Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

terça-feira, 17 de março de 2015

Família Göller - Casas Antigas - Ramo Pedro Göller


RAMO PEDRO GÖLLER – FILHO DO IMIGRANTE JOHANN GÖLLER


Casa que pertenceu à Elisabetha Göller , filha de Pedro Göller, casada com Pedro Henrich, sendo utilizada como salão de baile - 1992, Walachei, Morro Reuter RS. Fonte: A História de Walachei de João Benno Wendling, com foto do acervo do autor


A casa foi construída em 1871 por Jacob Kappes em Walachei, à beira da estrada geral. Nela Kappes instalou uma casa de comércio e um açougue, além de um salão de baile. O imóvel foi comprado posteriormente por Karl Henrich, que ali abriu uma ferraria. O próximo proprietário foi o seu irmão Pedro Henrich, que era casado com Elisabetha Göller (*27/06/1888/+11/11/1925) em primeiras núpcias. No salão, além de bailes, havia teatro e festas, sendo alugado por solicitação das pessoas interessadas. Pedro Henrich alugou a casa à Prefeitura de São Leopoldo entre os anos de 1940 a 1947, período em que a casa abrigou uma escola estadual, funcionando nos últimos anos como a Escola Estadual Inácio Montanha. Por causa da irregularidade das aulas, Pedro resolveu suspender o aluguel. A casa foi totalmente demolida no ano de 2002, ao final de 131 anos de existência. 


Ao fundo, a casa de Luisa Göller e do esposo Adolfo Schallenberger, situada onde hoje se encontra a Praça da Emancipação na cidade de Ivoti RS - Anos 1950 - Fonte: Bom Jardim - Ivoti no Palco da História


A casa de Luisa Göller e Adolfo Schallenberger, residentes em Ivoti RS, situava-se onde hoje se encontra a Praça da Emancipação. Construída na técnica enxaimel, com paredes preenchidas por pedras grés, exibia a data do ano de 1848 gravada no umbral da porta principal. Conforme a escritora Herta Sporket Patro, no livro Bom Jardim – Ivoti no Palco da História, no passado a casa serviu, além de moradia, como venda, salão de baile, hotel e escola. Nos anos 1920, foi utilizada como hospital, durante uma epidemia de tifo, que assolou a cidade de Ivoti. O atendimento aos doentes chegou a ser prestado pela própria família dos proprietários. Em decorrência dos falecimentos havidos e em virtude desta e de outras doenças contagiosas, as crianças órfãos encontraram na casa um abrigo, sendo que sete deles foram adotados pela irmã de Luisa, Rosalina Göller, casado com Alberto Schallenberger, que não tiveram filhos naturais. O livro revela, ainda, que a casa serviu de escola pública municipal. Após sofrer dois incêndios, sendo que o último foi devastador, a casa de Luisa Göller foi demolida no ano de 2008. No local, hoje existem os sanitários públicos da Praça da Emancipação.


A Praça da Emancipação - Ivoti RS - Foto: Arquivo Pessoal


Nenhum comentário:

Postar um comentário