Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sábado, 10 de dezembro de 2016

Família Göller - Sacerdotes & Religiosos
















Dom Osvino José Both (*26/04/1938 Três Arroios RS)


O Arcebispo Militar do Brasil, Dom Osvino José Both, atualmente aposentado, era filho de Emílio Rodolfo Both e Joana Maria Balensiefer, neto de Nicolau Both Sobrinho e Margarida Kochhan, bisneto de João Baptista Both e Maria Schmitz e trineto de Michael Both e Anna Elisabetha (Clara) Göller. Anna Elisabetha chegou ao Brasil com a mãe viúva e os irmãos, provenientes da cidade de Dörrebach, na Alemanha, no ano de 1847. 

Dom Osvino José Both iniciou seus estudos primários na Escola Nossa Senhora de Lourdes em Três Arroios. Aos 14 anos de idade, ingressou no Seminário de Tapera. Após, seguiu para o Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima na cidade de Erechim, onde completou o curso ginasial e o colegial. Neste período, dedicou-se a ensinar latim, matemática e português. Depois de realizar o vestibular de ingresso nos estudos de Filosofia no Seminário Maior de Viamão, no ano de 1963, foi enviado para a Alemanha, onde cursou Teologia na Universidade de Bonn, no Seminário Maior na Diocese de Essen e na Faculdade de Teologia da Universidade de Münster. Ao retornar, concluiu o curso de Filosofia na Faculdade de Passo Fundo.


Dom Osvino José Both

Foi ordenado sacerdote em 22/04/1967 em sua cidade natal, Três Arroios, e trabalhou como padre em Passo Fundo até 26/06/1990, quando foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre, pelo Papa João Paulo II. No dia 02/09/1990, foi nomeado bispo por Dom Cláudio Colling na catedral de Passo Fundo. Em 22/11/1995, foi nomeado bispo da Diocese de Novo Hamburgo.

Na data de 07/06/2006, foi nomeado Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, pelo Papa Bento XVI. O Ordinariado Militar do Brasil organiza e coordena os serviços de todas as capelanias militares católicas do Brasil, sendo uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, subordinada diretamente à Santa Sé, a qual participa do Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A sé episcopal está na Catedral Militar Nossa Senhora Rainha da Paz, na cidade de Brasília, no Distrito Federal. No dia 25/06/2011, Dom Osvino José Both foi nomeado membro do Conselho Fiscal da CNBB, pedindo sua aposentadoria por limite de idade na data de 06/08/2014, o qual foi aceito pelo Papa Francisco.


O Arcebispo Dom Osvino José Both na posse de seu sucessor, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, atual Arcebispo Militar do Brasil – Brasília, 07/10/2014

Fontes: Site Ouro Preto Online (Ouro Preto do Oeste – Roraima); Blog genealogicaboth; Wikipedia; Site Salvem a Liturgia



Nenhum comentário:

Postar um comentário