Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

domingo, 4 de dezembro de 2016

Família Schmitz (Johann Peter) - Sacerdotes & Religiosos
















Dom João Cláudio Colling (*12/06/1913 Harmonia RS/+03/09/1992 Passo Fundo RS)


O 4º Arcebispo de Porto Alegre, Dom João Cláudio Colling, era filho de João Colling e Maria Hartmann, bisneto de João Hartmann II e Barbara Junges, trineto de Peter Hartmann e Elisabetha Schmitz e tetraneto do casal de imigrantes Johann Peter Schmitz e Elisabetha Dapper.

Conforme registrado na paróquia de Harmonia RS, Dom Cláudio Colling foi batizado no mesmo dia de seu nascimento, 24/06/1913, celebração esta efetuada pelo Padre Pedro Bremm, parente de sua família. Foram padrinhos o professor paroquial João Albino Rauber e Catharina Hartmann, esposa de Pedro Hartmann, pais de dois sacerdotes, Cônego José Leão e Padre Júlio. Aos dois anos, foi crismado, sendo padrinho o seu primo-irmão Francisco Theobald, e tendo como celebrante o Arcebispo Dom João Becker. 

Os seus estudos se iniciaram no ano de 1920, na escola paroquial próxima à sua casa, com o professor Jacob Matheus Wurth e, mais tarde, com Reinaldo Bohn. A primeira comunhão foi realizada em 08/04/1923, celebrada pelo Padre Pedro Drebel, quando já contava com 9 anos e meio de idade.  Em fins de fevereiro de 1925, ingressou no Seminário Menor de São Leopoldo, onde estudou durante seis anos. Mais tarde, estudou Teologia e Filosofia no Seminário Central em São Leopoldo.

A ordenação sacerdotal de João Cláudio Colling foi realizada em 10/08/1937, celebração efetuada pelo Arcebispo Dom João Becker, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, juntamente com os seus colegas Albino Kunratz e Jerônimo Braun. 

Na data de 15/08/1937, celebrou a primeira missa em sua terra natal, sendo padrinhos de primeira missa os seus tios José Colling, pai do Cônego Alberto, e Estanislau Hartmann, irmão de sua mãe. Durante 13 anos, exerceu diversos cargos, como o de Vigário da Paróquia do Menino Deus e o da Paróquia de São Geraldo, além de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Gloria.


Dom Cláudio Colling - Passo Fundo RS


Foi eleito Bispo titular de Corone e Auxiliar de Dom Antonio Reis, Bispo da Diocese de Santa Maria, sendo ordenado na Catedral Metropolitana de Porto Alegre pelo Cardeal Vicente Scherer em 19/01/1950. Assumindo as suas funções em Santa Maria, foi responsável pela organização da futura Diocese de Passo Fundo, resultante do desmembramento da Diocese daquela cidade. No dia 23/03/1951, foi nomeado o primeiro Bispo de Passo Fundo, dirigindo a Diocese pelo período de 30 anos.

No dia 29/08/1981, Dom Cláudio foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre pelo Papa João Paulo II, sucedendo o Cardeal Vicente Scherer em 06/12/1981. Até a sua renúncia, por motivos de saúde, a qual foi aceita pelo Papa em 17/07/1991, fez grandes realizações na Arquidiocese, como a finalização das obras da nova Catedral Metropolitana de Porto Alegre. 


Dom João Cláudio Colling com o Papa João Paulo II



Ao final de sua vida, dedicou-se ao Santuário Mãe de Deus, erigida no bairro Belém Velho na capital gaúcha, com o objetivo de evangelizar e santificar o povo cristão. Dom João Cláudio Colling faleceu em 03/09/1992, aos 79 anos de idade, no Hospital São Vicente de Paulo, na cidade de Passo Fundo no Rio Grande do Sul.


Fontes: Wikipedia; Harry Rodolfo Grochau, descendente da Família Hartmann.




Nenhum comentário:

Postar um comentário