Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Família Schuster - Histórias




Solange Maria Hamester Johann, descendente da Família Schuster, recebeu no dia 16/07/2014 a Medalha da 53ª Legislatura, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, como destaque por seu trabalho como Coordenadora do Projeto Hunsrik, dentro das comemorações dos “190 Anos da Imigração Germânica”, na Sessão Especial da Câmara dos Deputados do Rio Grande do Sul.



Solange Maria Hamester Johann recebendo a Medalha da 53ª Legislatura


O Projeto visa resgatar e promover o idioma hunsrik falado entre os descendentes de alemães da região do Hunsrück. Embora os imigrantes tenham chegado há quase dois séculos no nosso país, até os dias de hoje o idioma é usado no meio familiar e dentro da comuniade em diversos Estados, como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Espírito Santo. Para que este idioma transmitido oralmente fosse sistematizado, foram desenvolvidas normas para a língua escrita, levando-se em consideração a fonética da língua portuguesa e as suas particularidades, sendo esta uma das maiores contribuições do Projeto Hunsrik à comunidade germânica de nosso Estado. 



Os nossos parabéns à Solange Hamester Johann!






Nenhum comentário:

Postar um comentário