Sylvio Hoffmann (*10/06/1927 Joaneta, Picada Café RS/+RS) casou-se com Theresa Führ (*15/06/1930 Picada Café RS/+RS), em 07/01/1950, em Joaneta RS;

10-9-João Cláudio Hoffmann (*06/06/1929 Joaneta, Picada Café RS/+RS) casou-se com Doris Beata Wittmann (*24/03/1933 Joaneta, Picada Café RS/+RS), em 12/02/1955, em Joaneta RS; 

10-10-Natália Hoffmann (*09/03/1932 Joaneta, Picada Café RS/+RS); 

10-11-Benisia Hoffmann (*23/04/1934 Joaneta, Picada Café RS/+RS).



11-Elisabetha Trocourt (*16/07/1892 Joaneta, Picada Café RS/+07/09/1962 Joaneta, Picada Café RS), solteira, sem filhos, faleceu na casa do sobrinho Antonio Utzig. Foi sepultada no Cemitério Católico de Joaneta.


Lápide do túmulo de Elisabetha Trocourt – Joaneta, Picada Café RS – Foto: Billion Graves


12-Paulina Trocourt (*07/12/1894 Joaneta, Picada Café RS/+29/07/1967 Hamburgo Velho, Novo Hamburgo RS) casou-se no religioso na data de 08/02/1917, com o agricultor José Schmitd (*26/03/1890 Picada Holanda, Picada Café RS/+30/09/1972 Joaneta, Picada Café RS), filho de Jacob Schmidt e Elisabeth Hoffmann, na Capela de Nossa Senhora da Visitação em Picada Holanda. Ambos foram sepultados no Cemitério Católico de Joaneta. O casal teve seis filhos: 


Paulina Trocourt
José Schmidt






















Jazigo onde foram sepultados o casal Paulina Trocourt e José Schmidt, a filha Lucia Catharina Schmidt e o genro Nestor Aloys Mallmann

12-1-Maria Arminda Schmidt (*21/11/1918 Joaneta, Picada Café RS/+RS); 

12-2-Alfredo Schmidt (*07/01/1922 Joaneta, Picada Café RS/+RS) casou-se com Maria Alles (*26/04/1931 Santa Maria do Herval RS/+RS), em 14/06/1952, em Joaneta RS; 

12-3-Margarida Silvia Schmidt (*02/08/1926 Joaneta, Picada Café RS/+RS) casou-se com Léo Klauck (*02/08/1929 Picada Café RS/+RS), em 24/11/1951, em Joaneta RS; 

12-4-Walter Schmidt (*13/01/1929 Joaneta, Picada Café RS/+RS); 

12-5-Lucia Catharina Schmidt (*28/09/1930 Joaneta, Picada Café RS/+19/06/1999 Joaneta, Picada Café RS) casou-se com Nestor Aloys Mallmann (*04/02/1929 RS/+13/06/2011 Joaneta, Picada Café RS), em 28/04/1951, em Joaneta RS; 


Nestor Aloys Mallmann
Lucia Catharina Schmidt





















12-6-Maria Schmidt (*29/09/1933 Joaneta, Picada Café RS/+11/03/1981 Nova Petrópolis RS) casou-se com Quirino Alles (*24/09/1936 Santa Maria do Herval RS/+RS), em 1961, em Picada Café RS;



13-Maria Margarida Trocourt (*30/12/1897 Joaneta, Picada Café RS/+01/02/1929 Joaneta, Picada Café RS), solteira, seguiu como o pai, Anton Trocourt, a carreira do magistério. Foi Auxiliar de Ensino no Colégio Elementar de Santa Vitória do Palmar no final da década de 1910, e Professora Auxiliar no Grupo Escolar São João de Camaquã, no começo da década de 1920. Esta escola foi criada em 21/08/1919, no município de Camaquã, no Rio Grande do Sul. Quando da fundação do Grupo Escolar da Glória, em 01/02/1924, que depois passou a se chamar Colégio Elementar do Arraial da Glória, futuro Bairro Glória em Porto Alegre, Maria Margarida Trocourt foi nomeada professora titular desta escola, até a sua aposentadoria em 1926. Maria Margarida apresentava problemas de saúde, vindo a falecer aos 31 anos de idade por doença pulmonar. Foi sepultada no Cemitério de Joaneta, no jazigo onde se encontram os pais e os irmãos João Batista Trocourt e Pedro Trocourt.



Jazigo da Família Trocourt, onde está sepultada Maria Margarida Trocourt - Joaneta –Picada Café RS – Foto: Eurico Sander


Obituário de Margarida Trocourt





Fontes:

1-Genealogienetz, Liste der Auswanderer aus dem Saarland, Kreis Ottweiler, Gemeinde Hasborn-Dautweiler.
2-Picada Café, Hilda A. Hübner Flores e Moacyr Flores, Ed. Nova Dimensão, 1996. Prefeitura Municipal de Picada Café RS.
3-Deitando Raízes #19 (Crônica sobre a passagem dos maragatos em Picada Café) in Blog de Arthur Rambo, Junho/2016.
4-Bom Jardim – Ivoti: no palco da história, Roque Amadeu Kreutz (Organizador) – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
5-Processos Históricos e Educacionais da Escola Alemã da Colônia Rio-Grandense – SP (1924-1938) – Flávia R. Silva, Arilda I. M. Ribeiro, José L. Felix.
6-A Educação Alemã na Colônia Rio-Grandense: 1922-1938 (Maracaí-Cruzália-SP) – Flávia Renata da Silva.
7-Arquitetura Escolar e Patrimônio Histórico-Educativo: os edifícios para a escola primária pública no Rio Grande do Sul (1907-1928) – Tatiane de Freitas Ermel.
8-Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão.
9-Acervo Benno Lermen - Instituto Anchietano de Pesquisas/UNISINOS.
10-Livros Eclesiásticos da Cúria Metropolitana de Porto Alegre.
11-Livros dos Registros
Civis do Site do Familysearch.



Agradecimentos:

Alessandra Gusatto, Professora do Goethe Institute, tradutora dos obituários – Porto Alegre RS
Dieter Loyo, Genealogista – Rio de Janeiro
Eurico Sander, Genealogista – Santa Catarina
Flávia Renata da Silva – Mestre em Educação, da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - UNESP
Robert Behra, Genealogista - Rootsweb.com





6 comentários:

  1. Loisane Regina Ames Abelha27 de fevereiro de 2019 às 17:19

    Olá...meu avô é Antonio Utzig Sobrinho..neto de anton Trocourt
    Tenho informações para retificar e fotos. Como contactar você?

    ResponderExcluir
  2. Ola , minha avó foi Maria Heda Trocourt , neta de anton trocourt e katharina holz, filha de katharina trocourt e pedro utzig filho, falecida em 2016, fiquei muito feliz em ver esta pesquisa completa :) obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esqueci de mencionar acima, me chamo Sabrina Schneider instagram @saaaschneider

      Excluir
  3. me equivoquei com relacao ao nome de meus bisavós, maria heda trocourt era filha de José Trocourt e Fridolina Reisdoerfer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi que te enganaste. Tinha apenas o nascimento de Maria Heda 16/10/1926. Obrigada por prestigiar. Abraço.

      Excluir