Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Família Schuster - Lotes Coloniais


Fontes:
1-Mapas de Colônias Alemãs e Italianas no Rio Grande do Sul – Otávio Boni Licht e Colaboradores, Instituto de Informática da UFRGS.
2-Google Maps



IMIGRANTES FRANZ ANTON SCHUSTER E ANDREAS SCHUSTER

No recenseamento realizado entre os anos de 1847 e 1849, nas antigas colônias de São Leopoldo, constam os nomes das famílias dos irmãos Andreas e Franz Anton, que moravam ao sul da antiga Picada Dois Irmãos, numa localidade denominada Travessão. As duas famílias habitavam a colônia de nº 3 deste lugar. Franz Anton ocupava a metade do lote e Andreas residia na outra metade. A parte sul do lote situa-se na atualidade próxima ao norte de Kephas, um bairro de Novo Hamburgo RS.



A localização do Lote nº 3 do Travessão, que pertenceu aos irmãos Franz Anton e Andreas Schuster


Vista da parte norte do Lote nº 3


Vista da parte central do Lote nº 3


Vista da parte sul do Lote nº 3



IMIGRANTE MARIA ANNA SCHUSTER


No mesmo recenseamento (registros do nº 913 ao nº 918), consta que Maria Anna Schuster, casada com João Baltazar Severin (Sefferin), morava com sua família no chamado Campo Ocidental, que corresponde atualmente aos territórios dos municípios de Estância Velha e Portão. Obs.: nesta listagem do recenseamento não constam os números dos lotes em que os colonos residiam.



Representação da antiga colônia de Campo Ocidental



IMIGRANTE CATHARINA PHILIPPINA SCHUSTER


Catharina Philippina Schuster, casada com João José Fritsch, vivia com a família vivia em São José do Hortêncio, sendo possuidores da terça parte do Lote nº 5. Este lote tinha como área total 68,5 hectares. Os demais proprietários do lote eram Christiano e Conrado Lamb.



O antigo Lote Colonial nº 5 em São José do Hortêncio


Obs.: na realidade a frente do lote se alinha com a Av. Mathias Steffens, deslocando-se mais para a direita, enquanto que os fundos do lote se alinham com a via existente no mapa, deslocando-se da mesma forma no mesmo sentido.





Nenhum comentário:

Postar um comentário